17.2.13

Conhecendo: As Crônicas de Gelo e Fogo

Nada mais justo do que estrear meu blog falando sobre a série que, mesmo ainda inacabada, é uma das minhas preferidas de todos os tempos: As Crônicas de Gelo e Fogo.


A Song of Ice and Fire, nome oficial em inglês e que eu acho muito mais bonito do que “Crônicas...”, é uma história de fantasia épica escrita pelo deus das palavras George R. R. Martin.

O enredo trata de uma guerra civil dinástica entre várias casas a fim de conquistar o Trono de Ferro, símbolo do poder nos Sete Reinos. Em paralelo, desenvolve-se a história de assustadoras criaturas que caminham apesar de mortas, os White Walkers, ou Outros, na tradução brasileira.


Os personagens são dividos entre Casas que controlam determinado território e possuem seus próprios escudos e lemas. Há também a Patrulha da Noite, um grupo de homens que juram fidelidade à missão de proteger o extremo Norte dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, no continente de Essos, os personagens têm uma cultura própria, que difere da dos Sete Reinos, em sua maioria.

Um dos pontos mais interessantes de Crônicas é o fato de que cada capítulo é narrado sob o ponto de vista de um personagem diferente, o que nos possibilita ver todos os lados de uma mesma história para chegarmos às nossas próprias conclusões, sem sermos influenciados pelo ponto de vista do autor ou de um único personagem. Essa estrutura exorta o caráter realístico dos personagens, pois não há mocinho e bandido, todos são pessoas com parte de bondade e parte de maldade, passíveis de erros e acertos, como na vida real.

Até agora são 5 os livros publicados, com a promessa de Martin de chegar a 7, pelo menos. São eles, por ordem de publicação: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.


As Crônicas de Gelo e Fogo já foi traduzida para mais de 20 idiomas e têm mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro.

Desde abril de 2011 a HBO exibe a série Game of Thrones, inspirada nos livros de Martin. A terceira temporada tem estreia prevista para 31 de março de 2013, sendo uma das estreias mais aguardadas desse ano.



Tanto os livros quanto a série estão recomendadíssimos!

6 comentários:

  1. Estou começando a ler a série agora! Gostei muito desta sua postagem! ;)

    O blog é fantástico! Bjnhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol! Essa série é uma das minhas preferidas, junto com Harry Potter. Espero que vc goste tanto quanto eu!

      Excluir
  2. Como eu ainda não tinha visto esse post? Nossa, não acredito. Perfeito, Mi!
    Me deixou com inveja de quem já leu e com vontade de parar tudo e começar agora mesmo a leitura desses livros (nem que passe o resto da minha vida lendo, porque são enormes, né?)...
    Ontem quase que compro os cinco numa promoção do submarino, mas resolvi deixar ficar um pouco mais barato. E já to me arrependendo de ter deixado passar. :/
    É a vida, né? Gostei demais!!!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são enormes mesmo, mas é tão bom que a gente acaba lendo muito rápido, Neri!
      Eu demorei uns 2 meses pra ler todos, isso pq fiz hora no último pra não acabar! hehe

      Excluir
  3. Me tira uma dúvida: eu folhei as primeiras páginas do primeiro livro e pelo que você falou é narrado do ponto de vista de cada um. Mas é importante lembrar o nome de todos? Porque nossa, eu fui me perdendo de tanta gente hahaha.
    Me interessei porque dizem que lembra Senhor dos Aneis. Não sei se chegou a ler, mas se sim, é verdade?
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens mais importantes são muito citados, então vc acaba sabendo quem é quem. É um livro cheio de informações mesmo, mas vai indo você se acostuma e as coisas ficam mais claras! Não lembra muito O Senhor dos Anéis não... A única coisa que me lembrou é o fato de os dois serem fantasia épica. No livro de Tolkien, por exemplo, nós sabemos que o Aragorn é o bem lutando contra Sauron, que é o mal. Em Gelo e Fogo não tem muito isso de bom e mau não... Mas vale a pena! Se vc gostou de Senhor dos Anéis, vc vai gostar de Crônicas de Gelo e Fogo, mesmo não sendo tão parecido assim... :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...