23.3.13

Listas: bibliotecas incríveis - parte I

1. Real Gabinete Português De Leitura (Rio De Janeiro, Brasil)


Em que planeta eu vivo que ainda não conhecia esse paraíso do lado (ou quase) de casa? São cerca de 350 mil volumes, sendo que dentre eles encontram-se muitas obras raras. Agendando uma visita pra ontem!

2. Trinity College Library (Dublin, Irlanda)


A Trinity College Library é a maior das bibliotecas universitárias de Cambridge com um acervo de aproximadamente 300 mil volumes. A biblioteca serve aos (sortudos) membros do colégio.

3. Seattle Central Library (Seattle, Estados Unidos)


A Seattle Central Library é a biblioteca principal do Sistema de Bibliotecas Públicas de Seattle. Ela pode conter cerca de 1,45 milhões de livros e outros materiais! Além disso inclui mais de 400 computadores abertos ao público e possui estacionamento subterrâneo para 143 veículos.

4. George Peabody Library (Maryland, Estados Unidos)


A coleção da biblioteca abarca cerca de 300 mil volumes, e é particularmente forte em livros sobre religião, arte britânica, arquitetura, topografia, história americana, biografia, línguas romanas e história da ciência.

5. Melk Monastery Library (Melk, Áustria)


Ao todo são 12 salas que guardam cerca de 1888 manuscritos, 750 incunabula, 1700 livros do século XVI, 4500 do século XVII e 18000 do século XVIII. Juntando com os livros modernos, são cerca de 100.000 volumes. No salão principal estão aproximadamente 16000 livros.

6. Rijksmuseum Library (Amsterdam, Holanda)


A Rijksmuseum Library é parte do Museu Rijksmuseum, e atrai principalmente o público interessado em pesquisa sobre arte. 

7. Old British Reading Room (Londres, Inglaterra)


Essa biblioteca recebeu como estudiosos alguns dos maiores nomes da história: Karl Marx, Oscar Wilde, Mahatma Gandhi, Rudyard Kipling, George Orwell, George Bernard Shaw, Mark Twin, Lenin, Virginia Wolf, HG Wells entre outros. Tá bom pra você?

8. Library of Congress (Washington, Estados Unidos)


Essa é só a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros: mais de 144 milhões de itens, incluindo materiais disponíveis em 470 idiomas! É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos.

9. Abbey Library St. Gallen (Suíça)


É o acervo mais antigo da Suíça, tratando-se de uma das primeiras e mais importantes bibliotecas monásticas do mundo. Nela estão 2.100 manuscritos que datam de antes de 1500, além de velhos livros impressos. A biblioteca possui quase 160 mil volumes.

10. Herzog August Library (Wolfenbüttel, Alemanha)


A Biblioteca Herzog August também é conhecida como Biblioteca Augusta. É famosa internacionalmente graças à sua coleção da Idade Média e Idade Moderna.

6 comentários:

  1. Nossa ir a qualquer uma dessas seria maravilhoso! Mas na minha cidade só tem 1 (mísera) biblioteca e nem é tão legal assim.. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha tb só tem 1 mísera biblioteca... :/
      O jeito é visitar essas grandes qd for viajar, fazer o que né!

      Excluir
  2. Michelly, que loucura hein???
    Em São Paulo tem a Biblioteca Mario de Andrade, é bem perto de onde trabalho, mas você acredita que nunca fui lá!
    Agora com seu post, que fui perceber, eu ia muito em bibliotecas quando estava estudando, mas anos que não vou a nenhuma!!!
    Adorei!!!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar essa biblioteca em SP, não conheço ela não!

      Excluir
  3. Que post perfeito, eu adorei!
    Pensar que existe uma das bibliotecas mais lindas do mundo no Brasil e eu não conhecia. Acho que em questão de beleza, ela só perde para a biblioteca de Washington, que é simplesmente indescritível!
    Beijo, adorei o blog.

    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb gostei demais da de Dublin e da de Maryland!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...