31.3.13

Semana Especial Game of Thrones #7

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série bastante complexa e cheia de reviravoltas. Em meio a tantas mudanças, e a tantos personagens não é difícil que o leitor se sinta perdido em determinados momentos. Por isso a leitura de Crônicas deve ser feita com bastante atenção, pois Martin nos deixa pistas durante todos os volumes para que nós possamos ir desvendando os mistérios no decorrer da história.

Hoje vamos conhecer uma das teorias sobre a origem do bastardo mais amado dos Sete Reinos. Se você ainda não leu os 5 livros, esse post PODE conter spoilers!


Os pais de Jon Snow

Uma das teorias mais comentadas sobre Lord Snow é a de que ele seria filho de Rhaegar e Lyanna. Isso mesmo, Jon pode ser sobrinho, e não filho de Ned Stark!

A primeira pista de que esta teoria tem fundamento é o fato de que ter um filho fora do casamento não é muito a cara do Ned que a gente conhece, aquele que coloca a honra acima de qualquer coisa.

Partindo daí, devemos prestar atenção a alguns trechos dos livros, os quais dão a entender que o homem que Lyanna amava não era Robert, como ele mesmo pensava, mas sim Rhaegar:

"Robert nunca se limitará a uma cama", dissera-lhe Lyanna, em Winterfell, na noite, há muito tempo, em que seu pai prometera a mão da filha ao jovem Senhor de Ponta Tempestade. "Ouvi dizer que fez um filho em uma moça qualquer no Vale." Ned segurara o bebê nos braços; dificilmente poderia negá-lo, e tampouco mentiria à irmã, mas assegurara-lhe que o que Robert fizera antes da promessa não tinha importância, que era um homem bom e fiel, e que a amaria de todo o coração. Lyanna apenas sorrira. "O amor é doce, querido Ned, mas não pode mudar a natureza de um homem."

"Ned lembrava-se do momento em que todos os risos tinham morrido, quando o Príncipe Rhaegar Targaryen fez o cavalo passar por sua esposa, a princesa dorniana Elia Martell, e depositou a coroa da rainha da beleza no colo de Lyanna. Ainda conseguia vê-la: uma coroa de rosas de inverno, azuis como a geada."

Se Lyanna e Rhaegar se amavam ele não a sequestrou, como Robert afirmava, então ela teria ido com o Targaryen por vontade própria.


Aceitando o fato de que Rhaegar e Lyanna se amavam e fugiram juntos, vamos lembrar da promessa que Ned fez à irmã em seu leito de morte:

"Pensou nas promessas que fizera a Lyanna quando ela jazia, à morte, e no preço que pagara para cumpri-las."

Ned afirma que a promessa teria sido a de que ela seria enterrada na cripta dos Stark, em Winterfell. Porém, o trecho acima se refere a promessas, no plural.

Mesmo que uma das promessas tenha sido enterrá-la em Winterfell, fica claro que existiu uma outra muito mais séria do que a primeira, visto que ele afirmou ter pagado um preço alto para cumprí-la.

E qual preço seria mais alto para Ned do que abrir mão de sua honra, assumindo um adultério que não cometeu para salvar o filho de sua irmã? E digo salvar porque se Robert soubesse que Jon era filho de sua amada com Rhaegar teria matado a criança, como fez com os outros filhos do príncipe.

Existem outras passagens que nos fazem pensar que Jon não é filho de Lorde Stark:

"- Nunca me pergunte sobre Jon - ele dissera, frio como gelo. - É do meu sangue, e é tudo o que precisa saber."

"Ned pensou: Se chegasse a esse ponto, colocando a vida de uma criança que não conheço contra Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon, o que faria? Mais, que faria Catelyn, se fosse a vida de Jon."

Note que no primeiro trecho ele disse "meu sangue", não "meu filho". No segundo ele listou seus filhos mas não incluiu Jon.

"- O sono perturbado não lhe era estranho. Vivera suas mentiras durante catorze anos, e à noite ainda o assombravam."

Esse trecho diz respeito à Ned, e é dito claramente que ele mentiu por 14 anos, exatamente a idade de Jon Snow.
Por fim, vamos relembrar uma das visões de Daenerys na Casa dos Imortais:

"Uma flor azul cresceu de uma fenda em uma parede de gelo, e enchia o ar de doçura."

A flor azul pode fazer menção à coroa de rosas azuis que Lyanna ganhou de Rhaegar, além de que as tais rosas eram as preferidas da garota Stark. A parede de gelo pode ser entendida como a Muralha, que é onde Jon está.

O filho de Lyanna foi para a muralha onde cresceu, no sentido de amadurecer, e se tornou um homem da Patrulha da Noite.


Depois de tantas evidências fica difícil não acreditar nessa teoria, né?

6 comentários:

  1. Ah, Michelly sua má! Poxa vida, ainda não li os cinco livros e estou me mordendo pra ler este post, mas não posso porque contém spoilers! Por que você faz isso comigo? :c Hahahahaha.

    Beijo.

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse post até que nem tem taaantos spoilers assim, Gloria... Só se essa teoria ficar comprovada que esse post será um grande spoiler sobre a filiação do Jon, mas, por enquanto, são só especulações!

      Excluir
  2. Nossa muito louco essa teoria e se for verdade o Jon também tem direito ao trono, oh vida

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ele podia casar com a Arya e os dois assumir o trono ia ser muito louco hehe

      bjos

      Excluir
    2. Mas a Arya é a irmãzinha dele! kkkkk... Eu quero que ele fique com a Dany!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...