23.4.13

Listas: livros proibidos que você não pode deixar de ler

1. Série Harry Potter


Engana-se quem pensa que a afeição pelo mundo mágico de Rowling é unanimidade... A série que conta a história de Harry Potter foi censurada nos Emirados Árabes com a alegação de que os livros incentivam à bruxaria (oi?). No Brasil, a história dos alunos de Hogwarts foi alvo de protestos de líderes religiosos. Nos EUA, algumas escolas mais conservadoras baniram a leitura dos livros em seus domínios.

2. Saga Crepúsculo


A romântica história de amor entre a mortal Bella e o vampiro Edward está na quinta posição do relatório anual de livros proibidos nos EUA. A saga não escapou do julgamento de pais americanos mais tradicionais, os quais defendem que os livros causam desconforto por, supostamente, terem apelo sexual forte e por tratarem de assuntos sobrenaturais.

3. Trilogia Jogos Vorazes


Mais uma vez os pais bitolados tradicionais dos EUA entram em ação protestando, dessa vez, contra a trilogia de Suzanne Collins. Segundo eles a história é violenta, insensível e utiliza linguagem ofensiva.

4. As Vantagens de ser Invisível


As Vantagens de ser Invisível está há cinco anos consecutivos na lista de livros que foram banidos ou protestados em bibliotecas americanas. O 'pecado' da obra é tratar abertamente de sexualidade e drogas.

5. Alice no País das Maravilhas


Os personagens absurdos e adoráveis do autor britânico Lewis Carroll , que chegaram às prateleiras das livrarias em 1865, estão no imaginário das crianças de todo o mundo, com a possível exceção da China. É que lá do outro lado do mundo, o livro foi banido por - pasmem - dar aos animais as mesmas qualidades que os homens e colocá-los no mesmo nível.

6. A Revolução dos Bichos
O escritor britânico George Orwell mostrou a sua decepção com a antiga União Soviética de forma cômica neste livro, que se tornou um clássico. Na década de 60 a obra do autor foi banida das bibliotecas, depois voltou a ser alvo de protestos em 1980, sob a acusação de ser pró-comunista. Em 2002, o livro foi retirado das escolas dos Emirados Árabes (mais uma vez eles) sob a acusação de conter elementos que vão contra os valores islâmicos e árabes.

7. 1984


Mais uma vez ele! Assim que foi lançado, o romance mais famoso de George Orwell foi retirado das livrarias nos EUA por ser considerado pró-comunismo. O mais curioso é que na Rússia comunista o livro foi banido exatamente pelo oposto: foi considerado uma obra anti-regime vigente (o comunismo).

8. O Diário de Anne Frank


Mesmo sendo um dos livros mais sensíveis e que retrata de forma mais autêntica o sofrimento dos judeus perseguidos pelo Holocausto, teve quem implicasse com O Diário de Anne Frank. O título está entre os livros protestados nos EUA por tratar de temas como sexualidade e homossexualidade.

9. Admirável Mundo Novo


Nem os clássicos escaparam do crivo de alguns pais americanos. O livro foi banido de bibliotecas municipais dos EUA por 'dar a impressão de que o sexo promíscuo é legal'.

10. Lolita
Esse não poderia faltar, né? A história de um professor que se apaixona pela enteada de apenas 12 anos fez Lolita ser considerado, na época de seu lançamento, uma obra obscena em vários países, como a França, Inglaterra, Argentina e Nova Zelândia.

12 comentários:

  1. Oie :)

    Meu deus sinceramente isto é ridículo, acho que devemos censurar livros como cinquenta tons de cinza não HP , Twilight , Alice kkkkk ohh deus !!! é cada coisa né ? beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/2013/04/promocao-dia-do-livro.html ( Participa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem Cinquenta Tons deveria ser censurado! Eu sou a favor da liberdade, Gabriel! kkkkk

      Excluir
  2. Nossa, para mim todo mundo ama HP haha E sim, lolita lindo sempre polêmico!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha...Como dizem tudo que é proibido é melhor....
    Nossa mais HP eu choquei!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só falar que não pode que a gente quer, né?!

      Excluir
  4. Guria, como pode alguém banir essas obras? Sou tão apaixonada por elas que... ai! Ainda bem que no Brasil não se cogitam essas possibilidades, né?

    Beijocas!
    http://pilhadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, "As vantagens de ser invisível" e "Jogos Vorazes" são meus livros preferidos '-' Eu já tinha lido sobre isso, e acho meio nada a ver. É questão de maturidade mesmo pra ler.
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já pedi meu box de Jogos Vorazes e não vejo a hora dele chegar!

      Excluir
  6. Engraçado... eu não me surpreendi com HP na lista dos proibidos. Me lembro que quando eu comecei a ler a série, aos 11 anos, algumas pessoas me censuraram, dizendo que era coisa do demônio, ocultismo e que eu estava me contaminando com bruxaria.
    Já escutei cada história sem noção. Uma vez, na tentativa de me reprimirem e fazer eu parar de ler HP, me disseram que um menino matou a mãe por que o Harry apareceu pra ele e mandou ¬¬'
    Ainda bem que o Harry nunca mandou eu machucar ninguém da minha família. hahahaha

    http://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk! O Harry jamais faria uma coisa dessas! Vai ver quem apareceu pra essa pessoa foi o Voldemort!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...