19.4.13

Listas: meus livros preferidos (até o momento)

Como qualquer apaixonada por livros eu também tenho os meus queridinhos. Aqueles que são como filhos, que eu morro de ciúmes e não empresto de jeito nenhum!

Hoje resolvi mostrar para vocês quais são esses livros, portanto, aqui vai meu top 5 de livros preferidos até o momento! Espero que gostem!

TOP 5: Abusado - Caco Barcellos

Nesse livro Caco Barcellos nos mostra um retrato histórico da ocupação da favela Santa Marta pelo Comando Vermelho.
O que mais me chamou a atenção foi a forma com que foi narrada a implantação da disciplina imposta pelo CV, extremamente cruel e angustiante, ainda mais sabendo que o que estamos lendo não se trata de ficção, mas sim da realidade nua e crua.
Também foi interessante observar a forma humanizada que Caco descreve Juliano VP (codinome que o autor usa para se referir à Marcinho VP). Em certos momentos parece que ele está descrevendo um herói, e não um dos traficantes mais procurados do Rio de Janeiro.
Além de uma história extremamente interessante, essa obra nos faz refletir sobre os graves problemas da nossa sociedade, que é exatamente o que se espera de um bom livro: entretenimento e incentivo ao desenvolvimento do raciocínio crítico.
Nota 10 e recomendadíssimo!



TOP 4: Contos de Assombração - vários autores

Como já falei aqui, esse livro marcou a minha infância e, de tanto reler, ele acabou se tornando um dos meus preferidos.
Em suas 90 páginas reúnem-se 11 contos de terror oriundos dos países da América Latina. O Brasil está presente com Caipora, o Pai-do-Mato.
Apesar de já ter algum tempo que não o leio, me lembro perfeitamente da sensação de mistério provocada pelo livro, como se aqueles personagens estivessem a espreita do lado de fora da minha janela, prontos para atacar. Coisas que só a infância - e um bom livro - nos proporciona!
Com certeza vou guardar meu Contos de Assombração para meus filhos pois quero que eles aprendam cedo como é maravilhoso esse mundinho que nós, leitores vorazes, vivemos. E esse livro é perfeito para isso...





TOP 3: Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James

Calma! Não me apedrejem, eu tenho argumentos!
Eu sei que 50 Tons não é o livro mais bem escrito do mundo, nem o mais original, nem o mais inteligente... Mas é um dos mais divertidos!
Eu, pelo menos, dei altas gargalhadas durante a leitura e fiquei, sim, apaixonada pelo Sr. Grey.
Ah gente, vai dizer que você se depara com um personagem lindo, que te joga na parede e te tira o fôlego (usei essa expressão porque esse blog é de família) só de te encostar, e você não ia querer ser a Anastasia?!
Além do mais, tem gente que só leu 50 Tons na vida e critica como se fosse especializado em literatura... Lógico que tem pessoas que realmente não gostaram da trilogia, mas que tem uma porção de pseudo-intelectual por aí, isso tem!
E como eu não sou pseudo, nem intelectual, eu admito que gostei de ler a criação louca de E. L. James, afinal, nem só de livros cult ou de autores renomados se faz um leitor!



TOP 2: O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Eu gostei muito de O Senhor dos Anéis, lógico, mas de todas as obras de Tolkien, O Hobbit é a que ganhou um espaço maior do meu coração.
É que a saga de Bilbo em busca do tesouro dos anões foi feita para os filhos de Tolkien, portanto não tem a ambição de ser grande, e por isso ela se torna enorme!
Esse gênio da escrita conseguiu narrar uma longa viagem sem deixar que a narrativa caísse no tédio. A cada curva da estrada ele nos deixa ávidos para saber o que virá a seguir.
Talvez o fato de eu ter lido O Senhor dos Anéis antes tenha contribuído para todo esse encantamento, porque era muito bom ver os cenários da obra mais famosa do autor, só que por outros olhos. Foi como se eu estivesse matando a saudade de uma terra muito querida.
Com certeza O Hobbit é um dos responsáveis pela minha preferência por livros de fantasia, e Tolkien é meu príncipe, porque meu rei e minha rainha virão a seguir...



TOP 1: Harry Potter e As Crônicas de Gelo e Fogo

HP e Gelo e Fogo são coisas lindas de Deus! E eu não consigo escolher entre elas, eu amo as duas e pronto! São, indubitavelmente, minhas preferidas e eu acho muito difícil que algum dia outro livro tome o lugar delas.
Contudo, como eu estou falando de livros preferidos, escolhi os volumes de cada saga que mais gostei.

Harry Potter e O Cálice de Fogo - J. K. Rowling

Rowling é diva, musa e rainha! Ela conseguiu construir uma história complexa, divertida e apaixonante. É difícil encontrar alguém que já leu HP e não ficou viciado na série, porque tudo naqueles livros é incrível!
Escolhi O Cálice de Fogo porque foi o mais emocionante pra mim. O Torneio Tribruxo poderia ser oficializado como um torneio dos trouxas porque é muito legal e eu iria colocar meu nome no Cálice para participar, com certeza...
Nesse livro ainda tem a volta de Voldemort (eu uso o nome dele porque "o medo de um nome só faz aumentar o medo da própria coisa em si") e a morte prematura do Edward Cedrico, deixando o caminho livre pro Harry dar uns 'pega' na Cho.
Se existe alguém nesse mundo que ainda não leu HP, pelo amor de Deus, leia!
PS: Hogwarts, minha cartinha não chegou até hoje, favor verificar o motivo do atraso.

A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin

Agora é a vez de falar do divo, muso e rei: George Martin!
Até conhecer As Crônicas de Gelo e Fogo, HP reinava absoluto no meu coração, mas ele teve que aprender a dividir o trono com meu novo xodó...
Se eu pequei por gostar de 50 Tons, acabei de ser perdoada, porque ninguém, e eu repito, ninguém, escreve como Martin. Todos os livros são uma aula de como arquitetar uma trama.
Escolhi Tormenta porque nesse volume Martin esfrega na cara da sociedade que quem manda é ele, e ele mata quem ele quiser, aleija quem ele quiser e traumatiza quem ele quiser quem quiser se aventurar lá pros lados de Westeros.
Eu demorei uns 2 meses para ler os 5 livros publicados (ah gente, eu não sou mole, os livros é que são enormes!) e desde então não saí dos Sete Reinos (se Hogwarts não me chamar logo, tô pensando em me mudar pra Winterfell)!
Nesse livro você não tem tempo de respirar. As tão faladas reviravoltas dessa série vem como uma tsunami, e se você não estiver preparado corre o risco de ficar perdido em meio a tanta informação. Foi aqui também que eu me apaixonei por Jaime e fiquei em dúvida se quero ser uma Snow ou uma Lannister (mentira tá Jon, eu não te troco por personagem nenhum)...
Agora sou obrigada a repetir o que já disse ali na parte de HP, quem ainda não leu As Crõnicas de Gelo e Fogo, pelo amor de Deus, leia!

8 comentários:

  1. Oi Mich :)

    Nossa eu adorei sua listinha viu e eu não li HP, kkkkkk pois é me mate mas vou ler em breve prometo, beijos !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim Gabriel! Leia, por favor! Vc está perdendo a oitava maravilha do mundo!

      Excluir
  2. Oi, Michelly! Fiquei muito curiosa em relação ao "Abusado - Caco Barcellos", é bem como eu gosto e eu nunca tinha visto esse livro. Achei a resenha bem interessante.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vc vai gostar, Neri! Outro nesse estilo que tb é mt bom é Falcão - Mulheres e o Tráfico. Se vc ainda não leu esse, fica a dica!

      Excluir
  3. Ai... eu não gostei nenhum pouco de 50 tons de cinza, achei muito clichê, mal escrito e o enredo não é bem desenvolvido, tudo bem que a autora se espelhou (e muito) em Crepúsculo, mas a mídia fez tantas propagandas sobre esse livro que pensei que ele seria top, acabei me decepcionando, e muito...:/

    Beijokas da Mylloka :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li quando ainda nem se falava dele, Mylla, talvez por isso não me decepcionei, já que eu não esperava nd msm! hehe... Aí achei divertido :)

      Excluir
  4. Já li alguns livros de Harry Potter e amei! Mas eu ainda não li O Cálice de Fogo, mimimimimi. Esses dias fui na casa de uma amiga e como uma boa bookaholic já fui fuçar os livros dela e achei esse livro, ela disse que vai me emprestar hehe. (;
    Quanto As Crônicas de Gelo e Fogo, não acho nada mole ler os cinco livros em dois meses. Tem um monte de gente que leva meses pra ler um único livro da série! Todo mundo fala tanto de A Tormenta de Espadas, estou louca pra chegar lá.
    Só li um pouquinho, bem pouco mesmo, de Cinquenta Tons Mais Escuros e, gente, me corrige se eu estiver errada, mas a Anastasia me pareceu TÃO sonsa hahahahaha.
    Quero ler O Hobbit e O Senhor dos Anéis, na verdade, já comecei ler A Sociedade do Anel, mas parei lá pela página cento e pouco porque era da biblioteca da escola, e estava no final do ano. :( Não deu tempo de terminar.

    Bom, desculpe o comentário IMENSO, e antes que eu me esqueça preciso dizer que estou in love com o seu blog, amo seus posts. <3

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o comentário imenso, não precisa se desculpar! kkkkkkkk

      1º Vc vai amar O Cálice de Fogo e A Tormenta de Espadas!
      2º A Anastasia é muito sonsa mesmo...
      3º Vc tb vai amar O Hobbit e O Senhor dos Anéis!

      E por último, mas não menos importante: OBRIGADA pelo elogio ao blog!!!
      Vc é muito fofa, Gloria! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...