2.6.13

Resenha: O Ladrão de Raios


O Ladrão de Raios - Rick Riordan
400 páginas


"Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.
Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal."


Tenho que confessar pra vocês: eu, que tanto falo que não assisto ao filme antes de ler o livro, cometi esse erro terrível com O Ladrão de Raios. Pois é, eu pequei. Mas já paguei por isso, porque ler sabendo o que iria acontecer tirou toda a graça da história.
De qualquer forma, super aprovei o estilo do texto construído por Rick Riordan, que nos apresenta uma narrativa leve e bem humorada.

A história começa nos apresentando Percy Jackson, um garoto de 12 anos, disléxico e com déficit de atenção.
Durante uma excursão escolar coisas estranhas acontecem e ele acaba descobrindo que é um meio-sangue, ou seja, ele é filho de uma mortal com um dos deuses do Olimpo. Mas não é qualquer deus, é um dos Três Grandes.
Depois de alguns acontecimentos, como ir parar no Acampamento Meio-Sangue, nosso herói recebe como sua primeira missão resgatar o raio-mestre de Zeus. Para isso ele conta com a ajuda de Annabeth, filha de Atena, e de Grover, um sátiro que até outro dia Percy acreditava ser um adolescente normal.
No caminho eles são perseguidos por monstros e precisam escapar de várias armadilhas.
Mas será que as informações que o grupo recebeu são mesmo verdadeiras? Será que o ladrão de raios é quem eles pensam?
O final é cheio de surpresas que para mim não foram surpresas por causa do bendito filme, como um livro de aventura fantástica tem que ser.

Agora eu peço licença para fazer algumas observações, e espero que os fãs da série entendam que não estou falando mal, só preciso ser sincera quanto às impressões que tive...

Eu achei que Riordan meio que se inspirou bastante em Harry Potter (vixi, agora acordei o titã!).
Pensa comigo: Harry tem Hogwarts; Percy tem o Acampamento Meio-Sangue. Harry fica em Hogwarts durante o ano letivo e vai pra casa nas férias; Percy fica em casa durante o ano letivo e vai para o Acampamento nas férias. Harry tem dois amigos, Rony (o desajeitado) e Hermione (a nerd); Percy tem dois amigos, Grover (o desajeitado) e Annabeth (a nerd).
Muitas coincidências, né...
Contudo, isso não tira o mérito da saga do semideus, de forma alguma. Apesar de o autor ter, claramente, pra mim, pegado carona no sucesso de Rowling (me preparando para ser apedrejada em 3, 2...), O Ladrão de Raios tem enredo próprio, uma ótima narrativa e um trabalho de pesquisa impecável sobre a mitologia grega.

Acredito que eu teria gostado mais do livro se não tivesse visto o filme primeiro, mas foi bom o suficiente para me fazer querer ler O Mar de Monstros, o que significa que ainda há esperança de que minha relação com a saga Percy Jackson tome rumos melhores.

20 comentários:

  1. Eu vejo algumas pessoas fazendo as mesmas comparações que você sobre as duas séries. Eu acho que as semelhanças são beeem sutis mesmo, são histórias bem diferentes e acho que você vai perceber isso quando ler os próximos volumes.
    Sou apaixonada pelas duas sagas!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias realmente são mt diferentes, Bianca! E eu não acho que seja ruim ter coincidências com HP não! O que é bom tem que servir de inspiração pros outros mesmo! :)

      Excluir
  2. Oi, Mi!
    Essa série é a próxima que vou começar a ler, apesar de ter alguns livros únicos na frente... Gostei da sua resenha e da sua sinceridade, ainda não vi o filme, então tudo vai ser novidade pra mim. Mas vou ler tentando achar as semelhanças entre o Percy e HP. Hehehehe!!!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nem vai precisar fazer muita força pra achar as semelhanças não, Neri! kkkkkkkkk... Até agora já li os 3 primeiros livros de Percy, e estou gostando bem mais de acordo com a evolução da série...

      Excluir
  3. Realmente existem muitas "coincidências" entre Percy Jackson e Harry Potter, mas mesmo assim eu adorei a série. Já li todos os livros e agora estou lendo a outra série do Rick Riordan, Os Heróis do Olimpo e estou gostando também. Eu amo mitologia e o Rick conseguiu fazer uma ponte com os dias atuais que ficou incrível!

    http://livroscontosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Eu conheço essa série, mas a outra de Rick que quero muito ler é As Crônicas dos Kane... Acho a mitologia egípcia a mais interessante de todas!

      Excluir
  4. Oi, tudo bom? Espero que sim.
    Primeiro devo dizer que adorei seu blog, sério. Muito legal mesmo. É sempre bom conhecer blogueiros e ler coisas tão legais. Continue assim, ok? Estou seguindo e sempre que der passarei por aqui. Gostei mesmo!

    Sobre o post, só tenho uma coisa pra falar: Muito bom. Eu sou muito fã dos livros do Rick. Já li quase todos e posso te dizer que Ladrão de Raios é um dos que menos gosto. Entretanto, as continuações da série são de tirar o fôlego. Gosto mesmo :)

    Ah, também tenho um blog literário. Passa por lá depois. Quem sabe você não gosta do meu espaço? Ficaria agradecido, é claro!

    Um abração,

    Igor Gouveia.
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Igor! :) Eu já li os 3 primeiros volumes de Percy e até agora o que eu mais gostei foi do 3º. Parece que a cada livro vai ficando melhor mesmo!
      Tô indo lá conhecer seu blog agora mesmo, viu?!

      Excluir
  5. Ei Mi, gostei da resenha.
    Concordo com você, mas acaba que muitos livros de fantasia seguem o ciclo do herói.
    Mesmo sabendo o que ia acontecer por conta do filme, você não ficou surpresa
    com vários fatores que foram excluídos da adaptação, assim como mudanças bem drásticas?
    Ex:

    1- Percy não luta com uma hidra;
    2- Ares não é nem mencionado no filme;
    3- Persefone não está na história e no filme ela aparece;
    4- O grover do filme e o grover do livro para mim são personagens completamente diferentes.

    Entre vários outros fatos.

    No mais, ótimo post :D
    E tudo hoje em dia tem semelhança com algo do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabs! Pra falar a verdade, eu gostei mais do filme do que do livro, pela primeira vez na vida!
      Tem mta coisa diferente mesmo, mas qd eu digo que não me surpreendi é pq, apesar das mudanças, eu sabia onde td ia dar. Por exemplo, eu sabia que o Luke era o traidor, o que teria sido bem legal se eu descobrisse lendo, entendeu?! :)

      Excluir
  6. Oie Mi!
    Parece que você conseguiu cumprir nossa meta de ler a coleção Percy Jackson antes que eu! Ainda nem juntei um dinheirinho para comprar o box! Mas, enquanto não leio, me contento com resenhas, e essa sua foi ótima!
    Acho que vou gostar de Percy Jackson já que eu amo Harry Potter, e pelo o que você disse, as semelhanças são bem visíveis, mas um detalhe que acho que irá contribuir é que não vi nenhum filme da série!
    Bem, de qualquer modo parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Isabella
    lendoumsonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô quase lá, Bell! Tô no 4º livro já!
      Eu acabei descolando um PAItrocínio pra comprar os livros! hehe

      Excluir
  7. Oi Mi, tudo bem, flor?

    sabe que eu to doida pra ler essa saga, mas ainda não consegui comprar. Na verdade, acho que a saga tem tanto livro que eu até me perco huahuahuahuahua mas meu interesse persiste e espero voltar alguma promoção do submarino pra poder comprar logo tudo de uma vez.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kel! Tudo bem sim, e com vc?
      A saga do Percy mesmo tem 5 livros, mas o autor aproveitou o sucesso e fez um spin-off (Os Heróis do Olimpo), que tem 4 livros por enquanto (contando com The House of Hades), mas a previsão é que tenha 5.
      Eu ainda não li Os Heróis do Olimpo, mas acho que a história deles não é uma continuação de Percy Jackson e os Olimpianos, não...

      Excluir
  8. Me sinto envergonhado por ainda não ter lido esse livro :\
    Bjs.
    Se você me seguir no meu, avisa por comentário para que eu te siga de volta.
    http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sinta, Érick! Eu tb demorei mt a ler, mas sempre há tempo! :)

      Excluir
  9. Eu li a série somente esse ano Michelly :) Ler o Ladrão de Raios me fez sentir muita raiva da adaptação tosca que fizeram. Mudaram coisas demais, até mesmo a personalidade do Grover! Sinceramente, já que virei semideusa (risos), tenho medo da adaptação de Mar dos Monstros (pelo menos Annabeth está loira dessa vez). E, cara, fiquei pensando a mesma coisa que você quanto a semelhança com HP, principalmente a do amigos atrapalhado e da amiga Nerd. hahahahaha
    Adorei o posto flor!
    PS: Te indiquei em uma tag lá no blog :)
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/2013/06/selinho-liebster-awars.html
    Beeijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, vc acredita que eu gostei mais do filme do que do livro?!
      Obrigada pela tag! :)

      Excluir
  10. Sim, tem semelhanças com HP, não tem como negar.
    E tbm nunca é bom ver o filme antes de ler o livro. e nesse caso, do Percy, é ainda pior,
    pois o filme foi um fiasco, sou mil vezes o livro.

    http://www.lostgirlygirl.com
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que sou a única pessoa que gostei mais do filme...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...