28.7.13

Resenha: A Batalha do Labirinto


A Batalha do Labirinto - Rick Riordan
367 páginas


"- Enquanto velejava, avançando no lago, eu me dei conta de que as Parcas eram mesmo cruéis. Elas enviavam para Calipso alguém que ela não conseguiria deixar de amar. Mas era uma via de mão dupla. Pelo restante da vida eu pensaria em Calipso. Ela seria sempre meu maior 'e se'..."


Depois de ter me surpreendido positivamente com A Maldição do Titã, nutri altas expectativas com relação ao quarto livro da saga Percy Jackson, mas, infelizmente, essas expectativas foram frustradas.
Não sei se sou eu que tenho essa impressão, mas acho que um enredo ambientado em um labirinto teria várias possibilidades de surpreender, porém Rick Riordan optou pelo caminho mais fácil. Uma pena...

Dessa vez a missão foi delegada à Annabeth, e ela escolheu Percy, Grover e Tyson para ajudá-la. Eles teriam que entrar no Labirinto de Dédalo e encontrar uma forma de impedir a passagem do exército de Cronos, que quer invadir o Acampamento Meio-Sangue e exterminar o maior número de semideuses possível.

Nesse volume Percy também reencontra Rachel, a mortal que o ajudou durante sua aventura para resgatar Ártemis e Annabeth. Ela, inclusive, é essencial para a missão do labirinto em um determinado momento.
Antes de partir, o grupo é avisado dos perigos que sua jornada guarda, inclusive sobre a dificuldade de encontrar o caminho de volta. Aí eu pensei: agora o bicho vai pegar!

Ah, vai...

Acontece que eles entram e saem de lá toda hora e com muita facilidade. Além do mais, os desafios que enfrentam durante a missão são, em sua maioria, fora do labirinto!
Com isso Rick jogou fora uma chance de ouro para fazer o livro mais espantoso da série.

Para não dizer que só reclamei, algumas coisas me agradaram muito nessa história...
Vocês repararam que a capa do livro mostra Percy em frente ao caixão que ele viu no Princesa Andrômeda? Pois a revelação sobre quem está dentro dele foi beeem legal!
Também gosto do rumo que a amizade de Percy e Annabeth está tomando. O ciúme que um sente do outro é muito fofo e eu gostaria que essas cenas tivessem sido mais exploradas. De qualquer forma, isso é mais um ponto positivo.
E Calipso ganhou meu coração. Só não torci para que Percy ficasse em sua ilha porque também gosto muito de Annabeth e ela viu ele primeiro!

A Batalha do Labirinto é o livro de Percy Jackson que menos gostei até agora.
Algo que percebi durante a leitura da série, até esse quarto volume, é que, apesar de o autor prometer demais no começo dos livros, a solução dos conflitos sempre é muito mais fácil do que nós somos levados a imaginar que seria.
É uma pena, mas isso faz com que eu fique com medinho de ler o final da saga...

14 comentários:

  1. Mesmo não sendo o melhor livro da série, fiquei ainda com mais vontade de ler Percy Jackson! Ainda ontem assisti o filme, e quase chorei (tá, nem tanto) ao lembrar que eu ainda não tinha lido nada da série...
    Mas os preços tão nas alturas... Fico revoltado com esse mercado editorial. Depois reclama que brasileiro não gosta de ler. Também, temos os livros mais caros do mundo!
    Simplesmente amei a resenha, parabéns!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços estão altos mesmo, Diego... Nós, que gostamos de ler, precisamos rebolar pra comprar tudo que queremos!

      Excluir
  2. Oi Michelly ;)

    Todos dizem isso desse livro e de outros da série, que na hora de resolver o grande problema a coisa toda não é tão difícil então... estou com medo de ler, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série não é ruim não, Gabriel, mas tb não é aquilo tudo que o povo fala... De qualquer forma, vale a pena ler sim! :)

      Excluir
  3. eu só li o 1 livro dessa série, tenho mais dois volumes e pretendo ler logo pra comprar o restante. :D eu adorei a história de Percy ^^

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Michelly! Ainda não li nada dessa série, assisti apenas o primeiro filme que mesmo todos dizendo que foi muito diferente do livro eu gostei bastante. Minha mulher que tá lendo atualmente e está gostando muito, já fez resenha dos dois primeiros lá no nosso blog. Agora ela tá no três e continua gostando muito. Apesar de não ter sido seu preferido da série a sua resenha ficou muito boa, bem explicativa.

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem diferente mesmo, Jean, mas sabe que eu prefiro ele ao livro?! Acho que sou a única! hehe... Vou lá no blog de vocês ler a resenha dela. Obrigada pelo elogio! :)

      Excluir
  5. Nossa, esse livro deve ser muito bom. Eu já li O ladrão de raios que é do mesmo autor, e o livro é muito bom.
    Esse também deve ser ótimo..
    Adorei o seu blog, tem dicas ótimas, estou te seguindo da uma olhadinha no meu blog e se gostar segue também.
    Beijinhos

    http://minhasreallidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirella! Vou lá conhecer seu blog agora mesmo!

      Excluir
  6. Eu me animo e me desanimo ao mesmo tempo para lê-los, Mi. :) A nossa opinião é muito parecida, e eu já vou saber que vai ter livros que vou gostar e outros que não, e a série tem cinco livros, né? Acaba que eu também fico com preguiça de começar. Mais eu preciso tentar...
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler, Neri. Só acho que você não deve nutrir altas expectativas porque é uma série mais infantil do que eu imaginava...

      Excluir
  7. Ei Miii :)
    Gostei da sua resenha :)
    Ah, Percy não é aquela coisa divina, mas é legal e bom para distrair xD
    O último livro foi meu favorito :)
    Calipso (L) como não ama-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb amei a Calipso! O último tb foi meu preferido, biel!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...