7.7.13

Resenha: A Maldição do Titã


A Maldição do Titã - Rick Riordan
336 páginas


“- Uau - murmurou Thalia. - Apolo dá até calor.
- Ele é o deus do sol - afirmei.
- Não é disso que estou falando.”


A Maldição do Titã é o terceiro, e até agora melhor, livro da série Percy Jackson e os Olimpianos.

No final de O Mar de Monstros, vimos que o Velocino de Ouro restaurou muito mais do que as defesas do Acampamento Meio-Sangue, ele também trouxe de volta Thalia, a filha de Zeus.
E agora ela , Percy, Annabeth e Grover são uma equipe!

A história começa quando os três semideuses estão indo atender a um chamado de Grover na escola militar Westover Hall a fim de resgatar dois meios-sangues, Bianca e Nico. Porém eles encontram uma ameaça a seus planos que atende pelo nome de Dr. Espinheiro.
Apesar de conseguir manter os recém descobertos semideuses a salvo, graças a ajuda das caçadoras de Ártemis, Percy vê um de seus amigos desaparecer.

De volta ao Acampamento eles descobrem que a deusa da caça foi capturada, colocando o Olimpo em risco.
É então que uma equipe de 5 pessoas, acatando uma profecia do Oráculo, é selecionada para ir em busca de Ártemis. Porém, Percy não consegue ser escolhido como um dos integrantes do grupo.
E você achou que ele realmente não iria?
Movido pelo interesse em resgatar uma certa pessoa aí, ele descumpre, mais uma vez, as ordens que lhe foram dadas, e vai atrás da equipe.

Até aqui o livro já se mostra melhor do que seus antecessores.
É muito bom conhecer Thalia mais profundamente, mas a personagem mais interessante que é introduzida na história, com certeza é Zoe Doce-Amarga. Ela tem um vocabulário antigo, é uma verdadeira guerreira e guarda algumas surpresinhas... Em certos momentos é adorável, em outros é extremamente irritante.

Pois bem, como era de se esperar, Percy e cia se envolvem em alguns problemas, como o ataque de caveiras imortais, por exemplo. Mas eles também recebem ajudas inesperadas nesse caminho.

Fiquei surpresa ao perceber como a narrativa de Riordan amadureceu no decorrer dos livros. Ele conserva o tom irônico dos primeiros dois volumes, mas as situações descritas estão bem menos infantis e melhores trabalhadas.
Embora estejam mais disfarçadas, as semelhanças com Harry Potter persistem, mas não é nada que desabone a obra.

O desfecho da história é inteligente e surpreende quando revela a origem de um dos personagens.
Como acontece durante toda a série, a leitura desse livro nos dá uma aula de mitologia grega. Aliás, se não fosse God of War e Percy Jackson, eu não saberia nem quem é Zeus! Pois é, gente, eu não sou muito ligada em mitologia, podem me julgar...

Parece que Percy Jackson está começando a me conquistar... Finalmente, né?!

12 comentários:

  1. Nossa hoje eu terminei o segundo livro, não vejo a hora de começar o terceiro. hahaha! Já até tenho ele aqui em casa.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já terminei a série, mas deixei pra postar as resenhas aos poucos... Depois vou lá no seu blog ver sua opinião sobre os que vc leu até agora! :)

      Excluir
  2. Oi, Mi! :)
    Queria ter começado a ler meus livros do PJ esse mês, mas não deu, passei alguns livros na frente dele.
    Mas acho que no próximo mês vou começar. :D
    Sua resenha me deixou bem mais ansiosa, pra variar, né?
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final das contas não achei essa coisa toda que o povo fala não, Neri... O último é o melhor de todos, mais pra frente vou postar a resenha dele tb...

      Excluir
  3. Oi Mi.
    Olha o Percy ai de novo. Minha nossa, eu sou muito ruim em acompanhar sagas. Mas esta ai uma que eu quero desesperadamente. Porque todo mundo fala super bem né, e eu fico louca de curiosidade. Mas tenho que fazer uma lista de prioridades literárias.
    Muito boa a resenha. Assumo que li por partes, para se futuramente for ler os livros não saber demais. :D
    Beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jé! Eu tento não dar spoilers, mas no caso de séries é difícil porque sempre sai alguma coisa do livro anterior, né... Eu não achei a série espetacular não, mas é um bom entretenimento!

      Excluir
  4. Sem dúvidas esse é o melhor livro da série mesmo. Sou apaixonado por ele e amei cada página e morro de saudades dele. Esse mês comprei meu box de PJO e não vejo a hora de voltar e ler tudo de novo <3

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse o o último são meus preferidos, Matheus!

      Excluir
  5. Que bom que você está gostando Miiii :D
    A Série só melhora... quando você chegar na 2º Herois do Olimpo vai ficar apaixonada xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já acabei, Biel, só que tô postando as resenhas aos poucos. Me decepcionei com a série, sabia... Nem sei se vou ler Heróis do Olimpo... :/

      Excluir
  6. Oi linda!

    Desculpa sumir viu, tava estudando que nem louca pra um vestibular, quase nao entrei na net nas ultimas duas semanas! Inclusive sao tantos blogs e tantos posts e que nao vou nem conseguir ver todos os que eu perdi, mas to dando uma olhada nos ultimos e prometo nao sumir de novo ok?

    Quanto ao livro... Ah, é o titio Rick, como nao amar? Haha. Ao contrario de voce, eu me apaixonei desde o primero. Mas eu tambem era mais nova quando li ne, acho que tinha la meus 14 anos... E nessa idade a historia é mais pra gente ne, eu me empolguei muito! Haha pra mim o terceiro so nao supera o ultimo! Maravilhoso! Zoe <3 sdds tenho que reler esse livro!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Amanda, acho que se eu tivesse sido quando era mais nova, teria tido outra impressão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...