8.7.13

Semana Especial Contos de Fadas #1

Vocês se lembram da 1ª semana especial aqui do blog? Foi sobre uma das maiores obras de literatura fantástica do mundo, a qual, inclusive, eu quase não falo: As Crônicas de Gelo e Fogo.

Como isso já faz algum tempo, fiquei procurando um tema bacana para fazer uma outra semana especial.

Pensei: eu adoro desenho animado, vivo brincando de lutinha com meu namorado, ainda espero minha carta de Hogwarts, enfim, sou uma eterna criança. E o que melhor para celebrar esse meu espírito jovem até demais do que falar sobre contos de fadas?!

Sendo assim, começa agora a Semana Especial Contos de Fadas!


Contos de fadas são narrativas curtas cuja história se reproduz a partir de um tema principal, transmitindo conhecimento e valores culturais de geração para geração. Neles, o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.

Caracteristicamente os contos envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas, como, por exemplo, em Rapunzel, Branca de Neve e A Bela e a Fera.

Entre os grandes autores, além do irmãos Grimm, encontram-se o francês Charles Perrault, que deu vida à Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida, Pequeno Polegar e Gato de Botas; Andersen, que nos presenteou com a história do Patinho Feio; Gabrielle-Suzanne Barbot, a Dama de Villeneuvee com a Bela e a Fera; e Charles Dickens, com o Conto de Natal e a história de Oliver Twist. No Brasil, a maior conquista foi Monteiro Lobato, cuja a obra ainda hoje serve de base à iniciação literária de muitas crianças.

23 comentários:

  1. Acho super fofo conto de fadas, eles são clássicos s2
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São fofos mesmo, Lu! Essa semana vai combinar com o nome do seu blog, né?! :)

      Excluir
  2. Demais essa imagem kkkkkk
    Quando pequena tinha um livro que continha todos os contos de fadas e mais algumas historias infantis! Foi o que me incentivou a gostar de ler!

    Adorei o post Mi!
    bloglostinwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha os contos tb, mas era um monte de livrinhos separados, que meu pai lia pra eu dormir!

      Excluir
  3. Opa! Vou me divertir com essa semana de Conto de Fadas!

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Michelly!!

    Vim conhecer seu blog, e adorei seu poste de Contos de Fadas, também sou uma eterna criança, tenho uma queda terrível por esse tema e também por literatura infanto-juvenil,não consigo resistir!!
    Caso queira conhecer meu blog deixo aqui meu link!!
    Te seguindo!!
    Bj
    Rê Souza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê! Tb já estou seguindo o seu, tá?! :)

      Excluir
  5. Ah, amo muito tudo isso haha, vai ser uma semana divertida. <3

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. AH MEU DEUS! Sou apaixonado por contos de fadas! Cara, eu sempre fui viciadinho neles e amo demais todo esse mundo fictício onde tudo é possível e tudo é lindo e apesar de as coisas serem muito diferentes na vida real, eu acho que é super saudável escapar para esse tipo de história de vez em quando. Alice e Snow são as melhores <3

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de Alice, mas meu conto preferido é A Bela Adormecida!

      Excluir
  7. Eu lembro dessa semana de GoT! Foi maravilhoso!
    E acho que nessa você vai arrasar de novo, claro. Amo contos de fadas.
    Desculpa não ter respondido a tag, é porque estou meio doente, então está sendo tudo bem devagar por aqui :(
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, Sarinha! :) Espero que vc goste da semana de contos de fadas!

      Excluir
  8. Oi Mi.
    Contos de fadas. Ultimamente só tenho assistindo Once Upon a Time para matar a saudade deles. kkk
    Nada mais engraçado que a cara da Branca de Neves ai da sua imagem kkkkkkkkkkk
    Mulher, depois de mil anos respondi uma Tag que você me indicou. Vê lá :**

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb assisto OUAT e adoro a forma que eles entrelaçam essas histórias! Tô indo lá vera tag!

      Excluir
  9. Amo todos esses contos de fadas que você citou aí, Mi. E ainda todos os outros que existe.
    Foram as minhas primeiras leituras, lembro que tinha duas coleções de livrinhos e eu lia e relia sem parar. Acho que na casa da minha vó, até hoje tem alguns deles.
    Com certeza, vou adorar essa semana aqui no blog. :D

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem boas lembranças com contos de fadas, né Neri?! Tomara que o meu especial agrade a galera! :)

      Excluir
  10. Adorei a ideia! *-* espera-nos uma ótima semana!!! :D

    ResponderExcluir
  11. Minha primeira mensagem sumiu rsrs Ah amo contos de fada mas não acho que o Oliver Twist entre nessa categoria é bem triste hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vc falou uma verdade, Taty. É bem triste mesmo... Então cancela Oliver Twist! hehe

      Excluir
    2. rsrsrs tem de cancelar mesmo o menino sofre pra caramba eu estou no fim da estoria dele quando tudo esta bem vem algo pior coitado hehe

      bjos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...