19.8.13

Listas: coleção Vaga-Lume

Os livros da coleção Vaga-Lume começaram a ser lançados pela Editora Ática a partir do ano de 1972. As obras, que eram voltadas para o público infantojuvenil, alcançaram uma enorme popularidade, tanto que eu duvido que alguém nunca tenha lido pelo menos um livro dessa série!

Eu sempre fui uma apaixonada por leitura e adorava os livros dessa coleção, tanto que li quase todos. Sendo assim, resolvi fazer o meu top 10 de preferidos da série Vaga-Lume e mostrar para vocês na lista de hoje.

TOP 10: Éramos Seis - Maria José Dupré

A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.


TOP 9: Doze Horas de Terror - Marcos Rey
Júlio chega na casa do irmão Miguel, encontra o apartamento todo revirado e o telefone toca. Uma voz feminina e desconhecida o alerta para que saia imediatamente. É Ruth, a namorada de Miguel. Ele não conhece ninguém na cidade a não ser o irmão. Ir para onde? A partir daí Júlio e a cunhada vivem doze longas horas de terror pois eles passam a ser perseguidos por perigsoso traficantes de drogas por causa de Miguel que se envolveu com o tráfico de drogas. A cada minuto, qualquer cochilo pode ser fatal.







TOP 8: Um Cadáver Ouve Rádio - Marcos Rey

Em um prédio abandonado é encontrado um rádio ligado e do lado dele uma pessoa assassinada. O corpo do cadáver encontrado é de Boa-vida, um sanfoneiro muito querido. Quem pode estar interessado no assassinato de um pobre sanfoneiro? Léo, Gino e Ângela resolvem investigar o crime, descobrindo que a arma do crime era uma espécie de sabre chinês, muito bonito, com desenhos orientais no cabo, o que os leva a uma estranha galeria de suspeitos.
 TOP 7: A Ilha Perdida - Maria José Dupré

Na fazenda do padrinho, perto de Taubaté, onde Vera e Lúcia gostavam de passar férias, corre o rio Paraíba. Rio imenso, silencioso e de águas barrentas. Ao atravessar a fazenda ele fazia uma grande curva para a direita e desaparecia atrás da mata, mas subindo-se ao morro mais alto da fazenda, tornava-se a avistá-lo a uns dois quilômetros de distância e nesse lugar, bem no meio do rio, via-se uma ilha que na fazenda chamavam de "Ilha Perdida". Solitária e verdejante, parecia mesmo perdida entre as águas volumosas.
Quico e Oscar, os dois filhos do padrinho, ficavam horas inteiras sentados no alto do morro e conversando a respeito da ilha.Quem viveria lá? Seria habitada? Teria algum bicho escondido na mata?
Certo dia os garotos resolvem ir até a ilha. Mas será que eles conseguirão voltar?
TOP 6: O Mistério do Cinco Estrelas - Marcos Rey

Um homem é assassinado no apartamento 222 do Emperor Park Hotel. O único que viu o corpo foi Léo, o mensageiro. Mas ninguém acredita em suas histórias, a não ser seus amigos Gino, Ângela e Guima. Léo é apenas um garoto e seus inimigos são ricos e poderosos. sem ter provas nenhuma contra elas, acaba perdendo o emprego e sendo procurado pela polícia, achando que tem problema de cabeça. Quem conseguirá desvendar o mistério do cinco estrelas?
TOP 5: Perigos no Mar - Aristides Fraga Lima
Vítimas de um naufrágio, três irmãos vagam num pequeno bote, perdidos no litoral da Bahia. Conseguirão vencer os perigos do mar?  
















TOP 4: Os Barcos de Papel - José Maviael Monteiro

Quito, Miguel, André e Josoé resolveram explorar a caverna que encontraram durante um passeio.
Mas a escursão se transforma em um perigo: o grupo se perde.
E parece que a caverna esconde mais surpresas que eles podiam imaginar...
Como escapar dessa situação?
Acompanhe a historia desses jovens aventureiros em Barcos de Papel,um livro empolgante de José Maviael Monteiro.
TOP 3: O Caso da Borboleta Atíria - Lúcia Machado de Almeida

Helicônia sempre foi estimada por todos e não tinha inimigos de espécie alguma. Então, quem matou a noiva do Príncipe Grilo, o Senhor das Florestas? Que motivo alguém teria para executá-la? Descobrir as respostas destas perguntas é a tarefa de Papílio - amigo de infância de Sua Alteza e detetive do bosque. Para decifrar o enigma, ele vai contar com a colaboração da borboleta Atíria. Mas os dois nem imaginam o que os aguarda no interior da Gruta dos Horrores.
Solte sua imaginação! Faça de conta que você ficou pequenininho e venha para as matas do Príncipe acompanhar o caso da borboleta Atíria.
TOP 2: Zezinho, o Dono da Porquinha Preta - Jair Vitória

O amor de Zezinho por sua porquinha é tão grande que, quando seu pai quer vendê-la, o menino faz de tudo para evitar a separação. 
TOP 1: Sozinha no Mundo - Marcos Rey

A mãe morreu. O tio Leonel sumiu. A única conhecida perdeu a memória. Pimpa, de 14 anos, acabou de chegar a São Paulo e está completamente só. Mas uma mulher parece estar muito interessada na garota. Por quê? É o que Pimpa pretende descobrir. Até lá, só lhe resta fugir da estranha mulher que a persegue. Mas para onde ir, quando se está sozinha no mundo?

16 comentários:

  1. Ahhh, que nostalgia! Meu sonho é comprar essa coleção TODA! Li a maioria quando eu era criança e sou muito fã. Dos que você listou o meu preferido é "A Ilha Perdida", mas todos são ótimos!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb queria a coleção toda, Isa... Mas só tenho alguns e eles já estão bem velhinhos!

      Excluir
  2. Q fofo, li essa coleção de livros na minha adolescência e amei, amo ate hoje !
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pages/Unhasbocas
    OBS: TEM SORTEIO NO BLOG!

    ResponderExcluir
  3. Olá, você me convidou e eu vim conhecer seu blog, que é muito bonito por sinal.
    Já li alguns livros da coleção vaga-lume e gosto bastante, ótimo o seu post.

    Te convido para conhecer meu blog também, tem sorteio do livro "A Culpa é das Estrelas, petalasdeliberdade.blogspot.com . Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Maria! :) Obrigada pela visita! Tô indo lá conhecer o seu agora mesmo!

      Excluir
  4. já li alguns desses livros, tenho vários em minha estante :D
    Éramos seis é um dos meus preferidos... amei o post...
    bj

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éramos Seis é lindo, né?! Lembro logo depois que li o livro, começou a novela com a Irene Ravache, e eu adorei a novela tb!

      Excluir
  5. Coleção Vaga-lume é um clássico, e li muito quando estava começando. Dos que vc citou li 2 e meio: A Ilha Perdida, Barcos de Papel e O Caso da Borboleta eu abandonei (eis o meio).

    Meus favoritos eram O Outro lado da Ilha e Na Barreira do Inferno.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois e meio! kkkkkkk... Pq vc desistiu da Atíria? Eu adorei esse livro!

      Excluir
  6. Ahhhhhh
    me deu uma baita nostalgia agora.
    Eu lia a Ilha Perdida para o meu irmãozinho.

    Foi o primeiro livro que li para ele, ameiiiiii esse post!

    http://letrasdanana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb me bateu uma nostalgia quando tava fazendo o post, Mari... Saudade da minha infância! hehe

      Excluir
  7. Olá
    Minha escola utiliza bastante esses livros, acho que é por isso que peguei bronca... :(
    Leitura obrigatória não é muito legal
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo não... Vc acredita que eu já tive que ler a Ilíada quando tava no colégio (long long ago...)! Foi tortura! Talvez, se eu tivesse lido por vontade própria, até teria curtido, né?!

      Excluir
  8. Ah eu gostava tanto dessa serie, também li quase todos, amo a Borboleta Atiria e o Sozinha no mundo

    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...