20.9.13

Listas: formas de organizar sua estante

Os apaixonados por leitura sabem que ao comprar um livro não podemos deixá-lo jogado num canto, de qualquer jeito. É preciso ter muito cuidado para conservar nossos bebês em bom estado e longe de traças ou mofo, sendo que, para isso, é necessário mantê-los sempre limpos e arejados.

Depois de cuidar da 'saúde' dos nossos queridinhos, também devemos cuidar da estética da nossa estante, e aí começa o dilema: qual é o melhor jeito de organizar nossos livros? Se você está vivendo esse dilema, fique ligado porque a partir de agora vou listar cinco formas de organização que estão entre as mais populares.

1. Sobrenome (ou nome) de autor por ordem alfabética


Essa é minha forma preferida e é como eu organizo a minha estante. Por sobrenome de autor os livros que fazem parte de uma série, por exemplo, ficam juntos, criando um visual mais harmonioso. Esse tipo de organização também facilita quando você quer localizar uma determinada obra em meio a tantas outras, principalmente se sua coleção for muito grande.

2. Gênero


A organização por gênero é bem simples, basta você separar seus livros de acordo com a proposta de cada um, fantasia, biografia, distopia, romance, e por aí vai. Essa é uma forma que também me agrada bastante.

3. Lidos e não lidos


Essa forma é mais útil pra quem acumulou muitos volumes que ainda não foram lidos. Assim você visualiza quantos ainda tem pra ler e fica mais fácil controlar a vontade de comprar mais se é que isso é possível. Normalmente eu não acumulo muita leitura, então esse método não seria interessante aqui em casa.

4. Título do livro em ordem alfabética


Uma vantagem dessa organização é que, assim como por sobrenome ou nome de autor, fica fácil achar algum livro que você queira, porém as coleções acabam se separando, e isso, na minha opinião, é bem ruim. Por exemplo, na imagem os livros da trilogia Jogos Vorazes ficaram cada um num lugar, de acordo com suas iniciais. Meio bagunçado, mas tem quem goste.

5. Cor


As estantes separadas por cor são muito lindas, porém nada práticas. Pra quem tem poucos livros ainda vai, mas imagina a dificuldade pra encontrar um livro de quem tem uma coleção muito grande e organiza a estante dessa forma. Sei que muita gente gosta, mas se tem uma organização que, provavelmente, nunca usarei, é essa.

É claro que existem muitas outras formas de arrumar uma estante, como por editora ou por ordem cronológica de leitura, por exemplo. Se você tem um jeito próprio de organização, compartilhe com a gente!

22 comentários:

  1. Oi, Mi! :)
    Eu organizo os meus pelo tamanho dos livros. Não consigo ver tamanhos diferentes juntos. Mas eu gostaria muito de organizar também pelo nome dos autores, fica bem mais fácil de achar.
    Adorei as dicas!!!

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb já arrumei assim Neri, fica com a aparência mais organizada, mas eu me perco! hehe... Aí achei melhor deixar por sobrenome de autor mesmo...

      Excluir
  2. Menina, que coincidência do caralho!!!!!!!
    Eu fiz quase que a mesma postagem que você. #Morri!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Michelly, ótimas dicas! Sempre leio sobre isso e até já fiz um post para o blog, mas a verdade é que a minha estante não pára organizada. Tento separar nacionais - estrangeiros e organizar por autor, mas é complicado demais, rs!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mantenho a minha beeem organizada, mas tb é a única coisa organizada na minha vida, pq no resto eu sou A bagunça em pessoa!

      Excluir
  4. Eu organizo por tamanho do livro... E deixo uma prateleira toda só pros meus favoritos #mimados hahhahahhhahaha

    Adorei o post.

    Beijos
    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa de deixar uma prateleira pros favoritos é boa, hein Fran!

      Excluir
  5. AMEI AS DICAS!!! hahaha

    momentoliterario1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Nesse momento a minha está esperando para ser organizada e vou seguir a primeira dica, ordem alfabética do sobrenome/nome do autor, com algumas exceções (não consigo não deixar A Magia do Cinema e Harry e Seus Fãs longe dos livros de HP, por exemplo xD). Adoraria conseguir arrumar por cores, mas céus, é muito empenho para achar quando se tem mais de 20 livros. @_@ Fica lindo visualmente, mas achar um no meio de todos que têm capa preta, por exemplo, parece terrível.

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser difícil mesmo, fora que as séries ficam separadas...

      Excluir
  7. Organizei minha estante hoje, por nome de autor e lidos/não lidos. Organizar por cores é muito bonito mesmo, mas eu não gosto de deixar as séries separadas, é estranho. Mas quando organizei os livros lidos e não lidos hoje, tive que separar algumas séries, não teve jeito haha.

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb acho ruim deixar séries separadas, mas por lidos e não lidos não fica uma coisa desorganizada, pq de acordo com que vc vai lendo, as séries vão se juntando...

      Excluir
  8. Legal as dicas eu já organizei a minha de diversas formas, por lidos e não lidos, por editoras por series, por gosto, por tamanho e atualmente estão organizadas pelo espaço que esta curto então onde cabe eu coloco rsrs, vou comprar outra estante em breve

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô doida pros meus livros começarem a não caber na minha estante, Taty! hehe

      Excluir
  9. Oi, Michelly, tudo bom?
    Faz um tempinho que não passo por aqui :/ Espero encontrar mais tempo para visitar blogs como o seu, com um ótimo conteúdo!

    Eu gosto de organizar por nome do autor e por gênero. Gosto de encontrar todos os livros de um mesmo autor pertinho um do outro, acho que até as bibliotecas deveriam fazer assim, iria facilitar a minha vida!!!

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rógerio! Obrigada pelo elogio ao blog, também gosto muito do se e tô devendo uma visita, né?!
      Algumas bibliotecas fazem assim, é bem mais fácil encontrar os livros que a gente procura mesmo!

      Excluir
  10. Eu separo por cor e nomes, tipo ordem alfabética :)

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por cor fica lindo, pena que não é muito prático pra mim...

      Excluir
  11. Acho que por escritor e lidos e não lidos é a melhor forma hahaha'

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesclar algumas dessas formas que listei, né?! Como eu não tenho muitos não lidos, separo só por sobrenome de autor mesmo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...