16.9.13

Resenha: A Maldição da Pedra


A Maldição da Pedra - Cornelia Funke
248 páginas


"Poder. Como o vinho, quando se tem. Como veneno, quando se perde."


John Reckless desapareceu há mais de um ano. Desde então, seu filho mais velho, Jacob, vem procurando pistas sobre o paradeiro do pai, até que encontra um espelho em seu escritório capaz de levá-lo a um mundo mágico, onde contos de fadas são reais e sombrios.
Aos poucos as visitas do rapaz ao Mundo do Espelho vão ficando mais frequentes, e depois de 12 anos, Jacob conquista uma respeitável reputação naquele mundo, que se torna mais sua casa que qualquer outro lugar.
Acontece que em uma de suas escapadas através do espelho, seu irmão mais novo, Will, o segue e acaba sendo ferido pelos goyls, homens violentos com pele de pedra e olhos de ouro. Por causa desse ferimento, Will começa a se transformar em uma das criaturas de pedra e é aí, então, que Jacob vai atrás de uma forma de quebrar essa maldição.

Esse foi o primeiro livro de Cornelia Funke que li e, talvez por não estar familiarizada com a autora, achei a narrativa um pouco arrastada no início. Ela joga as informações no texto mas não esclarece muita coisa, fazendo com que, em alguns momentos, eu me sentisse perdida na história.
Mas, como já disse, acredito que isso ocorreu porque eu não estava acostumada com o estilo da escrita de Cornelia, visto que seu texto, claramente, imprime muito de sua personalidade.

Além dos irmãos Reckless, A Maldição da Pedra traz outros personagens interessantes.
Fux é uma garota que se transforma em raposa, e é assim que ela vive a maior parte do tempo. Ela é a melhor amiga de Jacob, porém, durante a história, percebemos que o sentimento que ela nutre pelo rapaz não é somente a amizade.
Clara, a namorada de Will, vai para o Mundo do Espelho e lá permanece, mesmo contra a vontade de Jacob. Enquanto Will vai se transformando em goyl, sua namorada e seu irmão vão ficando cada vez mais próximos.
O alfaiate é uma criatura que ninguém consegue definir exatamente o que ou de quem se trata. A única coisa que todos sabem é que ele próprio confecciona suas roupas com a pele daqueles que mata. Sua aparição, apesar de breve, é marcante.
Evenaugh Valiant é um anão trambiqueiro que enganou Jacob 3 anos atrás. Porém, o rapaz precisa da ajuda do anão novamente, e só resta saber se, dessa vez, ele agirá com hombridade ou tentará aplicar mais um de seus golpes.
A Fada Escura é a fada mais bela e mais poderosa entre todas. Ela foi a responsável por lançar a maldição que transforma pele humana em pedra.
Ainda há outros, como a Imperatriz da Austrásia, Teresa, e sua filha Amália; Kami'en, rei dos goyls, e seu braço direito, Hentzau; e a Fada Vermelha. Todos com características bem definidas, que os tornam singulares.

Uma das coisas que mais gostei foi o fato de Cornelia introduzir em sua história, lugares dos contos de fadas que são velhos conhecidos nossos, como a casa da bruxa de João e Maria e o castelo da Bela Adormecida. Nesse último até nos deparamos com o cadáver da pobre princesa que ainda espera pelo beijo que iria lhe acordar do sono mágico.
Também preciso falar sobre a aparência do livro... Sua capa é metálica e traz um desenho muito bonito. Cada início de capítulo traz ilustrações de cenas da história, e como os capítulos são curtos, a obra acaba sendo toda ilustrada. Ô livro lindo!

Indico A Maldição da Pedra para quem gosta de literatura fantástica mas não quer perder tempo com descrições e muitas explicações, já que a autora foi bem objetiva ao contar sua história.

14 comentários:

  1. Bom dia!!
    excelente semana, vim ver a indicação da vez, boa e parece ser interessante.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro dela também. Nem sei se é meu estilo de leitura!
    O livro parece ler legal, por conter contos de fadas também, acho interessante.
    A capa é realmente linda.
    Beijos

    Jéssica - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Adoro universo fantástico e como os personagens são bem desenvolvidos a história fica melhor ainda! Quero ler quando sobrar um tempinho!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Mi, sua resenha ficou ótima. Deu para ter uma noção bem legal do que o livro trata.
    E pra variar... adivinha??? Será que quero ler esse livro? Lógico, né?

    Amiga, estou precisando de um tratamento de choque para compulsão em compras de livro. O problema ta sério. Hehehehehehe!!! Você verá nas próximas caixinhas de correios do Café...

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz assim Neri, pede alguém pra esconder o seu cartão! kkkkkkk... Eu até que tô me controlando ultimamente... Só não resisti a comprar os livros de Instrumentos Mortais pq depois que li Cidade dos Ossos fiquei muito curiosa, mas agora vou dar um tempo mesmo! hehe

      Excluir
  5. Eu li Coração de tinta dela e é meu livro favorito, mas tenho muita vontade de ler outros livros dela.

    A história desse parece ser bem interessante ;)

    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o filme, aí perdi a vontade de ler Coração de Tinta... Não por não ter gostado, pq eu gostei muito, mas eu não gosto de ler quando já sei td que acontece!

      Excluir
  6. DIVAAAA DEMAIS ESSA MULHER, amo as obras dela e essa eu não li *--* Agora está na minha listinha para comprar. A capa foi o que mais me fascinou já que lembre da Aurora (minha princesa preferida)

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainn que lindo! A Aurora tb é minha princesa preferida, Rafa! :)

      Excluir
  7. Olha que legal essa autora ainda nao li os livros dela e nem conhecia esse, \
    marquei ele para ler depois gostei da resenha!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, vc já deve ter ouvido falar de Coração de Tinta, que tem até um filme com o Brendan Fraser. Esse livro é escrito pela Cornelia Funke, e é muito famoso!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...