22.9.13

Resenha: Reino das Névoas


Reino das Névoas - Camila Fernandes
168 páginas


"A rainha trouxe uma bacia de metal e colocou-a ao lado da cama. Então, segurou os cabelos do rapaz, e num só ato, rasgou-lhe a garganta. Ele gorgolejou e estremeceu, mas o talho fora fundo e a morte não tardou. O sangue empapou o lençol e escorreu para a tigela no chão, enquanto a rainha sustentava a cabeça pelos cabelos. Cerrou os olhos, concentrando-se silenciosamente em seus desejos. Largou a cabeça de lado, apanhou nas duas mãos a tigela e bebeu dela com grande reverência. Então, disse com voz solene:
- Mostre o futuro da rainha."


Reino das Névoas traz 7 contos de fadas extremamente bem escritos. Mas engana-se quem pensa que se trata daquelas histórias inocentes da nossa infância... O que Camila Fernandes nos apresenta são contos para adultos, regados a sexo, traições e violência.
O vocabulário é rico, mas nada exagerado, portanto a leitura flui muito bem. É do tipo de livro que prende nossa atenção de forma que acabamos lendo ele todo numa sentada só.
Decidi falar um pouco sobre cada conto, mas bem pouquinho mesmo, já que o legal é deixar cada um tirar suas próprias conclusões acerca da moral das histórias.

O Chifre Negro nos coloca de frente com a natureza violenta do ser humano, que é capaz de cometer as maiores atrocidades sem que lhe reste nem um pouco de culpa. Logo nesse primeiro texto já fica claro que a autora não está pra brincadeira...

O Lenhador e a Sombra é um conto cercado de mistério, cujo final fica por conta do que cada um acredita.

A Outra Margem do Rio é, no mínimo, inquietante. Essa história me deixou impressionada, pensando nela o dia inteiro!

A Torre Onde Ela Dorme foi meu conto preferido. Pra mim, entre todas as outras, essa foi a princesa que teve a personalidade trabalhada de forma mais aprofundada. A autora foi muito bem sucedida ao apontar certas questões inerentes ao ser humano, principalmente quando esse é colocado à prova.

A Filha do Fidalgo é a menor história do livro, mas não menos interessante que as outras. Aqui, inclusive, fica claro a competência da autora, que mesmo em poucas palavras consegue nos impactar.

A Espera nos remete ao velho pensamento de que nossa felicidade só depende de nós mesmos, nunca de outra pessoa. É o conto mais leve de todos.

Reino das Névoas é o conto que dá título ao livro. Por ser o maior, a autora teve mais espaço para desenvolvê-lo, o que fez de forma magistral. A narrativa possui todos os elementos necessários para uma história sombria, que expressa o pior – e, até certo ponto, também o melhor – do ser humano.

Com esse livro, Camila Fernandes mostrou que é, realmente, uma ótima escritora. Mas, além disso, ela também mostrou seu talento em outra área: a própria autora fez as ilustrações que aparecem antes de cada conto. E são ilustrações belíssimas!
Fico muito feliz por ter a oportunidade de conhecer o trabalho de Camila, e tenho certeza que vocês não se arrependerão de conhecer também! Leiam, porque é muito bom!

PS: quem se interessar pode comprar o livro diretamente com a Camila Fernandes. O livro sai por R$20,00 com autógrafo e frete grátis para todo o Brasil para quem tiver lido a resenha aqui no blog. O e-mail da autora é milaf.autora@gmail.com

4 comentários:

  1. Com certeza vou comprar! Fiquei louca pra ler.

    ResponderExcluir
  2. Mi, quando tiver um dinheirinho extra, com certeza vou querer comprar esse livro.
    Eu adorei sua resenha e fiquei bem curiosa.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra sim, Neri! O livro é lindo e muito bom!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...