2.10.13

Listas: meus livros nacionais mais desejados

Infelizmente, não tenho lido muitos livros de autores brasileiros. Mas isso não era assim antes... 

Durante minha adolescência, lia autores como Fernando Sabino, Paulo Coelho, Jô Soares, entre outros, mas a partir de Harry Potter comecei a me interessar mais por livros estrangeiros e acabei esquecendo os nacionais.

Como sei que a literatura brasileira é muito rica e deve ser valorizada, pretendo retomar minhas leituras 'made in Brasil', então fiz uma lista para mostrar a vocês quais são os livros nacionais que mais têm chamado minha atenção ultimamente.

1. A Noite Maldita - André Vianco

Pelo que entendi, o livro narra uma guerra entre humanos e vampiros, que até ontem eram pessoas normais, mas de repente acordam sedentos de sangue. Tipo um apocalipse zumbi, só que com vampiros.
Não fico pesquisando muito sobre os livros que quero ler porque tento, ao máximo, fugir de spoilers - eu quase morro de ódio quando leio um -, mas pelo que vi por aí, a galera pira com esse livro, e eu quero pirar também!










2. Dragões de Éter - Raphael Draccon

Desde que fiquei sabendo que havia uma série de fantasia 'alto nível', escrita por um tal de Draccon, fiquei interessada na série Dragões de Éter.
Depois fiquei sabendo que esse Draccon foi o responsável por trazer As Crônicas de Gelo e Fogo pro Brasil, aí pensei: poxa, além de seus livros já terem sido lidos por várias pessoas, ele gosta do Martin, não pode ser um escritor ruim...
A cereja do bolo foi o lançamento dessas capas ma-ra-vi-lho-sas, desenhadas por Marc Simonetti. Quero agora!








3. Dias de Inferno na Síria - Klester Cavalcanti

Vi uma entrevista do jornalista Klester Cavalcanti no programa Estúdio i, da Globo News (não sou de falar nomes de lojas ou canais aqui no blog, mas esse programa é muito bom, então achei que mereceu ser citado), e desde então fiquei interessada em seu livro.
Nele, Klester narra o terror que viveu ao ser preso e torturado na Síria, quando foi até o país fazer uma reportagem sobre a guerra.
Durante o programa, o jornalista contou um trecho do livro muito interessante, agora quero conhecer a história completa.









4. As Cem Melhores Crônicas Brasileiras - Vários autores

Há muito tempo atrás, em um dos meus passeios por uma livraria, descobri um livro que se chama Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, mas não comprei porque estava muito caro.
O tempo passou, conheci muitos outros livros, mas aquele nunca ficou esquecido.
Então fui procurar mais sobre ele na net, e descobri que existia também um de crônicas, outro de contos e um de poemas e, como eu gosto mais de crônicas do que de contos ou poemas, me interessei ainda mais por As Cem Melhores Crônicas Brasileiras.
Assim que puder, vou criar vergonha na cara e comprar esse livro. Se eu gostar, compro os de contos e o de poemas também.






5. As Esganadas - Jô Soares

Gosto muito do estilo de escrita de Jô Soares, inclusive, um dos meus livros preferidos é O Xangô de Baker Street, escrito por ele.
Já vi muita gente criticando seus livros, dizendo que são todos iguais, mas Nicholas Sparks também escreve livros iguais, e nem por isso o povo deixa de gostar dele, né?!
Então o Jô é o meu Nicholas, e eu quero muito ler As Esganadas, sei que vou me divertir mais uma vez com um livro dele.










6. Terras Metálicas - Renato C. Nonato

Esse livro conta como a sociedade está vivendo depois que uma guerra nuclear transformou o planeta num lugar inóspito. Para sobreviver, a humanidade se isolou em uma atmosfera artificial chamada de Esfera.
Porém, as coisas ficam bem complicadas quando os habitantes desse lugar, inclusive Raquel, a protagonista, descobrem que a Esfera está ruindo, fazendo com que os dias na Terra estejam contados.
Como eu adoro distopias, quero conhecer essa do Renato Nonato, um novo autor brasileiro que parece ter criado uma história no estilo das famosas distopias estrangeiras.








7. Carcereiros - Drauzio Varella

Carcereiros despertou minha curiosidade porque me passa a impressão de ser escrito de uma forma muito semelhante a Abusado, Falcão - Mulheres e o Tráfico e Tropa de Elite, livros que gostei muito de ler.
Também conta o fato de que eu gosto de histórias que retratam a realidade mundial, principalmente a brasileira. Fala a verdade, nós gostamos muito de criticar, mas não sabemos quase nada do que realmente se passa em nosso país...
Portanto, como informação nunca é demais, quero ler Carcereiros o mais rápido possível!








8. Fios de Prata - Raphael Draccon

Outro livro de Draccon que entrou na minha lista!
Parece que esse livro tem uma forte ligação com Sandman, um sucesso do escritor Neil Gaiman, o qual eu não li. Mesmo assim, o livro chama a minha atenção, principalmente, pelo fato de dividir opiniões.
Pois é, sou dessas que, quando um livro divide opiniões, fico morrendo de vontade de ler para tirar minhas próprias conclusões, então, quero ler Fios de Prata e descobrir de qual lado vou ficar...










9. O Grande Mentecapto - Fernando Sabino

Já li vários livros de Sabino e me identifico demais com sua escrita, mas, por incrível que pareça, não li o livro que cita a vida política de Barbacena, por acaso, minha cidade.
Como assim?! Essa leitura é mais do que 'querer', é obrigação!













10. Batismo de Sangue - Frei Betto

Um dos assuntos que mais me interessa é a ditadura ocorrida no Brasil de 64 a 85, e esse livro é considerado um dos relatos mais importantes sobre os horrores vividos naquela época.
Como acredito que é preciso conhecer o passado para evitar cometer os mesmos erros no futuro, acho que esse livro só tem a acrescentar coisas boas para quem o lê. E eu quero ser uma dessas pessoas.


23 comentários:

  1. Quero muito ler As esmagadas do Jô!!!! Ele é um ótimo jornalista, e levo como exemplo. Adorei o que você disse sobre o Nicholas, pensei que só eu achava isso kkkk

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, Rafa! Já vi um monte de gente falando isso do Nicholas! hehe... Mas olha, fãs, eu não estou falando que ele é ruim, lógico que não, tanto que é super bem sucedido, é só que eu não me identifico com ele mesmo! :)

      Excluir
  2. Michelly, o do Clester Cavalcanti é excelente... Já li e inclusive tem resenha no blog...
    O Grande Mentecapto sou suspeita para falar porque sou apaixonada pelo Sabino!
    O livro de crônicas que você colocou também sou louca pra comprar...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô indo lá agora ler sua resenha de Dias de Inferno na Síria, Isa! Tb sou apaixonada pelo Sabino, não sei pq não li esse livro até hoje...

      Excluir
  3. Também quero ler esse Terras Metálicas, a história prece muito boa e fico feliz de ser uma obra brasileira.
    Com certeza lerei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E enquanto ela não sai, pode ir lendo as outras que eu já postei! kkkk

      Excluir
  4. Oieee
    Da sua lista é já li As Esganadas. Achei muito legal esse livro.
    Eu também quero ler esse do Andre Vianco. Só li o primeiro livro dele: Os Sete... Conhece?
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ouvi falar, Mari, mas ainda não li nada do Vianco... Os livros dele são muito caros!

      Excluir
  5. Quero muito ler Dias de Inferno na Síria desde que assisti a uma palestra de um dos fotojornalistas que foi enviado para lá, Foi incrível porque eu imaginava um cenário e ele contou outro completamente diferente, muito pior do que eu esperava.

    E comprei e comecei a ler Dragões de Éter (um amigo adoooora), mas larguei antes de terminar o primeiro capítulo, achei chato e sem pé nem cabeça. x.x Está guardado, pretendo dar uma segunda chance pros livros, mas estão no fim da fila na minha estante.

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi muitas críticas sobre Dragões mesmo, Lu, mas ainda assim tenho a impressão de que vou gostar... Não sei porque, mas vou com a cara dessa série... hehe

      Excluir
    2. Sempre vale a tentativa! :D Meu amigo adora, então não sou unânime. xD

      (Te indiquei numa tag no meu blog, mas acho que você já fez, mas é mais pra avisar da indicação. xD
      http://lui-lilymon.blogspot.com.br/2013/10/1-tags-e-selos-versatile-blogger-award.html)

      Excluir
  6. Oi Michelly
    No momento estou lendo Terras Metalicas e estou gostando bastante. Tb quero conhecer os demais livros que postou aqui.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Michelly. :)

    Eu tenho muita curiosidade de ler o "A Noite Maldita" de André Vianco. Deparei-me hoje com a obra e adorei a sinopse, parece além de original, bastante cativante. :) Quanto aos restantes, confesso que não conheço...

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada nos outros então, Rita, são bem legais e tem pra todos os gostos! hehe

      Excluir
  8. Também estou louca para ler esses livros, principalmente A noite maldita.

    ResponderExcluir
  9. Dessa lista eu só tenho "As Esganadas", mas, como sempre, quero ler várias desses que você escolheu.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, Michelly. Adorei a sua lista de livros nacionais.
    Nunca abandonei os livros nacionais, amo demais. Um livro brasileiro que adoro mesmo de paixão é A Batalha do Apocalipse, deduzo que já tenha ouvido falar de Eduardo Spohr ( O Autor do Livro), os livro dele são perfeitos, falam sobre anjos, mas nada meloso como Fallen ou Hush Hush. Tenho certeza que você vai adorar.
    Além do Livro Pluvia, da Erica Azevedo. Nossa que perfeição de livro. Esse livro tmb é fantasia e tenho certeza que se você ler vai adorar, bem criativo e inteligente.
    Acho que é isso, esse ano já li vários livros nacionais, e a cada livro que leio, me surpreendo ainda mais.

    beijos Flor :)

    Rafael/

    Livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Batalha do Apocalipse é bom msm? Não sei pq, mas eu tenho um pé atrás com esse livro... Mas, se vc tá falando, vou olhar com mais carinho! :) Eu já li Pluvia! A Erica é até parceira aqui do blog, e o livro é bom demais msm!

      Excluir
  11. Gostei da lista! Infelizmente os autores nacionais são pouco valorizados.

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente mesmo, porque a literatura nacional não deve em nada pra internacional...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...