3.1.14

Resenha: Cidade dos Ossos


Cidade dos Ossos - Cassandra Clare
462 páginas


"O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído."


Imagina isso: você vai a uma boate com seu melhor amigo e lá vê três jovens com umas tatuagens muito estranhas matarem um garoto - garoto que você estava de olho, por sinal. Só que, ao morrer, a vítima simplesmente se desintegra no ar. E tem mais! Sabe quem consegue enxergar esses jovens assassinos? Você. Só.
Pois é exatamente assim, nesse contexto, que Cassandra Clare nos apresenta seus personagens. Clary é a mocinha que vê a cena; Simon é o melhor amigo; Jace, Isabelle e Alec são os assassinos.
Mas é claro que a coisa é muito mais complexa que isso e esse mundo obscuro nos é apresentado aos poucos, ao mesmo tempo que vai sendo apresentado também a Clary.
Os assassinos, na verdade, são Caçadores de Sombras, encarregados de matar os demônios que estão a solta mundo afora. Mas porque só Clary consegue vê-los? Ah, isso e a forma que essa história vai se desenrolar, você terá que ler pra saber...

Vocês sabiam que Cassandra Clare escrevia fanfics de Harry Potter?! Eu não sabia, mas agora, levando isso em consideração, achei a fluidez da narrativa dela bem estilo J. K. Rowling mesmo, ou seja, ótima!
Ela construiu personagens com personalidades bem delineadas, dos quais eu só não gostei de um: Simon. E não gostei pelo simples motivo de que achei o triângulo amoroso muito desnecessário. Eu iria preferir se ele e Clary nutrissem só um sentimento mútuo de amizade e pronto. Não entendo a necessidade que os autores têm de criar um amor entre dois amigos... As pessoas não podem ser só amigas não? Enfim, isso não atrapalha a história, mas não fui com a cara do Simon e pronto!
Já Jace é outro esquema... Ele é metido, exibido, arrogante, violento, enfim, uma gracinha! Não, eu não gosto de caras babacas, mas é que apesar de tudo isso que eu falei, ele também é amigo, bom caráter, justo e corajoso. Adoro as tiradas dele e adoro mais ainda o fato dele lutar sorrindo! Ah vai, isso é um charme...
Clary é a mocinha que tá ali aleatória até que vem um pessoal estranho com umas histórias mais estranhas ainda e ela precisa se adaptar a tudo isso. E ela se adapta da melhor forma possível, o que me deixou muito feliz! Eu tenho trauma de mocinhas porque a maioria é bocó, mas Clary não se faz de coitadinha (e olha que ela tem motivo) e vai à luta! Só espero que Cassandra não estrague tudo da mesma forma que Veronica Roth fez com Tris (Divergente/Insurgente), por exemplo, que começou muito bem mas tá ficando bem chatinha.
A história tem ainda muitos outros personagens, uns que eu gostei bastante, como Alec, outros que não fedem nem cheiram, como Isabelle e uns que eu odeio, como... Não vou falar, senão estraga a surpresa!

Com relação ao enredo, ao contrário do que já vi gente falando, não achei nada parecido com HP. Não é porque Cassandra se inspira em JK que ela copiou sua história!
Gostei muito da forma que ela apresentou os monstros e os demônios. Vampiros que são sombrios, lobisomens que são cruéis e homens que são sombrios e cruéis.
O livro intercala momentos de calmaria e tensão, sendo os primeiros usados, normalmente, para explicar alguma coisa que será importante no futuro, e os segundos bem movimentados e empolgantes.
Só não gostei do final, que foi muito inteligente mas eu não aceito aquele parentesco lá (entendedores entenderão)! Só não vou ficar muito brava porque sei que tudo vai se resolver... Vai, né Cassandra?! Por favor!

Esperei muito pra ler Cidade dos Ossos e não me decepcionei. Meu único arrependimento foi não ter comprado os outros de uma vez, porque fiquei com medo de não gostar do primeiro e acabar com os outros empacados na estante, o que agora sei que não iria acontecer. Agora é correr pra adquirir o resto da série e descobrir quais são as surpresas que a autora nos preparou!

18 comentários:

  1. Essa é a série que saiu um filme nos cinemas, recentemente? Acho que vi um trailer que pensei ser desse livro. Eu não podia imaginar que ela era escritora de fanfics de Harry Potter... fiquei até curiosa porque eu adorava ler fanfics de Harry Potter e acho que tinham muitos que eram excelentes.
    Beijos,
    Nereida
    agua-marinha.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse sim, Nereida, mas eu não gostei muito da adaptação dele pro cinema... Prefiro mil vezes o livro (como sempre)! hehe... Eu não sou de ler fanfics, mas quero ler algumas de HP pra fazer um especial. Vamos ver se vou gostar, né?! :)

      Excluir
  2. Super concordo com o negocio que vc disse sobre a Cassandra se inspirar na JK, vc já leu Anjo Mecânico? é ainda melhor que CDO!


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler esse ano, Lara. Muita gente me falou que é melhor mesmo, tomara que eu goste!

      Excluir
  3. Quero muito ler, mas a lista de livros pra ler tá grande, e esses sempre acabam pro final haha

    http://befearlessinlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha lista tb é enorme, Fernanda, então sempre uns acabam ficando de fora... Sei bem como é! hehe

      Excluir
  4. Mi, assim como você tenho um medo enorme de não gostar dessa autora. Por mais que eu tenha ouvido maravilhas sobre os livros dela, algo me diz que não faz meu tipo.
    Claro que esse ano pretendo quebrar alguns tabus, mas ainda assim fico na dúvida....
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito bom para o que ela se propôs a fazer, Sô. Claro que não é um Tolkien da vida, mas nem só de Tolkien vive o homem, né?! kkkkkk

      Excluir
  5. Eu sou muito curiosa pra ler esse livro *-* Comecei a assistir o filme, mas acabei dormindo kkkkk' ainda vou ler antes de tentar assisti-lo de novo!

    Beijo,
    Mariana - http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te aconselho a assistir ao filme só depois de ter lido os 3 primeiros livros, pq a adaptação é cheia de spoilers!

      Excluir
  6. Eu morria de vontade de ler esse livro, até que eu consegui para ler e aí a vontade passou e ele está abandonado desde o meio de 2013.
    Realmente não entendo minha cabeça, mas é um bom livro, todos falam isso, preciso ler logo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz isso algumas vezes, Inês, mas acabo lendo de qq jeito! hehe

      Excluir
  7. Comprei os quatro primeiros livros da série por indicação de amigos e adorei! :D Também não achei nada parecido com HP e confesso que fiquei foi com pena do Simon, que parece existir só pra ter um triângulo amoroso no começo. Gostei bastante do primeiro "ciclo" da história (os três primeiros livros), mas fiquei bem decepcionada com o quarto livro, que começa parado e chatinho. As resenhas que li do quinto não dão muita esperança pra um final tããão bom, mas é uma ótima série. :)

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a mesma opinião que vc, Luísa.Gostei muito dos 3 primeiros, mas os 2 últimos não foram tão bons... Eu até gostei, mas gostei menos...

      Excluir
  8. Esse livro é muuuuito bom! Também não achei nenhuma semelhança com HP, na verdade achei uma história bem diferente de todas as séries que já li. O filme tbm achei ótimo! Agora preciso ler o próximo e terminar a série, todos os outros devem ser perfeitos também né? hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ei Mi!
    Adorei a resenha!
    Não sei onde o povo tem mania de comparar HP com tudo... TMI não tem nada a ver com HP.
    Mas é tão <3 que virou uma das minhas séries queridinhas e não vejo a hora do lançamento do último.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...