25.2.14

1001 livros para ler antes de morrer

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma "trilogia de cinco livros" escrita por Douglas Adams. Criativa e muito bem escrita, a série conquistou milhares de gerações com seu humor ácido e críticas sociais. Eu já li até o 4º volume e pretendo ler o último ainda esse ano, e desde já deixo a minha recomendação pra vocês: leiam, porque é muito bom!


Quotes da obra (os trechos foram retirados de todos os 5 volumes):

"Há uma teoria que indica que se alguém descobrir exatamente para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável... Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu."

"- Espere aí! Você está me dizendo que a gente levantou o polegar e algum monstrinho verde de olhos esbugalhados pôs a cabeça para fora e disse: “Oi, gente, entrem aí que eu deixo vocês na saída do viaduto”?
- Bem, o polegar na verdade é um sinalizador eletrônico subeta, e a saída do viaduto, no caso, é a estrela de Barnard, a seis anos-luz da Terra; mas no geral é mais ou menos isso.
- E o monstrinho de olhos esbugalhados?
- É verde, sim."

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

"O Guia do Mochileiro das Galáxias já substituiu a grande Enciclopédia Galáctica. Em primeiro lugar, é ligeiramente mais barato; em segundo lugar, traz na capa, em letras garrafais e amigáveis, a frase NÃO ENTRE EM PÂNICO."

"Sabe-se que há um número infinito de mundos, simplesmente porque há uma quantidade de espaço infinita para que estejam dentro. Entretanto, muitos deles não são habitados. Conseqüentemente, deve haver um número finito de mundos habitados. Todo número finito dividido pela infinidade é tão próximo a nada; como não existe probabilidade de criação, assim, a população média de todos os planetas no universo pode ser dita como zero. Disto segue que a população do universo é também zero, e que alguns povos que você puder encontrar de tempos em tempos são meramente o produto da sua imaginação."

"Resumindo: É um fato bem conhecido que todos que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso."

"O sentido disso tudo é que não há sentido em tentar enlouquecer para impedir-se de ficar louco."

"Há um momento em cada alvorecer quando a luz flutua; lá está a possibilidade de mágica. A criação prende sua respiração."

"É um erro acreditar que é possível resolver qualquer problema importante usando batatas."

"Foi praticamente dançando até a geladeira, catou as três coisas menos assustadoras que estavam lá dentro, colocou-as no prato e observou-as fixamente por dois minutos. Já que não fizeram menção de se mexer durante esse período, chamou-as de café-da-manhã e comeu-as. Juntas, elas neutralizaram uma doença espacial virulenta que ele havia contraído sem saber nos Pântanos Gasosos de Flargathon alguns dias antes que, do contrário, teria matado metade da população do hemisfério ocidental, cegado a outra metade e deixado todo o resto psicótico e estéril, de modo que a Terra teve sorte"

"Os que querem respostas devem continuar lendo. Outros podem preferir pular direto para o último capítulo, que é bem legal e é onde aparece o Marvin."

"Esse tal de Arthur Dent, o que é ele, um homem ou um rato? Será possível que não se interesse por nada além de chá e das questões mais amplas da existência? Não tem vigor? Não tem personalidade? Será que, em outras palavras, ele não trepa?"

"Proteja-me de ficar sabendo daquilo que não preciso saber. Proteja-me até mesmo de ficar sabendo que existem coisas que não sei. Proteja-me de ficar sabendo que decidi não saber das coisas que decidi não saber. Amém."

"Por favor, sinta-se à vontade para enlouquecer agora."

2 comentários:

  1. Gostaria de ler a série, mas ainda não tive a chance, mas espero que consiga lê-lo o quanto antes.
    os-jovens-leitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, apesar de ainda não ter lido o último...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...