21.2.14

Resenha: As Duas Faces do Destino


As Duas Faces do Destino - Landulfo Almeida
488 páginas


"Cogitou testar a porta dos fundos ou ligar para a polícia, a situação ficava mais estranha a cada minuto. Depois de um pequeno embate entre a curiosidade e a raiva, decidiu ficar só mais um pouco. Sentou-se rígido, mantendo o semblante sério."

 
O livro de Landulfo Alves, As Duas Faces do Destino, narra a história de um investidor da bolsa de valores chamado Bruno, morador de Salvador, que se encontrava sem motivação para viver mesmo estando cercado de amigos e dinheiro. Como era costume, certo dia Bruno foi correr no parque sem maiores pretensões, mas foi aí que a vida do rapaz mudou para sempre. Durante o exercício ele avistou uma linda morena que logo chamou sua atenção. Quando ela retribuiu seu olhar, as esperanças de Bruno se acenderam, mas, do nada, uma tontura fez com que ele desmaiasse em frente à moça. Ao acordar, ficou sabendo que ela se chamava Adrianna e tinha uma história um tanto quanto parecida com a dele: assim como Bruno, ela havia se mudado de Brasília para Salvador. Além disso, Adrianna deixou claro para Bruno que era solteira e aceitou seu convite repentino para jantar.
Satisfeito, o investidor foi para casa, mas a felidade durou pouco pois ele começou a se sentir mal novamente e ficou completamnete indisposto, precisando, inclusive, chamar sua mãe, que morava no prédio ao lado, para ajudá-lo. Depois de muito sufoco, Bruno consegue se recompor e vai ao encontro de Adrianna no local combinado.
Logo ao chegar no restaurante, um rapaz bem vestido pega a bolsa de Adrianna e sai correndo. Sem pensar, Bruno vai atrás e, surpreendentemente, consegue alcançar o ladrão e recuperar a bolsa. Depois disso o jantar transcorre normalmente, e Bruno fica cada vez mais encantado por Adrianna. Curiosamente, a cada encontro dos dois algo de estranho acontece, e nosso protagonista começa a perceber que sua capacidade física está bem melhor do que dias atrás.

Nesse ínterim descobrimos que o encontro durante a corrida no parque foi orquestrado, detalhadamente, por Adrianna, que tem planos para o rapaz. Ela veio de um planeta chamado Aqua, cuja vida de seus habitantes está com os dias contados. Por causa disso, Kerligan, o vilão da história, ao procurar outros planetas habitáveis que poderiam servir como alternativa para a população de Aqua, vem parar na Terra e acaba por criar um plano para dominar nosso planeta. E é justamente Kerligan o motivo para que Adrianna precise da ajuda de Bruno.
Em determinado momento, ela revela a verdade para o investidor, que fica confuso e revoltado, afinal ele tinha esperanças de um futuro relacionamento com a bela morena. Porém, aos poucos, Bruno vai aceitando a situação e decide ajudar na luta a favor da humanidade.
A partir daí, nos vemos em meio a uma trama que trata de temas complexos como a multidimensionalidade e a criação de soros capazes de curar doenças graves, como a leucemia, por exemplo.

A história criada por Landulfo é densa e muito bem construída. Ficou clara a atenção do autor a cada detalhe de sua obra, assim como também é óbvio a influência da profissão dele na construção da história. Para quem não sabe, Landulfo opera na bolsa de valores, assim como seu personagem principal, e por isso os detalhes sobre esse universo foram extremamente ricos, e aqui eu preciso fazer essa observação, chegando até a ficar um pouco cansativo para quem não está inserido nesse contexto.
Apesar disso, as partes de ficção científica são empolgantes e inteligentes, nos deixando curiosos sobre como tudo ia acabar. E já adianto que acabou de forma surpreendente.
Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi o fato de que as situações, apesar de fazer parte de uma obra de ficção científica, poderiam realmente acontecer na vida real. Certas coisas, aliás, já estão acontecendo, como as mudanças drásticas no meio ambiente. Particularmente, aprecio muito livros que nos trazem esse tipo de reflexão e acho que esse é o objetivo da boa leitura, promover discussões válidas.
Também há romance em As Duas Faces do Destino. Bruno e Adrianna formam o tipo de casal que é impossível não torcer a favor, ainda mais levando em consideração as dificuldades que eles passam. Gostei muito dos dois personagens. Outro que gostei foi Kerligan, que apesar de ser o vilão, é coerente e inteligente. Aliás, o que tem de sobra nesse livro são personagens inteligentes, e eu adoro!

Por fim, basta dizer que a história criada por Landulfo Almeida tem de tudo um pouco. Desde uma acirrada disputa pelo poder até um belo romance, passando por transações milionárias, espionagem industrial, tecnologias avançadas, intrigas, relações de amizade, suspense e ação. Se você gosta de um desses ingredientes ou ficou curioso para saber como se deu a mistura de todos eles, não pode deixar de ler esse livro. Vale a pena!

12 comentários:

  1. Oi Mi, olhando a capa não imaginava que a história apresentava tanta coisa. Confesso que a apresentação do livro não me chamou a atenção mas gostei muito da sua resenha o que deu curiosidade para ler o livro. Quem saiba eu leia mais pra frente!

    Beijão
    Paulinha
    http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que vc anime e leia, Paula! Se isso acontecer, quero saber sua opinião, hein?! :)

      Excluir
  2. EI Mi!
    Adorei a resenha!
    Esse livro está na minha lista de futuras leituras, o autor até entrou em contato comigo para parceria, mas no momento n to podendo e.e
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Landulfo é muito bacana, né?! Que pena que vc não pôde aceitar agora, Biel, mas depois vc lê e me conta o que achou!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigada a você pelo livro, Landulfo! :)

      Excluir
  4. Michelly, é tão bom saber que a nossa literatura nacional está crescendo tanto! Até ano passado, eu assumo que não gostava tanto, mas tenho que admitir que só venho me surpreendendo com tantas estórias que são facilmente comparadas com outras estrangeiras. Gostei muito da sua resenha, não fiquei com total interesse, mas achei a capa muito bonita e a premissa ainda me parece bem intrigante. Gostei da parte da ficção também, mas achei meio chato essa coisa de ele ser investidor >.< hahaha
    Beijos!
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura nacional está crescendo mesmo, Lí! Eu tb fico mt feliz com isso!

      Excluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Nunca tive muita vontade de ler esse livro, tenho medo de ler
    e me decepcionar sabe? Amei a resenha ^^
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é melhor vc esperar ter mais vontade pra ler ele, Poli, afinal ler tem que ser por prazer e não por obrigação, né?! :)

      Excluir
  6. Não tinha visto nada sobre esse livro ou sobre o autor, mas fiquei bem interessada, adoro ficção científica e a história se passa na minha cidade! Muito boa a sua resenha, adorei!

    www.whoisllara.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...