1.2.14

Resenha: Cidade das Cinzas


Cidade das Cinzas - Cassandra Clare
406 páginas

 
"Toda vez que você quase morre, eu quase morro também"


O segundo volume da série Os Instrumentos Mortais começa com uma Clary tentando se adaptar à nova realidade depois das descobertas sobre seu passado. E o mais difícil nessa nova vida é mudar o que ela sente por Jace, que descobriu ser seu irmão.
Para fugir desse amor nada fraterno, Clary está tentando enxergar Simon como mais que um amigo, porém o que ela sente pelo Caçador de Sombras é mais forte do que imaginava e lutar contra isso está cada dia mais difícil.
Jace, por sua vez, não está lidando muito bem com a novidade e se mostra mais arisco do que nunca. Para piorar ainda mais essa situação, o Nephilim está sendo acusado de ser um espião de Valentim, então a Inquisidora chega a fim de investigá-lo. E ela pega pesado com essa investigação...

Nesse contexto, Jace, Clary, Simon, Isabelle, Alec, Magnus e Luke ainda têm que descobrir quem está matando crianças do Submundo e com que propósito.
Mais um detalhe: Valentim conseguiu roubar a Espada da Alma e agora possui dois dos três Instrumentos Mortais.

Dos novos personagens, a que mais gostei foi Maia. Ao ser apresentada, achei que seria só mais uma garota revoltada por causa de um passado traumático, mas no decorrer da narrativa percebi que Cassandra construiu uma Maia com mais camadas do que eu imaginava. Só acho que a autora pecou no final, pois a personagem ficou um pouco esquecida.
Por outro lado, senti uma antipatia instantânea por Maryse (mãe de Isabelle e Alec) e, lógico, pela Inquisidora. As duas se mostram frias e inflexíveis no começo, depois suas fragilidades vão aparecendo. Porém, nada me fez gostar delas.
Sobre a Inquisidora, inclusive, tenho uma teoria, mas não vou dividir isso com vocês porque não é minha intenção influenciar ninguém. Só o que posso dizer é que acho que o passado dela está intimamente ligado ao de outro personagem. Vamos ver, né...

Com relação aos personagens que são nossos velhos conhecidos, só não mudei de opinião sobre Jace e Alec. A única diferença é que gosto ainda mais deles.
Jace é tudo de bom! Cassandra fez um ótimo trabalho ao criar um personagem que consegue ser amável e irritante ao mesmo tempo. O Caçador de Sombras é daqueles que te passam segurança, fazendo você sentir que nada pode dar errado se ele estiver por perto.
Alec evoluiu muito, e aos poucos está aceitando, e assumindo, sua sexualidade. Quero muito que ele e Magnus fiquem juntos e felizes, mas espero que Cassandra deixe isso bem claro, e não só insinue, por medo de desagradar uma parcela preconceituosa da sociedade. Como diria Lulu Santos, 'consideramos justa toda forma de amor'!
Sobre Clary, meus medos se confirmaram e ela, que era forte e decidida, está num processo deprimente de bellaswanização... O mundo está desabando e a nova Bella só sabe ficar pensando se fica com Simon ou com Jace. Eu até gosto de um romance no meio da história, mas o mimimi tá demais! Além do mais ela usa o Simon descaradamente para tentar esquecer Jace, mas é só o loiro chegar perto que ela esquece o 'detalhe' de serem irmãos. Tudo bem que eu não acredito que eles sejam irmãos de verdade, mas espera pra ver se é ou não, minha gente, senão vira bagunça!
Por outro lado, passei a gostar de Simon. Acontecem coisas realmente chocantes com o rapaz, e a forma com que ele lida com essas coisas é muito legal. Também gosto do jeito que ele trata sua situação com Bella Clary, principalmente no final. Simon está amadurecendo e se tornando um personagem bem interessante... Jace que se cuide!

A narrativa da autora continua fluida, daquelas que você não tem vontade de parar de ler. Também achei que a história está sendo bem encaminhada, sem enrolação.
Confesso que acho muito engraçado algumas expressões que Cassandra usa, por exemplo: "as palavras pareciam esfaquear os ouvidos de Clary como agulhas". Tudo bem que 'esfaquear como agulhas' pode ter sido um problema de tradução, mas a autora abusa das figuras de linguagem em seu texto, o que acho estranho em alguns momentos. Porém, isso não traz prejuízos graves à obra. Dá pra deixar passar...

Apesar de não ser tão impactante quanto o fim do volume anterior, o desfecho de Cidade das Cinzas deixa um delicioso gostinho de quero mais.
Cassandra Clare está com a faca e o queijo na mão (conhecem essa expressão ou ela é mineira demais pra vocês?) e espero que Cidade de Vidro corresponda às minhas expectativas, que crescem a cada avanço que faço na série.

10 comentários:

  1. Quero muito ler o último livro dessa série, ainda vai demorar tanto para lançar, esse é o meu 'menos preferido' da Cassandra Clare, estou tão feliz que ela vem para cá em Agosto, bem legal a sua resenha!

    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu menos gostei, dessa série, foi o quarto... Os 3 primeiros pra mim são ótimos!

      Excluir
  2. Eu adorei essa série, e estou como a Lara, morrendo de ansiedade pelo desfecho como sexto livro.
    De todos o que eu menos gostei foi o quinto livro, e acabei gostando muito dos 4 primeiros livros.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb quero saber logo como vai acabar essa história!

      Excluir
  3. Adorei a resenha! :D Eu gostei de Cidade das Cinzas, mas acho que tenho um problema com vários "livros II", porque achei mei' chatinho. xD Embora seja mais legal que o quarto, que tem um começo chaaaato... Arrastaaaado... E o Simon nesse livro meio que me dá dó, porque ele gosta da Clary e é mais substituto-de-Jace que outra coisa pra ela, poor guy. Mas ele está melhor que no primeiro livro e isso é bem legal. xD

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente essa a impressão que eu tenho do Simon no começo desse livro, mas depois acabei gostando das atitudes que ele toma e da forma que ele está se desenvolvendo...

      Excluir
  4. Eu sou completamente louca com essa série. Comprarei ela ainda heauheuahea.
    Beijinhos.

    meuinteriorinfinito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Mi!
    Adorei a resenha =)
    Guarde seu coração para Cidade de Vidro haha. *0*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li, Biel! Tô postando as resenhas com bastante atraso! hehe... E realmente Cidade de Vidro é o melhor da série!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...