7.2.14

Resenha: Cidade de Vidro


Cidade de Vidro - Cassandra Clare
476 páginas


"Eu amo você, e vou amar até morrer, e se houver vida depois disso, vou amar também"


Definitivamente, Os Instrumentos Mortais é uma série cujo protagonista não é o protagonista. Vou me explicar... Era pra Clary ser a protagonista e Jace o par romântico da protagonista, certo? Acontece que essa história é do Jace! Ele é o personagem mais explorado e, inegavelmente, o mais interessante.

Eu já havia gostado muito dos dois volumes anteriores, mas Cidade de Vidro se superou! Os personagens estão cada vez mais bem trabalhados. Alguns nos cativam com seu altruísmo e coragem, outros nos causam repulsa.
Dentre os meus preferidos estão Simon, que ganhou de vez meu coração e mostrou que o vampirismo lhe caiu muito bem; Isabelle, que se mostrou uma garota que eu iria querer como amiga; e Magnus, que nesse livro, ao contrário do anterior, teve mais destaque que Alec e pôde mostrar que, muito mais que um feiticeiro charmoso e excêntrico, é também um homem apaixonado. Aliás, por falar em Magnus e Alec, só um recado pra dona Cassandra: parabéns!

Nesse livro, todos os personagens acabam indo para Idris, cada um por um motivo diferente. Lá, eles conhecem outros Caçadores de Sombras, inclusive Sebastian, um rapaz misterioso que logo se interessa por Clary.
Acontece que as barreiras da impenetrável cidade de Alicante mostram que não são tão impenetráveis assim e todos precisam lutar por sua sobrevivência. Nesse contexto, a Clave terá que tomar uma importante decisão: engolir o orgulho e lutar ao lado dos seres do Submundo contra Valentim ou entregar o controle dos Nephilim ao vilão.

Cidade de Vidro é um livro cheio de ação e revelações incríveis. O amor proibido entre Clary e Jace trouxe certa complexidade ao enredo, além de ter dado uma boa apimentada na história.
O amadurecimento na escrita da autora é visível. Ela se livrou de alguns hábitos chatos que manteve nos dois primeiros volumes e, em contrapartida, continuou com uma narrativa fluida, que não dá vontade de parar de ler.
Como todos devem saber, Os Instrumentos Mortais era pra ser uma trilogia, mas Cassandra resolveu dar uma esticadinha e fazer outros 3 volumes pra série. Contudo, todos os conflitos surgidos em Cidade dos Ossos são resolvidos em Cidade de Vidro. Por isso mesmo estou super curiosa pra ver o que a autora vai inventar na segunda parte da saga de Clary Jace!
Só espero que ela não me decepcione e que eu continue tão apaixonada por Jace quanto estou nesse momento...

12 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Quero muito ler essa série, amei ler o primeiro livro!!
    Adorei a resenha
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gostou do primeiro, precisa ler os outros mesmo, Poli!

      Excluir
  2. Eu realmente não gosto da Clary, mas o Jace é mt amor, por isso, esse é meu livro preferido da série, mas os outros tbm são ótimos, feliz por vc estar gostando tbm.

    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gostei mais dela, mas acho que ela ficou mt dramática depois do segundo livro, e isso me irrita! hehe

      Excluir
  3. Cidade de Vidro coooom certeza é meu preferido na série. ♥ E não tenho muita fé que Cidade do Fogo Celestial vá ter um final tão bom e fechado quanto Cidade de Vidro. xD Mas concordo que o Jace é o protagonista e não a Clary, ele é muito mais interessante que ela, e por isso a escrita em primeira pessoa me deprime um pouco, limita um pouco, eu acho. :\ E eu tenho alguma pena do Simon, de uma maneira ou de outra, ele sempre parece ser aquele que se ferra no fim das contas, mesmo tendo a melhor intenção em todos os momentos. xD Poor guy. xD

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb é meu preferido, Luísa! Qt ao Simon, passei a gostar dele depois do segundo livro, aí não implico mais... :)

      Excluir
  4. Não tem como não gostar dos livros dessa série, li e amei cada um, as vezes deu uma vontade de surrar a Clary, mas da pra aguenta-la, adorei o papel do Simon nesse terceiro, na verdade Cassandra Clare arrasou neste volume.

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6392053

    ResponderExcluir
  5. Ei Mi!
    Que bom que você está gostando de TMI *_*
    Uma dica, quando for ler Cidade dos Anjos Caídos não vá com tanta expectativa rs, ele é bem chatinho. Em contra partida, Cidade das Almas Perdidas é <3.
    Terminei de ler a Trilogia das Peças Infernais e aprendemos mais sobre o Magnus *-* e se você gostou do Jace, vai se apaixonar pelo Will =) o mais legal, é pegar as referencias que ela deixa. Fantástico! Cassandra Clare virou uma das minhas autoras favoritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero As Peças Infernais, Bieeel! Mas preciso ler os livros que tenho aqui antes, pra não acumular...

      Excluir
  6. Estou lendo esse livro no momento e: MALEC *-* Amo demais eles :P

    Beijos, Jessica
    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu livro preferido da série, Jéssica! E tb sou MALEC!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...