16.2.14

Um dedo de prosa...

O primeiro Um Dedo de Prosa desse ano vai discutir um tema bastante controverso: o que vale mais, a quantidade de livros que você lê ou a qualidade dos livros que você lê?

Já cansei de ver em fóruns de discussão sobre leitura as pessoas comparando a quantidade de livros lidos no período de um ano, e tem gente que jura que conseguiu alcançar a marca de quase 500 volumes! Dá vontade de perguntar pra pessoa: cê jura?
Gente, o ano tem, normalmente, 365 dias, como que a criatura consegue ler mais de um livro por dia?! Eu não acredito, e mesmo que seja verdade, será que dá pra absorver tanta história assim em tão pouco tempo?
Com certeza, pessoas como essa que citei valorizam bem mais a quantidade do que a qualidade e tudo bem, é um direito delas, mas eu não acho que os apaixonados por leitura só querem ler, mas sim, aproveitar as histórias em que embarcam. Eu, pelo menos, sou assim...

É claro que fico toda orgulhosa quando vejo que consegui ler muitos livros durante o ano, mas quando essas leituras foram proveitosas, elas valem muito mais. Sendo assim, posso dizer que considero a qualidade mais importante, enquanto a quantidade vale mais como uma sensação boa de dever cumprido.
As metas, por exemplo, me incentivam a ler mais, o que não significa que eu só me preocupo com números. Elas, na verdade, me estimulam e me dão uma direção, o que pra uma pessoa bagunçada como eu, é muito útil.

Obviamente, não estou criticando quem lê muito. Eu, inclusive, leio bastante até. Acho super possível ler muitos e bons livros, e não é o gênero o que define a qualidade da leitura.
Só para ilustrar, particularmente, gostei muito mais de Divergente, que é YA, do que de Orgulho e Preconceito, que é um super clássico. Por outro lado, amei 1984, que também é um clássico e não gostei de A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, que pertence ao meu gênero preferido, a fantasia.

Ou seja, somente exercitando a leitura é que vamos descobrir o que é válido ou não para nós, e, a partir do momento que você começa a ler o que gosta, o que, pra você, é de boa qualidade, você vai lendo cada vez mais, e a quantidade vem de brinde!


Ah, quer saber, leia muito, leia pouco, leia clássicos, leia YA, mas LEIA! Pois, parafraseando Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros!

4 comentários:

  1. Mi, amei amei amei esse post!
    Sabe, concordo com você na questão da "disputa" por quem lê mais... acho a qualidade mais importante, sinceramente...
    Muito bom o dedo de prosa :)

    Escreva mais!

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, Sô! Vou escrever sim, só preciso arrumar mais tempo pq minha vida tá mt corrida!

      Excluir
  2. Temos essa opinião em comum, também dou mais importância a qualidade que a quantidade!
    Quando pego um livro pra ler, não o pego com o pensamento de que será mais um livro, simplesmente o escolho para ser a porta que me levará desse mundo para um mundo totalmente diferente. Eu leio bastante, mas não tanto quanto quero, costumo demorar muito quando gosto do livro ou quando não gosto, uma porquê quando gosto não quero sair do livro, outra que quando não gosto, demoro a sair dele. Leio rápido quando gosto do livro, não leio rápido quando não gosto dele, isso porque ás vezes esqueço que vivo na terra e quando vejo, o livro já terminou.
    Quanto aos gêneros, até hoje tenho duvidas do meu predileto, pra mim não existe gênero ruim ou gênero esplendido, existe gênero adaptado para ser lido no período certo da nossa vida.
    Portanto, o que realmente importa é a importância que o livro fez a você, e não a quantidade de livros que podem passar despercebidos e sem significância alguma para o leitor.

    GabryelFellipeealgo.blogspot.com

    Como eu sempre digo: "A realidade me deixa louco, a imaginação me deixa são"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o comentário, Byel! Apesar de ter um gênero preferido, que é a fantasia, concordo com vc quando diz que há momentos certos para cada tipo de livro.E adorei a frase do final!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...