30.3.14

1001 livros para ler antes de morrer

O primeiro livro de um brasileiro a aparecer aqui no "1001 livros" é O Cortiço, de Aluísio Azevedo, conhecido por ser mais preocupado em criar personagens convincentes do que um enredo excessivamente trabalhado. Apesar de ter nascido no Brasil, foi em Buenos Aires que o autor passou seus últimos anos de vida. O Cortiço é um livro que denuncia a exploração e as péssimas condições em que viviam os moradores de estalagens e cortiços cariocas no final do século XIX.
 

Quotes da obra:

"Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas."
 
"E devorava-a de beijos violentos, repetidos, quentes, que sufocavam a menina, enchendo-a de espanto e de um instintivo temor, cuja origem a pobrezinha, na sua simplicidade, não podia saber qual era."
 
"Honestidade sem mérito, porque vinha da indolência do seu temperamento e não do arbítrio do seu caráter."
 
"Também cantou. E cada verso que vinha da sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio. E o Firmo, bêbedo de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano com línguas finíssimas de cobra."
 
"A velha respondia dizendo que a felicidade não se fizera para ela. E suspirava resignada."
 
"Não era a inteligência nem a razão o que lhe apontava o perigo, mas o instinto, o faro sutil e desconfiado de toda fêmea pelas outras, quando sente seu ninho exposto."
 
"A filha era a flor do cortiço. Chamavam-lhe Pombinha. Bonita, posto que enfermiça e nervosa ao último ponto; loura, muito pálida, com uns modos de menina de boa família. A mãe não lhe permitia lavar, nem engomar, mesmo porque o médico a proibira expressamente."

12 comentários:

  1. Oi Michelly, tudo bom?
    Com certeza O Cortiço é um clássico. Já li nos tempos de colégio mas assim como Os Miseráveis de Victor Hugo é um livro que não pode sair da estante!

    Outro motivo da minha visitinha hoje foi para lhe convidar para responder a tag http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/2014/03/tag-series.html#more
    espero que goste!
    beijão
    Paulinha
    http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Adoro tags e vou responder, sim! Te aviso quando postar, tá?! :)

      Excluir
  2. Oi Michelly,
    Já li alguns capítulos de O cortiço, no meu ultimo ano da escola, para um trabalho.
    Não me animei com o restante das leitura e acabei lendo apenas algumas obras que comentavam o livro para poder concluir as atividades necessárias.
    Acho a leitura válida, mas ainda vou adiá-la por um tempo, pois o livro não faz muito meu estilo, rs.

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te confessar uma coisa, Ká... Eu tb não gostei desse livro! hehe... Mas, como meu blog é democrático, postei mesmo assim! kkkkk

      Excluir
  3. Já ouvi falar muito desse livro, porém até agora não li, mas creio que devia, pois tirando alguns livros que li no Ensino Médio, nunca li muitos livros clássicos brasileiros.
    Enfim, sou nova por aqui no seu blog e gostei, belo layout aliás, adorei as corujas!

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb lia mais clássicos no colégio, Flávia... Acho que é assim com a maioria das pessoas, né?! hehe

      Excluir
  4. Hey Michelly!
    Faz tanto tempo que não leio um clássico! E confesso, que os únicos que li foi para o colégio mesmo haha.
    Mas de qualquer jeito, o livro parece ser muito bom!
    Assim como a Paula, eu vim porque te indiquei para uma Tag lá no meu blog!
    http://livros-com-pipoca.blogspot.com.br/2014/03/tag-9-feiticos-de-harry-potter.html?m=1
    Espero que goste ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, Lí! Muito obrigada, viu?! Assim que responder, te aviso!

      Excluir
  5. Ouvi falar muito do livro mas ainda não li, acredita?
    Tenho que parar com o preconceito literário e ler mais livros brasileiros e estou trabalhando nisso. Esse com toda certeza estará na lista *-*

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tinha um certo preconceito com livros brasileiros, mas acho que é porque esse lance das escolas nos obrigar a ler livros muito complexos,acaba contribuindo pra esse preconceito... Mas o que importa é que a gente perceba que existem muitos livros nacionais que são ótimos!

      Excluir
  6. Cada livro, depois de lido, passado um tempo, quando recordado, nos lembra várias coisas. Quando penso em O Cortiço me lembro de momentos tão bons na minha vida que chego a sentir até um peso bom e dou até risada sozinho. O Cortiço foi um livro muito bom, lido em um momento melhor ainda. Não é por acaso que Aluísio é o escritor brasileiro de que eu mais gosto, foram dois livros que li desse autor, e em nenhum dos dois eu tive decepções. Recomendo.

    GabryelFellipeealgo.blogspot.com
    El Costa - Confins Literarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tenho essa sensação a cada HP que releio, Byel. É muito bom!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...