25.4.14

Resenha: O Chamado do Cuco


O Chamado do Cuco - Robert Galbraith
447 páginas


"Uma luz fria banhava o interior da tenda. Dois homens estavam agachados ao lado do corpo, prontos para, enfim, transferi-lo para um saco mortuário. A cabeça da mulher sangrara um pouco na neve. O rosto estava esmagado e inchado, um olho reduzido a uma prega, o outro mostrando uma lasca de branco opaco por entre pálpebras distendidas. Quando o top de lantejoulas que ela vestia cintilava nas leves alterações da luz, dava a impressão inquietante de movimento, como se ela voltasse a respirar ou retesasse os músculos, pronta para se levantar. A neve caía com toques suaves de pontas de dedos na lona do alto."


Pra quem vive numa caverna e ainda não sabe, O Chamado do Cuco foi escrito por J. K. Rowling, usando o pseudônimo de Robert Galbraith. O livro narra a investigação da morte de Lula Landry, uma supermodelo problemática que caiu da sacada de seu apartamento.
Inconformado com a conclusão da policia que Lula teria se jogado para a morte, seu irmão adotivo, John Bristow, contrata o detetive Cormoran Strike para descobrir se a modelo realmente cometeu suicídio ou, como ele acredita, foi assassinada.
Cormoran, por sua vez, tem seus próprios problemas: os negócios vão mal, ele acabou de se separar - mais uma vez - de sua bela esposa e, por não ter pra onde ir, está morando em seu escritório.
Para investigar a morte de Lula, o detetive contará com sua secretária temporária, Robin Ellacott, que, apesar de mal remunerada, sempre quis trabalhar com um detetive. Quem não gosta muito dessa idéia é Matthew, o noivo da moça, o qual insiste dizer que Cormoran é um charlatão.
Durante a investigação surgem vários suspeitos do possível crime. Um dos primeiros nomes cogitados é o de Evan Duffield, que vivia um namoro conturbado com Lula, cheio de idas e vindas. Mas também poderia ser o tio da garota, Tony Landry, sempre frio e que nunca foi a favor de sua adoção. Ou seria Rochelle, a amiga sem teto que todos afirmam que se aproveitava da compaixão de Lula?

Eu estava muito ansiosa para ler outra coisa de J.K., além de Harry Potter, ms não sei porque acabei não lendo Morte Súbita, que foi lançado bem antes de O Chamado do Cuco. O fato é que ganhei esse último de amigo oculto e coloquei no meu Desafio de Férias, pra não ter desculpa pra eu não ler.
Quando se trata de séries ou autores que gosto, não consigo controlar minhas expectativas. O que significa que já comecei a leitura esperando maravilhas, mesmo sabendo que fazer isso é um grande erro.
E aí que no início essas maravilhas não vieram, o que começou a me deixar um pouco receosa. A escrita de J. K. continua incrível, fluida e interessante, mas de cara não me identifiquei com uma das primeiras personagens que foram apresentadas, a que seria a futura secretária de Cormoran, Robin. Não é que eu não tenha gostado dela, o problema é que eu não gostei nem desgostei, e essa falta de opinião é o que me incomoda.
Depois conheci Cormoran, que mesmo enrolado, falido e nada atraente, me cativou completamente.
As investigações começam e as coisas também começam a melhorar. Sempre gostei de livros policiais e o desenvolvimento da história de J. K. não deixou nada devendo para autores renomados do gênero.
Mas aqui faço uma ressalva... Apesar de ter amado as partes investigativas, aquelas que fugiam desse contexto foram bastante entediantes. Porém, como é um livro policial, as investigações estiveram presentes na maior parte da narrativa, o que fez O Chamado do Cuco ser mais empolgante do que chato.
O final foi surpreendente! Por um lado fiquei decepcionada por não ter adivinhado o desfecho, ainda mais levando em consideração que eu imaginei da mais simples resolução, a mais mirabolante teoria e, mesmo assim, não acertei. Por outro lado fiquei muito feliz por ter sido pega de surpresa com um final que, apesar de inesperado, foi muito bem explicado, sendo que agora que sei o que aconteceu de verdade, fico me perguntando como não percebi as pistas que foram deixadas no decorrer da narrativa.

Apesar de este livro não ter alcançado a perfeição de Harry Potter, J. K. mostrou, mais uma vez, porque é uma das autoras mais bem sucedidas do mundo. Não só recomendo a leitura de O Chamado do Cuco, como também desafio vocês a descobrirem como se deu a morte da pobre menina rica. Quem se arrisca?

12 comentários:

  1. Olá! Adorei a resenha, me deixou bem curiosa. Esses dias quase comprei o livro, mas fiquei com medo de não gostar, agora depois dessa tua resenha, acho que vou me arriscar. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aaaa esse ta na minha lista faz tempo, preciso ler *-*

    http://maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu me arriscarei! RsRs

    Tenho esse livro há muito tempo e estou com o objetivo de lê-lo esse ano! Quem sabe mês que vem! Já li a Morte Súbitas e amei *-------* Mas, não sei o motivo, Chamado do Cuco não desperta minha vontade por lê-lo! :( E olha que a continuação das investigações de Cormoran e Ellacott tem continuação em "The Silkworm" :D

    GabryelFellipeealgo.blogspot.com
    El Costa - Confins Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que sair a continuação eu vou comprar! Não largo mais o detetive Cormoran! hehe

      Excluir
  4. Oi Michelly. Desde que revelaram que a J.K. era a verdadeira autora desse livro, eu me encontro em uma vontade avassaladora de lê-lo, porém eu também tenho um pouco de medo de simplesmente não gostar do livro. Odiaria destruir a imagem impecável que eu tenho da Rowling.
    Beijo,
    Isabella
    http://agalileu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei com esse medo antes de ler, Isabella, mas, apesar de não ser tão perfeito quanto HP - tanto pq isso é impossível -, eu gostei muito do livro!

      Excluir
  5. Oi Mi!
    Eu quero muito ler o livro. Tenho Morte súbita aqui, mas estou com poucas expectativas.
    Adorei a resenha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morte Súbita não me empolga tanto quanto esse, tanto que li ele primeiro. Mas agora me deu vontade de ler ele tb!

      Excluir
  6. Estou tentando terminar esse livro há quase dois meses, não é que eu não esteja gostando, muito pelo contrário. Só achei a escrita um pouco cansativa.
    Agora me animei um pouco mais a retomar a leitura.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei com muito medo de me decepcionar, mas graças a Deus, gostei bastante!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...