27.5.14

1001 livros para ler antes de morrer

Hoje é dia de Brasil no 1001 Livros! Menino de Engenho é uma das obras mais expressivas de José Lins do Rego, publicado no ano de 1932. Essa obra, que é a primeira do ciclo da cana-de-açucar, retrata a realidade nordestina e seus vários problemas, utilizando a linguagem introduzida na Semana de Arte Moderna de 1922. Inicialmente, o autor pretendia escrever a biografia de seu avô mesclada com a própria autobiografia durante a infância, porém o livro acabou virando uma história genérica, podendo ser aplicada à vivência de muitos nordestinos.


Quotes da obra:

"O mundo de um menino solitário é todo dos seus desejos."
 
"Era um menino triste. Gostava de saltar com os meus primos e fazer tudo o que eles faziam. Metia-me com os moleques por toda a parte. Mas, no fundo, era um menino triste. Às vezes dava para pensar comigo mesmo, e solitário andava por debaixo das árvores da horta, ouvindo sozinho a cantoria dos pássaros."
 
"Esta força arbitrária do destino ia fazer de mim um menino meio cético, meio atormentado de visões ruins."

"- Não vá perder o seu tempo. Estude, que não se arrepende."

"E a lembrança de minha mãe enchia os meus retiros de cinza. Por que morrera ela? E de meu pai, por que não me davam notícias? Quando perguntava por ele, afirmavam que estava doente no hospital. E o hospital ia ficando assim um lugar donde não se voltava mais."

"Eles nasceram assim porque Deus quisera, e porque Deus quisera nós éramos brancos e mandávamos neles. Mandávamos também nos boi, nos burros, nos matos."

2 comentários:

  1. Oi Michelly,
    Apesar de ter prometido mais literatura nacional importante esse ano nas minhas leituras, esse é um livro que não me chama muito atenção.
    Acho interessante, mas vai pedir um esforço à mais na leitura então vou adiá-la por um tempo.
    Gostei das quotes!
    Beijos,
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem livros que são mais densos mesmo, aí é melhor ler quando vc estiver num momento propício pra esse tipo de literatura, né?!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...