4.5.14

Semana Especial Adaptações Literárias #1

 
Adaptação literária é a classificação dada ao filme ou série cujo roteiro foi inspirado em um livro, independentemente se esse é um romance, conto, biografia, quadrinhos ou qualquer outro tipo de literatura. O roteiro adaptado, que, inclusive é uma das categorias do Oscar, contrasta com o chamado roteiro original, que é aquele que se constitui de material escrito especialmente para o filme ou série em questão.
 
 
É perceptível que o número de adaptações literárias cresce a cada dia, e hoje é quase certo que um livro que alcance determinado sucesso, vai acabar no cinema ou na televisão. No mês passado tivemos a estreia de Divergente, um dos maiores sucessos literários dos últimos tempos. Mês que vem teremos a estreia de A Culpa é das Estrelas, outra história super aguardada pelos fãs do livro. E esses são só dois exemplos da chuva de adaptações que já estrearam ou ainda irão estrear nos cinemas do mundo inteiro. Se levarmos em consideração as adaptações feitas para a televisão, então, poderemos citar como exemplo séries de grande sucesso mundial como Game of Thrones e The Walking Dead.


Pensando nesse interesse coletivo acerca das histórias adaptadas a partir de livros bem sucedidos, o Mais Uma Página começa hoje a Semana Especial Adaptações Literárias. Espero que se divirtam tanto quanto eu me diverti para escrever os posts!

8 comentários:

  1. Que ideia legal Mi! Vou com certeza ler todos os posts!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê mesmo, hein Lara! :) Espero que vc goste!

      Excluir
  2. Olá Michelly, adorei essa ideia sobre adaptações. Eu sou daquelas que se amou o livro está com certeza na pré-estreia do filme, mesmo com grandes chances de se decepcionar.

    Amei seu blog ♥

    Beijos

    Dani cruz

    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb queria ir em todas, mas o cinema da minha cidade não ajuda...

      Excluir
  3. Adoro assistir as adaptações do cinema e depois ler o livro já com a imagem dos personagens formada! Me parece tb que a maioria dos filmes hoje em dia partem de livros de sucesso... Adorei a ideia dos posts! =)

    CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já prefiro ler o livro primeiro, Carina... Com relação à maioria dos filmes de hoje serem adaptações, também tenho essa impressão!

      Excluir
  4. Gostei muito dos posts dedicados às adaptações! :D excelente ideia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...