9.5.14

Semana Especial Adaptações Literárias #10

Imagina a cena: você acabou de ler um livro incrível e fica sabendo que vai sair o filme. No dia da estreia vai lá, toda empolgada, assistir a adaptação e descobre que os produtores simplesmente destruíram a sua história amada. Tem coisa mais triste?
Agora imagina a mesma situação, mas, quando você acaba de assitir ao filme, sai do cinema com um sorriso no rosto e o alívio de quem viu uma adaptação que faz justiça ao seu livro preferido. Tem coisa melhor?
Para os viciados em leitura, essas duas situações são bem comuns, ainda mais com a quantidade de adaptações literárias que estão sendo feitas. Mas me diz, o que um filme precisa para ser considerado uma boa representação da história escrita?

Como um exemplo de adaptação mal sucedida, temos o primeiro filme da sére Percy Jackson, O Ladrão de Raios. Eu devo ter sido a única pessoa no mundo que gostou daquele filme, mas sei que só gostei porque ainda não tinha lido o livro, o que acabou fazendo com que eu não tivesse nenhuma 
expectativa sobre o resultado final. Na verdade, eu nem sabia direito do que se tratava e acabei achando o filme divertido. Mas depois que li o livro entendi a fúria dos fãs de Percy Jackson... Gente, aquela adaptação só lembra muito superficialmente a história original. Parece que os produtores usaram o livro somente como uma base e criaram um desenvolvimento totalmente diferente por cima. O resultado foi a insatisfação geral dos fãs do semideus e a desconfiança com relação ao próximo filme da série, que, por sinal, eu ainda não assisti.
Agora um exemplo que pode ser citado como bem sucedido é Jogos Vorazes. É incontestável que o filme é a reprodução perfeita do livro, sendo que até algumas falas coincidem. A caracterização dos personagens também é o mais fiel possível, e os fãs ficaram muito satisfeitos quando viram o resultado final do projeto. O segundo filme da franquia seguiu a mesma linha e continuou não decepcionando os fãs da saga. Isso mostra que é super possível que uma adaptação seja bem feita, basta talento e boa vontade.

Eu, em particular, entendo que é impossível um filme ser a cópia fiel de um livro, tanto porque seriam necessárias muitas horas para encenar determinada história, palavra por palavra. Em contrapartida, se um estúdio decide adaptar uma obra literária, ele não pode se afastar completamente do enredo original, usando somente o nome da obra como chamariz. Convenhamos, isso é até desonesto, né?!
Para resumir, o que queremos ver em uma adaptação, e acho que a maioria dos leitores vai concordar comigo, é fidelidade à história original, personagens com as características que foram descritas no livro para seus respectivos personagens, investimento em efeitos visuais e qualidade de imagem. Se puder transferir algumas falas dos livros, eu também não acho ruim não... E, sinceramente, isso não é pedir muito.

Vocês estão satisfeitos com os filmes inspirados em livros que já assistiram? Qual seria a receita para uma adaptação de sucesso, na opinião de vocês?

6 comentários:

  1. De varias adaptações literárias podemos tirar ótimos filmes e isso que é o bacana, poder se apaixonar duas vezes pela mesma obra, pra mim filmes como o clube da luta, laranja mecanica, o iluminado, deixe me entrar, entre outros, são ótimos exemplos das vezes em que o cinema acerta. ^^

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Laranja Mecânica e quero muito assistir Clube da Luta, que é um dos filmes preferidos do meu namorado!

      Excluir
  2. A adaptação de Em Chamas foi melhor ainda *-*
    Percy Jackson não existe, para de contar mentiras Mi :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim, Biel! Procura aí que vc vai ver! kkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Eu adoro filmes e livros e sempre fico pensando em adaptações. Eu concordo que uma adaptação nunca será igual ao livro, porque são linguagens diferentes. Mas eu acho que já vi muitos filmes tão bons quanto o livro, e outros melhores. Ultimamente, li o fantástico Fahrenheit 451 e depois assisti à adaptação do Truffaut. A adaptação é totalmente diferente do livro, ele mudou toda a história e achei fantástico também! Acho que se o diretor sabe fazer bons filmes, em geral, vai fazer boas adaptações mesmo se não for fiel.

    beijos,
    Nereida
    agua-marinha.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nereida! Eu concordo que um bom diretor tem mais chances de fazer um bom filme, mas acho que o problema nem é se o filme em si é bom ou não... Os leitores acabam se decepcionando quando a adaptação é muito diferente do livro. Olha o exemplo de Percy Jackson: é um bom filme se for considerar só o filme, mas quase ninguém gostou porque foge muito do livro.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...