10.5.14

Semana Especial Adaptações Literárias #11

O mundo das adaptações literárias não tem espaço somente para os filmes, mas também para as séries de TV. Nesse grupo, há aquelas que alcançaram um sucesso até maior do que o de muitas adaptações cinematográficas. Hoje é sobre esses seriados que eu falo com vocês! Lógico que muitos ficarão de fora, mas vocês podem comentar a vontade, tanto sobre as séries que serão citadas quanto sobre as que não foram lembradas nesse post.

 
Game of Thrones é uma série da HBO inspirada nos livros de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, a qual, atualmente, está apresentando sua 4ª temporada. A trama gira em torno de uma disputa entre as famílias mais importantes do continente para conquistar o Trono de Ferro e ser o rei de Westeros. É uma das séries mais assistidas da TV, ganhando o público pela fidelidade aos livros. É óbvio que há certas mudanças no enredo para que ele se adeque melhor ao formato exigido pela TV, mas as diferenças são mínimas se analisarmos a obra em geral. O importante é que o clima de guerras e intrigas presente nos livros também marca presença na série, que, a propósito, é uma das minhas preferidas.

The Walking Dead é uma série de zumbis adaptada dos quadrinhos de Robert Kirkman. Ela mostra a vida de alguns sobreviventes após um apocalipse zumbi, centrando sua história no xerife Rick Grimmes, que acorda em um hospital depois de meses em coma e descobre que o mundo não é mais aquele que conhecia. A partir daí, ele parte em busca de sua esposa e filho, enfrentando a morte todos os dias. Essa é outra de minhas séries preferidas e acabou de apresentar sua 4ª temporada no mês passado. Em outubro começa a 5ª temporada.

A obra de Jeff Lindsey chamada Dexter: a Mão Esquerda de Deus, inspirou a série de TV Dexter, a qual traz um dos serial killer mais populares do mundo. A adaptação é considerada uma das que têm mais diferenças entre livro e seriado, sendo a 1ª temporada a que sofreu maior influência da obra escrita. Entretanto, as demais temporadas são quase que totalmente indepentes da narrativa dos livros.


Outra série bem sucedida em sua adaptação é The Vampire Diaries, a qual tem como base os livros homônimos de L. J. Smith. O enredo é focado no triângulo amoroso entre a humana Elena Gilbert e os vampiros Damon e Stefan Salvatore. A adaptação fez várias mudanças com relação à história dos livros, porém isso parece não incomodar os fãs, que seguem fiéis ao trio de Mystic Falls (na TV, já que os livros são ambientados em Fells Church).

Também vale citar a adaptação dos livros de Cecily Von Ziegesar, Gossip Girl. A série homônima é narrada por uma blogueira misteriosa e foca na vida glamourosa dos adolescentes ricos de Nova Iorque. Porém os livros só servem como uma base para a história, já que muitas mudanças foram feitas para a televisão. Mas engana-se quem pensa que isso atrapalhou o desempenho da adaptação, já que tanto ela quanto os livros são muito bem sucedidos.

 Por fim, destaco Sex and the City, que foi uma série exibida pela HBO entre os anos de 1998 e 2004. Baseada no livro de Candace Bushnell, ela nos apresenta as aventuras das amigas Carrie Bradshaw, Samantha Jones, Charlotte York e Miranda Hobbes. Também foram feitos dois filmes com as histórias de Carrie e sua trupe, sendo que tanto esses, quanto a série de TV, têm um forte apelo junto aos fashionistas de plantão.

4 comentários:

  1. Oi Michelly :)

    Eu não sou muito de ver séries, mas acompanho TWD e irei começar a ver Dexter. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb pretendo começar Dexter em breve, Gabriel!

      Excluir
  2. Game of Thrones é deeeeeeeemais *-* HUSAUHA'

    http://maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e principalmente graaaaau! hehe

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...