11.5.14

Semana Especial Adaptações Literárias #13

Além de livros, os estúdios andam investindo em outros dois nichos bastante lucrativos para o mercado cinematográfico. O primeiro deles é o das adaptações de quadrinhos de super-heróis, que vem ganhando um número maior de admiradores a cada filme lançado.


Pra mim, a melhor trilogia desse gênero é a de Batman, dirigida por Christopher Nolan. Além de Batman ser o herói mais promissor dos quadrinhos, graças à união de seu lado sombrio com o aspecto puramente humano, ainda foi entregue a um dos melhores atores de Hollywood, Christian Bale. O resultado foram três filmes espetaculares, com atuações impecáveis e que, finalmente, fizeram justiça a um dos heróis mais populares do mundo.

Outro filme produzido por Christopher Nolan foi O Homem de Aço, adaptação dos quadrinhos do Super-Homem. Esse filme, que trouxe Henry Cavill no papel principal, foi o responsável por dar uma visão mais adulta e verossímil da história do herói indestrutível.

Também temos que lembrar do meu amado Homem de Ferro, o qual conquistou o público com a atuação forte e divertida de Robert Downey Jr. Eu, particularmente, atribuo boa parte do sucesso dos filmes ao seu protagonista que, de todos, é o herói mais carismático.

Já o nerd Peter Parker ganhou duas séries de filmes. A primeira, estrelada por Tobey Maguire, foi uma trilogia intitulada de Homem-Aranha. A segunda será uma quadrilogia, chamada de O Espetacular Homem-Aranha, a qual já tem dois filmes lançados e traz Andrew Garfield no papel principal. Eu tenho um carinho muito especial pela primeira trilogia e pelo Peter franzino e de atitude humilde criado por Maguire, porém, não posso negar que estou amando o Aranha mais atirado e divertido de Garfield. Qual vocês preferem?

Além desses, temos sucessos como Thor, Capitão América, X-Men, Wolverine, Quarteto Fantástico e Os Vingadores, que reúne quase todos os heróis da Marvel. Para o segundo semestre desse ano, ainda está previsto o lançamento de mais um filme inspirado nos quadrinhos, que será As Tartarugas Ninja. Eu adorava o desenho e mal posso esperar pra ver o resultado dessa adaptação!


O segundo nicho cujos produtores andam investindo, são as releituras dos contos de fadas.

Um dos maiores exemplos é Alice no País das Maravilhas, dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp. O filme mostra uma versão bem mais sombria da história ambientada no curioso país, além de dar mais ênfase ao Chapeleiro Maluco, personagem de Depp.

Branca de Neve recebeu duas adaptações quase ao mesmo tempo. A primeira delas foi Espelho, Espelho Meu, que trouxe Julia Roberts no papel da Rainha Má. Adorei o filme e a interpretação dos atores. Em seguida foi lançado Branca de Neve e o Caçador, com Kristen Stewart e Chris Hemsworth. Confesso que não vi esse filme até hoje por pura implicância com a Kristen... Eu sei que isso é feio, é um pré-julgamento e tal, mas ela não me desce de jeito nenhum! Apesar disso, qualquer hora faço um esforço e assisto ao filme.

Uma das minhas adaptações preferidas é Oz, Mágico e Poderoso. Assim como vem acontecendo com os outros contos de fadas, o filme não é uma cópia do livro. Esse serviu mais como uma inspiração para a adaptação que conta a história da chegada de Oz no País das Esmeraldas. Do desenvolvimento da história à fotografia, passando pela interpretação dos atores, achei tudo incrível.

Outros exemplos que podem ser citados são João e Maria, Jack: O Caçador de Gigantes, A Fera, A Garota da Capa Vermelha e Malévola, estrelado por Angelina Jolie e previsto para ser lançado no próximo dia 29. Como fã de carteirinha de A Bela Adormecida, vocês podem imaginar minha ansiedade pro lançamento desse filme, né?! Contagem regressiva!


Essas histórias da nossa infância, assim como os quadrinhos de super-heróis, ainda inspiram algumas séries de TV.

Once Upon a Time, por exemplo, é uma das séries que mais gosto justamente por misturar as histórias de quase todos os personagens dos contos de fadas. A série está na 3ª temporada e já conta com um spin-off chamado Once Upon a Time in Wonderland, focado na história de Alice no País das Maravilhas.

Do lado dos heróis, a série Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. vem fazendo sucesso entre os fãs dos quadrinhos. Eu não assisto, mas se alguém aí assiste, por favor, nos contem se é boa mesmo!


E por enquanto é só, pessoal. Mais tarde eu volto com a última postagem do nosso especial de adaptações literárias. Espero que vocês estejam gostando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...