7.6.14

1001 livros para ler antes de morrer

Oliver Twist é um órfão que, depois de fugir do coveiro pra quem foi vendido, conhece o chefe de uma quadrilha de meninos especialista em furto de joias. A partir daí o garoto começa a viver a grande aventura de sua vida. Mas engana-se quem pensa que o livro só trata das peripécias de um pobre órfão... Dickens faz uma forte crítica social em seu livro, condenado a hipocrisia e o egoísmo das pessoas, inclusive daquelas que se julgam tão justas.


Quotes da obra:

"Dentre os vários monumentos públicos que enobrecem uma cidade de Inglaterra, cujo nome tenho a prudência de não dizer, e à qual não quero dar um nome imaginário, um existe comum à maior parte das cidades grandes ou pequenas: é o asilo da mendicidade.
Lá em certo dia, cuja data não é necessário indicar, tanto mais que nenhuma importância tem, nasceu o pequeno mortal que dá nome a este livro."

"- Quer vir comigo, Oliver? - perguntou o Sr. Bumble com majestade. 
Oliver estava a ponto de dizer que não desejava outra coisa, quando deu com os olhos na Sra. Mann, que ficara por trás da cadeira do bedel e lhe mostrara a mão em atitude de soco; compreendeu logo o que aquilo queria dizer, porque o pulso da boa velha tantas vezes lhe fora aplicado às costas que era impossível deixar de o ter em lembrança. 
- A Sra. Mann vai comigo? - perguntou o pobre Oliver. 
- Não, é impossível - respondeu o Sr. Bumble , mas há de ir vê-lo de vez em quando. 
Não era isto consolador para a criança; mas, apesar da sua tenra idade, tinha ele já bastante sagacidade, para fingir um grande pesar de se ir embora; não lhe era difícil derramar lágrimas; fome e pancada fresca são muito úteis quando a gente precisa chorar; Oliver chorou naturalmente."

"Dentro de um segundo, estava ele com Tobias sobre a relva, do outro lado do muro. 
Sikes pulou e foi ter com eles imediatamente. 
Dirigiram-se devagarinho para a casa. 
Foi então que, pela primeira vez, Oliver, desvairado de dor e de medo,compreendeu que o arrombamento, o roubo e talvez o assassinato eram o fim da expedição."

2 comentários:

  1. Necessito ler esse livro, a única coisa que já li do Dickens foi uma adaptação de David Copperfield e gostei bastante, quero ler a obra original agora...

    grande abraço!!!

    http://leitorantissocial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li nada dele ainda, mas já comecei a ler Oliver Twist em e-book e estava gostando muito. Só não continuei porque não tenho paciência pra ler on-line...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...