11.6.14

Listas: livros que quase abandonei

Com certeza já aconteceu com você de começar a ler um livro e a história não te prender, seja lá por qual motivo for. Aí é aquela dúvida, abandonar ou não abandonar a leitura?
 
Eu confesso que sou teimosa e acredito que as coisas vão melhorar até o final da narrativa, mas também tenho que admitir que já abandonei um livro, e o pior, um Tolkien! O Silmarillion, conhecem? Apesar de toda a genialidade do pai da fantasia, esse livro é extremamente lento e confuso, cheio de nomes pra um mesmo personagem e nada cativante. Talvez seja meu intelecto que não alcança a obra de Tolkien, talvez o livro que seja chato mesmo, mas o fato é que esse foi o único livro que abandonei até hoje. Claro, isso não significa que eu desisti de vez, um dia dou mais uma chance pra ele...
 
A lista de hoje traz os livros que eu quase abandonei, mas graças à minha teimosia, levei a leitura até o final. Alguns acabaram me surpreendendo positivamente, outros, nem tanto, mas o importante é que eu cheguei ao final! Mas também, quem nunca abandonou, ou quis abandonar, um livro pela metade que atire a primeira pedra!
 
1. A Hospedeira, Stephanie Meyer

 
Vou começar por um dos livros mais controversos da minha vida literária. O início lento e sem graça da história de Peg e Mel, incluindo cenas intermináveis onde elas ficam a beira da morte no deserto, quase me fizeram desistir de A Hospedeira. Porém, da metade do livro pra frente, mais exatamente quando elas encontram o esconderijo dos humanos, a narrativa de Meyer ganha um gás e o livro fica tão legal que eu devorei o resto rapidinho! Por isso eu sempre digo pra quem está lendo esse livro, tenham fé e não desistam! No final a persistência de vocês será compensada.
 
2. A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, Robin Sloan

 
Ao contrário do livro anterior, que me surpreendeu positivamente, a história criada por Robin Sloan foi ruim até o final. Meu problema com A Livraria 24 horas já começou quando vi que a narrativa tinha muito pouco do que a sinopse prometia: a magia ficou em segundo plano e o romance foi um dos mais sem graça dos últimos tempos. Uma enganação.
 
3. Gêmeas, Mônica de Castro

 
Eu já li vários livros espírita que gostei muito, porém Gêmeas é o pior livro que já li na vida. A narrativa tem até um bom ritmo, mas a história é muito mal formulada, deixando vários pontos em aberto. Achei muito raso, principalmente por se tratar de um livro espírita, e só cheguei ao final graças a curiosidade de saber se a trama seria explicada, o que não aconteceu.
 
4. Fome, Michael Grant

 
Esse é um outro exemplo de livro lento no começo, mas com um final decente. Quando comecei a ler Fome e vi que a história não se desenvolvia, fiquei com muita preguiça de continuar, principalmente quando levava em conta o grande número de páginas do livro. Pra ser bem sincera, só fui em frente porque eu já tinha comprado o terceiro volume e não queria encostá-lo na estante... Mas meu esforço foi recompensado quando, depois da metade, a história começa a acontecer de verdade e termina com um super gancho pra Mentiras. Não só terminei de ler Fome, como tive que começar o próximo imediatamente!
 
5. Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões

 
Como deve ter acontecido com muita gente, fui obrigada a ler Camões durante o colégio e, sinceramente, eu não sei como os professores não entendem que esse tipo de literatura não estimula ninguém a gostar de ler! Sério, gente, Camões, Machado de Assis e companhia, são mestres da escrita, porém é pra quem já gosta de literatura. Se hoje eu sou apaixonada pelos livros, agradeço aos meus pais, que sempre me incentivaram a ler coisas as quais eu tinha maturidade para gostar. E como eu não gosto de mentir pra vocês, Os Lusíadas foi a obra que cheguei mais perto de abandonar, pois até cheguei ao final, mas pra conseguir isso pulei muitas partes.
 

14 comentários:

  1. Destes li apena Os Lusiadas e sim, foi para a escola hahaha, mas pretendo alguns outros rs
    Vai saber ....

    Sorteio de Aniversário do Blog - Livro A culpa é das Estrelas acesse www.livrosleituraseleitores.blogspot.com.br ou https://www.facebook.com/livrosleituraseleitores e confira as regras
    Beijos Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo a leitura de A Hospedeira, que, apesar do começo traumático, depois fica muuuuito legal!

      Excluir
  2. Oi Michelly
    diferente de toda a humanidade eu não me incomodei com o começo de A Hospedeira, acho que porque comecei sem expectativa nenhuma e esperando que fosse incrivelmente chato, como nossas expectativas as vezes atrapalham elas me ajudaram dessa vez, esperava beeeem menos, mas é inegável que depois de certa parte o livro fica bem melhor...
    Nunca li nenhum dos outros, negligenciei todos os livros obrigatórios na escola, não li nenhum, se tivesse lido acho que não teria o hábito hoje :p
    Beijo pá tu ^^

    leitorantissocial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb comecei sem expectativa, Rudi, principalmente pq esperava algo do tipo Crepúsculo, meloso e sem noção... hehe

      Excluir
  3. Oi, Flor! Tudo bom?
    De todos os livros que você trouxe na lista, li apenas a Hospedeira, mas ainda quando era bem nova, então esse livro me cativou muito e amei, mesmo muitos dizendo que era parado e sem graça. A livraria 24 horas me pareceu interessante, mas lendo sua opinião, fiquei triste com relação o autor ter deixado um elemento tão essencial em segundo plano, alguns assuntos não são pra qualquer um escrever, não é mesmo?
    Já li também vários livros espiritas, mas esse me pareceu bem fora do contexto, como se tivesse batido na telha do autor sobre o assunto do seu próximo livro, e acaba acontecendo o que você descreveu, fica algo sem graça e um assunto bem ralo e pobre de informações. Sempre fico triste e frustrada quando um livro começa lento, porque parece que demora uma vida para qualquer tipo de ação começar, mas o bom é que na maioria das vezes a ação é boa, compensando tudo!
    De fato os mestres da literatura são o melhor meio de se iniciar no mundo da leitura, e fiquei muito surpresa por você quase abandonar esse livro, não cheguei nem perto de ler e confesso que nem sabia da sua existência. Fico feliz ao ver que são quase abandonos e não abandonos totais, porque é triste você deixar um livro por não aguentar levar a leitura adiante.

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Olha, talvez se vc ler A Livraria sem esperar que seja um livro de fantasia, vc até goste! O que estragou minha relação com esse livro foi justamente as expectativas com a parte mágica da história, que estavam altas e foram frustradas... :/ Também fico feliz quando penso que só abandonei, de fato, um livro até hoje!

      Excluir
  4. Oi Michelly :)

    Quase abandonei A Hospedeira também, mas como você disse, persista, o final compensa. Abandonei A Livraria, não aguentei. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Livraria não faria a mínima diferença na minha vida se eu tivesse abandonado tb, Gabriel! hehe

      Excluir
  5. Quero muito ler A Hospedeira, mas acabei assistindo o filme e desanimei, mesmo sabendo que os livros são sempre melhores. Vou arriscar ler um dia e também não desanimar no começo né hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além dos livros normalmente serem melhores, Pat, ainda tem o fato de que resumiram bastante a história no filme... Então eu acho que vale a pena ler, sim! :)

      Excluir
  6. Oiee Michelly
    adorei esse post, aconteceu o mesmo comigo em relação A hospedeira, mais eu continuei firme e forte e o resultado foi melhor do que esperava. Eu sou apaixonada por aquele livro mesmo tendo sofrido um pouco (muito) no inicio hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então, Clélia! Apesar do sofrimento também adorei!

      Excluir
  7. Nossa e eu tava louca aqui para ler "A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra" #desanimei haha'

    maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sempre vale arriscar, Bia! Vai que vc gosta... hehe

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...