17.7.14

1001 livros para ler antes de morrer

As Mil e Uma Noites trata-se de uma coletânea de contos populares, as quais tiveram sua origem nos folclores indiano, persa e árabe. Tais histórias foram compiladas em língua árabe a partir do século IX, sendo que em 1704 o mundo ocidental pode conhecê-la através da tradução do francês Antoine Galland. A partir daí, a obra tornou-se o clássico da literatura mundial que é hoje.
Quotes da obra:

"Porém, já ia a caravana um pouco adiantada quando se lembrou da jóia que deveria levar como presente ao seu irmão. Voltando, encontrou sua esposa no leito real, abraçada com um escravo. Àquela visão, o mundo escureceu diante de seu rosto. Ele pensou consigo mesmo: “Se isto aconteceu agora, que mal saí dos meus domínios, imagine-se o comportamento dessa dissoluta quando eu estivesse longe!” Pensando assim, desembainhou a espada e matou os dois. Depois voltou para sua caravana. Viajou pela noite até chegar à casa de seu irmão."

"Quando uma mulher deseja alguma coisa, nada poderá vencê-la."

"Mal se passara uma hora do dia quando o mar começou a se agitar e, de repente, dele saiu uma coluna de fumaça negra, que subiu para o céu e dirigiu-se para o prado. Vendo aquilo, os dois irmãos se assustaram e subiram aos galhos mais altos da árvore, de onde se puseram a observar. Eis que aquela coluna se transformou num ifrit de grande estatura, largo de corpo, amplo de peito, que trazia uma caixa sobre a cabeça. Desceu à terra, veio em direção da árvore na qual eles estavam e pôs-se sob ela. Levantou a tampa da caixa e dela tirou um grande cofre de cristal, cuja tampa também levantou. Imediatamente surgiu do cofre uma jovem belíssima, luminosa como o sol quando sorri."

"Ora, esse vizir tinha também duas filhas, cheias de beleza. O nome da mais velha era Sherazade e o da mais nova, Doniazade. A mais velha, Sherazade, tinha lido os livros, os anais, as lendas dos reis antigos e as histórias dos povos passados. Dizem também que possuía milhares de livros de histórias referentes aos povos e aos tempos passados, e aos reis da antigüidade, e aos poetas. Ela era muito eloqüente e muito agradável de se ouvir."

"E Sherazade, naquela primeira noite, começou o seguinte conto..."

4 comentários:

  1. Olá Michelly
    Tenho muita vontade de ler esse livro, espero fazê-lo em breve.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Geeeeeeente eu preciso desse livro *--*
    Ah mo cota eu procuro e nunca acho :(

    maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelly! Tenho muita curiosidade de ler esse livro. "1001 livros para ler antes de morrer". Ainda compro ele para mim! E "Mil e uma noites" parece ser um livro realmente interessante! Gostei da postagem!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  4. eu li algumas histórias do livro, infelizmente não tive a chance de ler a obra completa, mas ainda não desisti de ter minha edição pra ler toda *---*
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...