27.7.14

Semana Especial Harry Potter #3


Grande parte da obra de J. K. Rowling é ambientada em Hogwarts, uma das Escolas de Magia e Bruxaria mais bem conceituadas do mundo bruxo, a qual aceita jovens entre 11 e 17 anos, que são convocados através de cartas. Para chegarem na escola, os alunos pegam o Expresso de Hogwarts na Plataforma 9 ³/4 (ou 9 ¹/2, na tradução do Brasil) da Estação de King's Cross. Chegando lá, eles são transportados até o castelo de duas formas: os alunos do 1º ano atravessam o Lago Negro em barcos, enquanto os demais são levados em carruagens puxadas por testrálios, animais que só podem ser vistos por quem já viu a morte de perto.

Os alunos são divididos entre as quatro Casas da escola: Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. O responsável por essa divisão é o Chapéu Seletor, que faz suas escolhas de acordo com as características que percebe em cada um dos jovens.
A Grifinória, fundada por Godric Gryffindor, tem como símbolo um leão, e suas cores são o vermelho e o dourado. As características mais fortes dos alunos dessa Casa são a coragem e a capacidade de realizar nobres feitos. Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley, Alvo Dumbledore e Minerva McGonagall são alguns dos exemplos de alunos da Grifinória.
A Sonserina foi fundada pelo bruxo Salazar Slytherin, que tinha a “pureza” do sangue (ancestralidade bruxa) como uma das carcterísticas que mais prezava em seus alunos. era astuto, qualidade que apreciava em seus educandos. Suas cores são o verde e o prata, e seu símbolo, uma serpente. Voldemort (Tom Riddle), Severo Snape e Draco Malfoy foram alunos dessa Casa.
A Lufa-Lufa teve como fundadora Helga Hufflepuff, uma bruxa honesta e inteligente, características as quais também são encontradas nos alunos de sua Casa. Seu símbolo é o texugo e suas cores são o amarelo e o preto. Ninfadora Tonks e Cedric Diggory foram alunos da Lufa-Lufa.
A Corvinal, fundada por Rowena Ravenclaw, é representada pelas cores azul e bronze e tem como símbolo a águia. A característica mais forte dos membros dessa Casa é a sagacidade. Luna Lovegood e Cho Chang são alunas da Corvinal.


Durante os dois primeiros anos, os alunos fazem as matérias obrigatórias, que são: Transfiguração, Feitiços, Poções, Astronomia, História da Magia, Defesa contra as Artes das Trevas e Herbologia. As aulas de voo também são obrigatórias.

A partir do 3º ano eles devem escolher ao menos duas entre as matérias opcionais – Aritmancia, Estudo dos Trouxas, Adivinhação, Estudo das Runas Antigas e Trato das Criaturas Mágicas – que também farão parte de sua grade escolar. No próximo post darei mais detalhes, tanto das matérias obrigatórias quanto das opcionais.

No final do 5º ano todos prestam os NOMs das matérias obrigatórias e das que escolheram entre as opcionais. NOM significa Níveis Ordinários da Magia. Cada aprovação em uma disciplina se converte em um NOM, que é o que vai indicar quais são suas inclinações pessoais e vai definir quais matérias o aluno deverá estudar para prestar os NIEMs.

No final do 7º, e último, ano, os alunos prestam os NIEMs, que significa Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia. Nesses exames, cada um escolhe as matérias que prestarão entre aquelas que foram aprovados nos NOMs. Cada aprovação em uma disciplina representa um NIEM, o qual irá indicar as inclinações profissionais do aluno e servirá como critério para a admissão em um emprego.

No próximo post irei falar mais sobre as matérias lecionadas em Hogwarts, assim você já pode ir se preparando pra quando receber sua carta! Até lá!

10 comentários:

  1. Oi Michelly :)

    Muito legal a sua ideia de fazer uma semana só para HP. Sou potterhead assumido e minha casa é a Corvinal. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou meia suspeita pra falar já que sou potterhead, mas esse post ficou lindo, parabéns!
    Lembro-me da primeira vez que assisti Harry Potter e fique fascinada com aquele grande castelo, e com a seleção das casas. "Sonserina, não". Depois, um pouco mais tarde quando já entendia mais de Harry Potter li todos os livros, e aí foi para sempre <3
    Estou louca pra ver o próximo post, beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc goste dessa semana especial, Nat! Eu sei que os Potterheads (inclusive eu) são muito exigentes! hehe

      Excluir
  3. Muito bom, ainda não tive a oportunidade de ler os livros mas já vi aos filmes. É bom entender melhor esse universo.
    http://theuniverseofutopia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qd tiver oportunidade, leia, Angela! Vc não vai se arrepender!

      Excluir
  4. Ameeeeeei o post! Sou muito muito fã de Harry Potter, gostei bastante! =D
    Parabéns pelo blog, ele é lindo! Sucesso!

    Ana,
    http://contos-de-duas-doidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol! Espero que vc goste de toda a semana!

      Excluir
  5. Defesa contras as Artes das Trevas, Feitiço e História da Magia - Estudo dos trouxas também! Mesmo eu sendo mestiço! KK

    Fico em duvida se gosto mais da Ravenclaw ou da Slytherin! Meu coração é Sonserino, mas minha mente é Corvinal! E ai? :D

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa, do Confins Literários

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...