27.7.14

Semana Especial Harry Potter #4

Como prometido, vim falar mais detalhadamente sobre as disciplinas lecionadas em Hogwarts. Começando pelas obrigatórias...

Aula de Defesa Contra as Artes das Trevas com o professor Lockhart

Defesa Contra as Artes das Trevas: durante os anos de Harry na escola, ele estudou os feitiços básicos de defesa, pragas domésticas, criaturas das trevas e as Maldições Imperdoáveis, todos com aulas práticas, exceto no seu 5º ano, que foi completamente focado na teoria. É a matéria com maior rotatividade de professores, já tendo sido ministrada por Quirinus Quirrell, Gilderoy Lockhart, Remo Lupin, Bartô Crouch Jr disfarçado de Alastor Moody, Dolores Umbridge e Severo Snape. Durante a guerra o cargo foi assumido por Amico Carrow, que mudou o nome da disciplina para Artes das Trevas.

Feitiços: é toda magia que você faz para mudar a natureza de um objeto, englobando tudo que não seja da competência de Transfiguração. Os encantamentos praticados nessa aula diferem das maldições devido ao fato de estas serem voltadas para o mal enquanto aquelas são voltadas para o bem. Contudo, isso não significa que os feitiços sejam mais fracos que as maldições. Ao contrário, muitos feitiços são extremamente úteis para combater azarações ou maldições. O responsável pelas aulas é o professor Filius Flitwick.

Poções: é a arte de fabricar e utilizar poções, antídotos e soros. Os ingredientes variam muito, indo do mais simples ao mais peculiar.Já os procedimentos para a fabricação das poções são, normalmente, complicados e levam bastante tempo. Entre os professores que ensinaram esta matéria estão Severo Snape e Horácio Slughorn. 

Herbologia: é o estudo das plantas mágicas e dos fungos. Os alunos aprendem sobre suas propriedades e qual é a melhor forma de cuidar de cada uma. Aprendem também quais precisam ser misturadas à outros ingredientes para terem efeito e quais fazem efeito por conta própria. As aulas de Herbologia são ministradas nas estufas pela professora Pomona Sprout. 

Aula de Poções com o professor Slughorn
Aula de Herbologia com a professora Sprout

Transfiguração: essa aula ensina a transformar a natureza da matéria, ou seja, transforma uma coisa em outra. Até o 5º ano são ensinadas as transfigurações de objetos e animais, além de feitiços de conjuração para coisas pequenas. As classes mais avançadas aprendem transfiguração humana e conjuração e desaparecimento de coisas grandes. Minerva McGonagall é a professora dessa matéria. 

Astronomia: é o estudo dos corpos celestes, quando os alunos aprendem a decifrar os significados mágicos ocultos no céu. As aulas são ministradas na Torre de Astronomia pela professora Aurora Sinistra.

Vôo: essa não é bem uma discilplina da grade curricular de Hogwarts, mas sim um curso obrigatório para os alunos do primeiro ano. Ensina como voar corretamente numa vassoura. A partir do segundo ano do aluno na escola, ela passa a ser matéria optativa. Rolanda Hooch é a professora de vôo.

História da Magia: é a típica aula de história, só que relata acontecimentos do mundo dos bruxos. São estudados assuntos como as Rebeliões dos Duendes e as Guerras dos Gigantes, por exemplo. É a única disciplina ministrada por um fantasma, o Professor Binns.

Duelos: essa matéria voltou a ser lecionada quando Harry estava no seu 2º ano em Hogwarts. Nas aulas, os alunos aprendem ataque e defesa. Os professores responsáveis foram Gilderoy Lockhart e Severo Snape.

Aula de Trato das Criaturas Mágicas com o professor Hagrid
Aula de Adivinhação com a professora Trelawney

Além dessas, também existem as matérias opcionais, as quais os alunos devem escolher no mínimo duas em seu 3º ano. São elas:

Trato das Criaturas Mágicas: ensina sobre criaturas mágicas, sendo que, nos primeiros anos, os alunos estudam as criaturas menos, e de acordo com que os anos vão passando, eles começam a estudar aquelas que oferecem mais risco. O professor da matéria é Rúbeo Hagrid.

Adivinhação: ensina a leitura de folhas de chá, da mão, de bolas de cristal e a melhor forma de interpretar sonhos. Os professores dessa matéria foram Sibila Trelawney e o centauro Firenze.

Runas Antigas: os alunos aprendem a interpretação das runas. 

Aritmância: é o ensino sobre as propriedades mágicas dos números. Foi lecionada pela professora Vector. 

Estudo dos Trouxas: nessa disciplina, os alunos aprendem sobre os costumes dos trouxas de forma geral, ou seja, da vida sem magia.

2 comentários:

  1. Preciso ir para Hogwarts! Minha carta não chega! O meu correio deve ser feito pela Errol! Só pode!

    Escolheria todas as disciplinas opinativas, não, Adivinhação e Aritmância não!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa, do Confins Literários

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...