4.8.14

Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks


O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart
344 páginas


"Eu, Frankie Landau-Banks, venho por meio desta confessar que sou a única por trás das malcriações da Leal Ordem dos Bassês. Assumo a responsabilidade total pelos transtornos provocados pela Ordem - incluindo a Garota da Biblioteca, os Cãezinhos na Janela, a Noite dos Mil Cães, a Revolta da Beterraba Enlatada e o sumiço do Peixinho.
Isto é, eu escrevi as instruções indicando a todos o que deviam fazer.
Eu, e somente eu."


Frankie é uma garota de 15 anos com uma das mentes mais afiadas que a literatura têm notícia. Ela é apaixonada por Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio Alabaster, mas nunca havia sido notada por ele, até agora... Há um ano atrás Frankie não era o que se poderia chamar de uma garota que chamasse a atenção dos meninos, porém, de uns tempos pra cá, seu corpo adquiriu novas curvas que a deixaram bastante atraente. E Matthew foi um dos que reparou nessas novas curvas e, para alegria de nossa protagonista, ela conquista um namorado e a fama no colégio.
Porém Frankie é uma feminista, e mesmo com a nova vida de garota popular ela se sente insatisfeita com o lugar que os garotos a colocam, sempre abaixo deles. Isso piora quando ela descobre que seu namorado faz parte de uma sociedade secreta só para garotos, a Leal Ordem dos Bassês, a qual, inclusive, seu pai também fazia parte.
O objetivo da Leal Ordem era pregar peças no colégio, assim Frankie resolve bolar planos mirabolantes e enviar anonimamente para Alfa, o melhor amigo de Matthew, manipulando as ações do clube.

Sinceramente, eu não esperava muito desse livro... Quando a Companhia das letras, através da Diana, me enviou O Histórico Infame, achei a capa linda mas não fiquei super empolgada com a sinopse. Porém, como a Diana falou maravilhas dele, resolvi ler, e que bom que li! O livro é espetacular!
Frankie é sagaz, inteligente e engraçada. Adorei a personalidade dela e adorei ainda mais o fato dela não se deixar ficar numa posição inferior por ser mulher. Tanto porque todo mundo sabe que quem manda no mundo somos nós...
A narrativa é fluida e muito divertida. A forma que a autora escolheu para narrar sua história, em terceira pessoa, foi perfeita, já que nos dá uma visão mais ampla dos acontecimentos, não se atendo somente às questões que cerceiam os pensamentos da protagonista.

Apesar de, obviamente, não concordar com o machismo de Matthew, acho que ele e Frankie se complementam enquanto casal, mas minha torcida sempre foi para que Frankie ficasse feliz, independentemente se era com ou sem um namorado. Lógico que não vou contar se ela fica com Matthew ou não, mas posso dizer que eu fiquei satisfeita com o desfecho da história.

No final das contas, O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é bem leve e fácil de ser lido, mas não deixa de trazer mensagens importantes como, por exemplo, a de que somos livres para escolhermos por qual caminho queremos seguir, contudo é necessário saber que teremos que conviver com as consequências de nossos atos.
A consequência de eu ter escolhido ler sobre as travessuras de Frankie foi que somei mais um a minha lista de livros preferidos. O histórico dela é incrível, gente, vocês precisam conhecer!

6 comentários:

  1. Me deixou curioso, e esse é um dos livros que eu nunca, jamais tive intenção de ler, claro que você tinha que aumentar minha lista que já está muito grande né dona Michelly >.<
    Adorei a resenha!!
    Grande abraço!!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, Rudi! Mas esse vale a pena! Dá uma chance, vai! hahaha

      Excluir
  2. Sempre tive muita vontade de ler esse livro, parece ser super bacana e só de ter uma protagonista tão forte que defendo o feminismo me interessou.
    Quero muito ler <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc é adepta do feminismo, vai gostar, Inês! E se não for, vai gostar do mesmo jeito! kkkkk

      Excluir
  3. Oi Mih que livro interessante, não conhecia a história ainda e fiquei com vontade de ler, adoro os livros da campainha das letras!

    Valeu a dica Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Companhia capricha msm, Dani! Esse é incrível, leia quando puder que vc vai gostar!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...