7.9.14

Listas: meus livros de fantasia preferidos

Nunca fiz questão de esconder que meu gênero literário preferido é a fantasia. Apesar de amar outros tipos de literatura, como distopias e thrillers policiais, meu coração bate forte mesmo quando vê um bruxo, um elfo, uma fada, ou qualquer coisa que remeta ao universo fantástico.

Portanto, posso dizer que conheço um pouco desse universo e quero dividir minhas melhores impressões dele com vocês. A lista a seguir agrupa meus 12 livros e sagas de fantasia preferidos, por ordem alfabética. Espero que gostem!

1. A Crônica do Matador do Rei


Criada para ser uma trilogia, A Crônica do Matador do Rei está sendo escrita por Patrick Rothfuss e tem 2 volumes lançados, até o momento. Os livros narram a história de Kvothe, contada por ele mesmo. Ele viu os pais serem assassinados, viveu à margem da sociedade, estudou magia numa conceituada universidade, conheceu reis, viveu aventuras amorosas e se tornou meu personagem preferido de todos os tempos!

É um livro muito bem escrito, cuja narrativa é dividida em duas partes: uma mostrando o presente do personagem principal e outra onde ele próprio conta seu passado. Apesar de ser complexo, a leitura flui com facilidade, nos prendendo e nos surpreendendo em vários momentos. Eu costumo dizer que Rothfuss é o novo Martin, portanto, vocês já sabem, leiam!

Resenhas:
O Nome do Vento
O Temor do Sábio

2. A Revolução dos Bichos


Em A Revolução dos Bichos, George Orwell narra uma revolução feita pelos animais da Granja do Solar contra seu dono. Durante toda a narrativa o autor deixa mensagens nas entrelinhas criticando sistemas de governo autoritários, como o de Stálin, na Rússia de 1945.

Não achei nenhuma classificação oficial para o livro, mas devido ao fato de os personagens serem animais que falam, acho que posso considerar como fantasia, né?!

Resenha
A Revolução dos Bichos

3. As Crônicas de Gelo e Fogo



No primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, o rei Robert Baratheon vai atrás de Eddard Stark para convidá-lo a ser a nova Mão do Rei, um tipo de conselheiro real. Ao aceitar Ned vai para Porto Real e a partir daí, não só sua vida como a de todo o reino, muda drasticamente.

George R. R. Martin é um autor genial, que sabe usar de todos os recursos da escrita para prender o leitor à sua história. Durante a narrativa nos deparamos com intrigas, romances, traições, guerras e mistérios. Cada página virada é uma surpresa, com momentos tensos e muitas mortes, sendo que todas elas têm um propósito que acaba ficando claro quando você vai adiante no enredo. Enfim, é perfeito.

Eu ainda preciso dizer alguma coisa sobre essa saga pra convencê-los a ler?

Resenhas
A Guerra dos Tronos
A Fúria dos Reis
A Tormenta de Espadas
O Festim dos Corvos
A Dança dos Dragões

4. As Crônicas de Nárnia



As Crônicas de Nárnia, famoso livro de C. S. Lewis, é um clássico da literatura fantástica, e merece esse título! São 7 livros, mas também foi feito um volume único abarcando todas as histórias. Inspirada na Bíblia, a narrativa mostra desde a criação de Nárnia (que é muito parecida com a da Terra Média, descrita no Silmarillion, de Tolkien) até o apocalipse.

Apesar de não gostar desse termo para falar sobre literatura, considero esse como um livro “obrigatório” pros fãs de fantasia, graças ao cuidado com que foi feito e aos elementos típicos desse gênero. É a fantasia em sua versão mais pura, e vale super a pena.

5. Harry Potter



O que falar de Harry Potter? É, junto com As Crônicas de Gelo e Fogo citada acima, uma das histórias mais perfeitas criadas até hoje. Harry é um órfão maltratado pelos tios durante toda a infância, até que descobre ser um bruxo e vai estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde a aventura realmente começa. Lá ele conhece Rony e Hermione, e os três tornam-se inseparáveis.

Com uma narrativa cativante J. K. Rowling nos conquista com o jogo de gato e rato que faz com o leitor. Durante todo o enredo ela vai dando pistas para os mistérios já estabelecidos e criando outros novos, fazendo com que nossa curiosidade seja constante. Incrível!

Resenhas
A Pedra Filosofal
A Câmara Secreta
O Prisioneiro de Azkaban
O Cálice de Fogo
A Ordem da Fênix
O Enigma do Príncipe 

6. O Circo da Noite


O Circo da Noite é um tipo de fantasia mais soturna e com menos ação, mas não deixa de ser maravilhosa. A história traz Célia e Marco como personagens principais, ambos destinados a participar de um duelo de magia mortal, graças à um acordo entre seus mentores. O que eles não contavam era que as peças desse jogo iriam se apaixonar...

A narrativa de Erin Morgestern é leve, mesmo com todo o clima sombrio criado para servir de pano de fundo, e a edição da Intrínseca é de tirar o chapéu. Muito bom mesmo, vocês deveriam conhecer.

Resenha
O Circo da Noite

7. O Hobbit


Criado por J. R. R. Tolkien, considerado por muitos o pai da literatura fantástica, O Hobbit foi feito para seus sortudos filhos. No decorrer desse livro encontramos a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que releva sua passividade e parte com um grupo de anões em busca do tesouro protegido pelo dragão Smaug. Bilbo, no caso, fica a cargo de roubar o tal tesouro, só isso...

Ao contrário da obra mais famosa de Tolkien, O Senhor dos Anéis, O Hobbit é escrito de uma forma bem menos complexa, o que faz com que a leitura seja menos densa e agrade leitores que não gostam de muitos pormenores durante a narrativa. Porém, a obra também agrada aos mais exigentes, devido à habilidade inigualável que o autor tinha com as palavras. Genial.

8. O Mago de Camelot



Recebi O Mago de Camelot em parceria com o autor, Marcelo Hipólito, e te digo uma coisa: ô parceria boa! O livro conta a famosa história do rei Artur, porém de uma forma mais sucinta. Foi minha primeira experiência com a saga arturiana, e me causou uma ótima primeira impressão.

Marcelo mostrou uma escrita muito competente, além de eletrizante do começo ao fim. Só tenho uma reclamação: o volume tem poucas páginas, e eu queria mais!

Resenha
O Mago de Camelot

9. O Senhor dos Anéis



O Senhor dos Anéis é o clássico dos clássicos da fantasia, portanto dispensa comentários. Assim como O Hobbit, essa trilogia, também lançada em volume único, foi escrita por J. R. R. Tolkien, e narra a trajetória de Frodo Bolseiro em busca da destruição do Um Anel e, consequentemente, de Sauron, o criador do objeto maligno.

A ambientação construída para essa saga é inacreditável. Quem nunca ouviu falar da Terra Média? Pois é, ela foi criada por Tolkien e parece que existe de verdade. Além disso, a trilogia abarca todos os elementos essenciais do gênero, como criaturas fantásticas, magia, guerras entre espécies, a luta do bem contra o mal, e muito mais.

Eu disse que não gosto do termo “obrigação” na literatura, mas vou ter que repetir: essa é mais uma série obrigatória pra quem gosta do gênero.

10. Os Instrumentos Mortais



No início, a ideia era que Os Instrumentos Mortais fosse uma trilogia. Porém, depois de ver o sucesso que a história de Clary e Jace fez, Cassandra Clare resolveu escrever mais 3 volumes para compor a série. O último livro foi lançado esse ano, e finalmente pudemos saber o destino desses personagens.

A história é sobre Caçadores de Sombras, ou seja, pessoas destinadas a caçar demônios soltos no mundo. Ao descobrir que é um desses Caçadores, Clary se vê envolvida em uma trama a qual não compreende muito bem no começo, mas que aos poucos vai tomando forma. Com a vida em risco, ela ainda tem tempo para se apaixonar e para lutar contra seu próprio pai.

Muitos dizem que essa saga tem muito de Harry Potter, já que Cassandra era autora de fanfics da história do bruxo, porém eu não consigo ver semelhanças. Os Intrumentos Mortais me parece bastante original e divertido, principalmente no que diz respeito aos 3 primeiros volumes. Gostei muito, e vocês não imaginam como foi difícil me despedir dos personagens... Acho que não superei até agora.

Resenhas
Cidade dos Ossos
Cidade das Cinzas
Cidade de Vidro
Cidade dos Anjos Caídos
Cidade das Almas Perdidas
Cidade do Fogo Celestial

11. Pluvia


Assim como O Mago de Camelot, Pluvia também foi cedido a mim pela autora, Erica Azevedo, e foi outra parceria muito bem feita. A história é sobre Ana e sua descoberta sobre um mundo cujo acesso é através das gotas de chuva.

Fica claro que Erica bebeu das melhores fontes para criar sua história, que é cheia de mistério, magia e tem lugar até para o romance. Outra coisa que gostei foi do jogo de esconde-esconde criado, onde ela dava respostas, mas sempre deixava outras perguntas no ar, bem estilo J. K. Rowling. E olha que isso é um baita elogio!

Resenha
Pluvia

12. Queda dos Reinos



Se Erica me lembrou J. K. Rowling (sem parecer uma cópia, o que é importante ser dito), Queda dos Reinos foi o mais perto de Crônicas de Gelo e Fogo que uma história, que eu conheço, chegou até agora. Lógico que essa série é bem menor e tem uma trama menos intrincada que a de Martin, mas é complexa do seu jeito e traz todos os elementos da fantasia que eu tanto adoro.

A narrativa gira em torno dos quatro personagens principais: a princesa Cleo, filha mais nova do rei de Auranos; Jonas, um pobre morador de Paelsia que parte em busca de vingança; a princesa de Limeros, Lucia, que carrega em si um poder que ela nem imagina; e o príncipe herdeiro de Limeros, Magnus, um rapaz que enfrenta uma constante batalha entre o bem e o mal dentro de si. Os destinos desses jovens vão sendo entrelaçados sutilmente durante a saga, e o resultado é uma das histórias mais empolgantes dos últimos tempos.

Resenhas
A Queda dos Reinos
A Primavera Rebelde

Agora, se vocês têm sugestões de livros de fantasia, por favor, deixem nos comentários! Vocês não imaginam como irão me fazer feliz...

15 comentários:

  1. Hey! Eu adorei os livros! Só alguns eu não conhecia, mas fique chocada: eu ainda não li nenhum! Eu ainda lerei Os Instrumentos Mortais e Harry Potter eu espero que ainda esse ano haha'
    Fiquei super curiosa pra ler os outros também!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc se apaixone por eles assim como eu me apaixonei! :)

      Excluir
  2. Adoro listas!! Fiquei com vontade de fazer uma com meus romances favoritos!
    Não sou muito de ler fantasia mas já li algumas das que você mostrou: A Guerra dos Tronos, Cidade dos Ossos e os dois primeiros livros de Harry Potter. Amoooo A Guerra dos Tronos, comecei o segundo livro mas ainda não tive tempo de me empenhar na leitura dele. Adoro Cidade dos Ossos, li apenas os dois primeiros e me encantei com a estória, e com o Jace <3
    Sobre HP... é HP né?!

    Beeeeijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz a lista com os romances sim, Gabi! Fiquei curiosa!

      Excluir
  3. Oi, Michelly!

    Escolhas interessantes! Apesar de ter uma preguiça enorme de ler As Crônicas de Gelo e Fogo (pelo tamanho dos livros) e de ter abandonado Cidade dos Ossos bem na metade, eu gosto de fantasia. Mas minha vibe, hoje em dia, são liros mais "realistas", sem muita ficção. Fiquei com ressaca de ficção depois de ler direto a trilogia Jogos Vorazes. Estou me arriscando agora em literatura nacional também.

    bjs
    http://hollywoodemcasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Pedro, eu acho que nunca vou cansar de fantasia! kkkkkkk... Por outro lado, ler livros nacionais é algo que eu sempre me cobro.

      Excluir
  4. Oi Michelly!

    Adorei a lista! Também gosto deste gênero, já vi falarem bastante de "A cronica do matador do rei", deve ser bom mesmo! Estou bem ansiosa para ler "A revolução dos bichos", que já está lá na estante me esperando... Comecei a ler "Nárnia" e acabei dando uma parada para ler outro livro, preciso retomar logo. E Hobbit, é fantástico mesmo, certamente estaria entre os meus preferidos! :)

    Bjs!
    CarinaPilar.com | Conheça o movimento "Literatura Nacional Eu Apoio!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Revolução dos Bichos é bem fininho, o que facilita ainda mais a leitura, Carina! Depois dele, leia1984 tb (se é que vc já não leu).

      Excluir
  5. Oi Milly (me apossando, na maior cara de pau, do direito e intimidade do Gabryel de te chamar assim)
    Você sabe que não morro de amores por fantasia, porém, entretanto, todavia, contudo... gosto muito de As Crônicas de Nárnia e devo dizer que Kvothe está me conquistando :3
    Também gostei de Cidade dos Ossos (mas não o suficiente pra pagar 40 pila nos outros) e tenho muita vontade de conhecer a Terra Média de Tolkien (que provavelmente escrevi o nome errado), estou acompanhando a série A Torre Negra do Stephen King e ele deixa claro que se inspirou nas obras do cara que estou com sono demais/preguiça descomunal de subir a página para ver se escrevi o nome certo...
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá lendo O Nome do Vento? \o/ Eu comprei os livros de Instrumentos Mortais por 2o e poucos, cada um! Dá uma olhadinha que vc encontra mais barato! E Tolkien é assim mesmo que escreve! hehe

      Excluir
  6. Esse o Mago de Camelot parece ser muito bom *-*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas escolhas. Logo mais lerei os livros do Tolkien (O Hobbit e a trilogia do Anel) e quero ler algum dia O Nome do Vento, que me parece fascinante. Sou apaixonda por HP, Nárnia e A Revolução dos Bichos (resenha do livro no blog: http://leitoresforever.blogspot.com.br/2014/08/resenha-do-livro-revolucao-dos-bichos.html

    Beijos, leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Michelly,
    Sobre Guerra dos Tronos: Não! Você não precisa dizer mais nada.
    Estou alucinada com este livro!!! De verdade, durante o dia me vejo em meio ao cenário do livro...paixão total!

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...