21.10.14

Listas: disturbios com nomes de personagens

Todos nós sabemos que os livros são ótimas fontes de inspiração para várias áreas. O que talvez você não saiba é que há uma área em que nossos amados personagens são relacionados a hábitos nada saudáveis... É o caso da área da psicologia que estuda os transtornos mentais.

Alguns desses transtornos ganharam nomes ou apelidos de personagens da ficção devido à sua similaridade com suas respectivas histórias. Tem da Síndrome de Otelo até a de Rapunzel, passando por Dorian Gray e Madame Bovary. Quer conhecer algumas dessas doenças bizarras? Então é só continuar lendo esse post!

1. Síndrome de Alice no País das Maravilhas


Também chamada de Síndrome de Todd, essa doença causa graves distorções da realidade, fazendo com que a pessoa acredita que partes do corpo e objetos são muito maiores ou muito menores do que são na realidade. Esse disturbio pode estar associado a enxaquecas, tumores no cérebro ou pelo uso de drogas, mas ainda não há pesquisas definitivas sobre o assunto.

Por que ela é associada à personagem: tal ligação se deve ao fato de Alice aumentar e diminuir de tamanho no decorrer da história.

2. Síndrome da Bela Adormecida


A Síndrome de Kleine-Levin, apelidada de Síndrome da Bela Adormecida, faz com que a pessoa durma por até 30 dias, ininterruptamente. Assim como a Síndrome de Alice no País das maravilhas, ela ainda não tem suas causas completamente explicadas, porém especula-se que o distúrbio esteja ligado à infecções virais e outras causas genéticas.

Por que ela é associada à personagem: como o próprio nome já diz, a relação existe graças ao sono interminável do paciente, comparável ao sono de 100 anos da princesa amaldiçoada.

3. Síndrome de Dorian Gray


Embora ainda não tenha sido reconhecida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, essa enfermidade acomete muitas pessoas em todo o mundo. Trata-se da preocupação exacerbada com a aparência física, acompanhada de uma grande dificuldade em aceitar o envelhecimento. Tal síndrome acarreta uma procura excessiva e irresponsável por cirurgias plásticas, as vezes até colocando em risco a vida do paciente.

Por que ela é associada ao personagem: Dorian Gray era tão aficionado com sua aparência que chegou a vender sua alma para que seu retrato envelhecesse no lugar de seu corpo.

4. Síndrome de Huckleberry Finn


O grande vilão relacionado à Síndrome de Huckleberry Finn é a recusa em assumir responsabilidades. A pessoa que sofre desse transtorno opta sempre por caminhos equivocados, os quais estão diretamente ligados a uma infância problemática. É o caso, por exemplo, de um adulto que não consegue estabilidade profissional graças às suas próprias atitudes.

Por que ela é associada ao personagem: o personagem criado por Mark Twain nunca conheceu sua mãe e era constantemente abandonado por seu pai, o que o fazia ter atitudes impensadas, como o descaso com os estudos, por exemplo.

5. Síndrome de Madame Bovary


Essa doença consiste na visão de um mundo perfeitamente idealizado, o que acaba frustando gravemente as expectativas da pessoa. Essa decepção constante com tudo que o cerca, pode desencadear quadros psicológicos auto-destrutivos no paciente, chegando até à depressão profunda. Assim como a Síndrome de Dorian Gray, ainda não foi reconhecida pela psiquiatria.

Por que ela é associada à personagem: Emma (Madame Bovary) é a típica mocinha ingênua que acredita num mundo ideal. Porém essa ilusão acaba assim que ela se casa com o Dr. Charles Bovary.

6. Síndrome de Munchausen


A pessoa que sofre dessa síndrome faz de tudo para que os outros pensem que ela está doente, como alterar exames e se machucar. O paciente sabe que não tem nada, mas tenta convencer médicos e familiares de que está doente para atender à uma necessidade anormal de atenção.

Por que ela é associada ao personagem: Munchausen foi um oficial alemão que teve suas aventuras transcritas para um livro e acabou com o apelido de “Barão das Mentiras”, o que explica a ligação com a síndrome que levou seu nome.

7. Síndrome de Otelo


Definida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais como Transtorno Delirante Paranóico do tipo Ciumento, a Síndrome de Otelo consiste no ciúme exacerbado e na suspeita constante e infundada de estar sendo traído por seu companheiro(a).

Por que ela é associada ao personagem: o famoso Otelo, criado por Shakespeare, sofre com a suspeita irracional de estar sendo traído por sua esposa, Desdêmona.

8. Síndrome de Peter Pan


Essa é uma das mais fáceis de adivinhar pelo nome. Consiste no distúrbio que faz com que adultos não consigam deixar a infância para trás, apresentando comportamentos imaturos. Apesar de ser considerada uma psicopatologia, a síndrome do Peter Pan não consta na lista de distúrbios da Organização Mundial da Saúde.

Por que ela é associada ao personagem: essa referência diz respeito ao fato de que Peter Pan não queria crescer, por isso foi viver na Terra do Nunca.

9. Síndrome de Pickwick


Corresponde à uma disfunção relacionada ao excesso de peso, onde o cérebro não recebe oxigênio suficiente durante o sono, fazendo com que o doente desenvolva hipertensão, parada cardíaca, dor de cabeça e depressão. O nome científico desse transtorno é Síndrome Obesidade-Hipoventilação.

Por que ela é associada ao personagem: a ligação entre doença e personagem refere-se ao fato de Joe Pickwick ser um garoto obeso e narcoléptico.

10. Síndrome de Rapunzel


Consiste na formação de uma bola de cabelo no estômago. Essa síndrome só pode alcançar aqueles que têm outro distúrbio denominado de Tricofagia, o qual faz com que a pessoa coma seus próprios cabelos. Depois de formado o bolo de cabelo, a única solução é uma cirurgia para retirá-lo. Caso isso não seja feito, a vida do doente corre sérios riscos.

Por que ela é associada à personagem: obviamente a associação diz respeito ao destaque para os cabelos da Rapunzel, que é um dos pontos centrais da história.

10 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Que post interessante!
    Conhecia algumas das síndromes, mas não associava á literatura.
    Tem umas que me dixaram impressionadas.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, Eliana! Eu tb achei mt interessante qd vi, então tive que trazer aqui pro MUP!

      Excluir
  2. Milly, esse post está incrível! eu posso citar uma pessoa que conheço para cada síndrome! kkkkk sério!
    e essa síndrome da rapunzel, aff, que estranha ridícula. :(

    bjs!

    gabryel fellipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço gente pra todas as síndromes, mas pra algumas até conheço sim, viu Byel! hehe

      Excluir
  3. Oie, tudo bom?
    Achei bem interessante a temática do post e não conhecia vários distúrbios citados. Síndrome de Otelo acho que é mais comum do que imaginamos, pois em muitas pessoas o ciúmes é uma doença. Eu já tinha visto o termo Síndrome de Peter Pan sendo utilizado.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a de Otelo é a mais comum msm, Aline. Se bem que a de Huckleberry Finn tb afeta mta gente por aí, viu! hehe

      Excluir
  4. não sabia desses distúrbios genteeeee

    ResponderExcluir
  5. Que post incrível!! Adorei!! Já ouvi falar e inclusive conheço pessoas diagnosticadas com a maioria dessas síndromes.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço pessoas diagnosticadas, mas conheço algumas que possivelmente tem alguma delas! hehe

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...