17.10.14

Resenha: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra


A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan
288 páginas


"- Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha. - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares."


Vi muitas resenhas positivas sobre esse livro, mas já começo dizendo que A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra foi uma grande decepção pra mim, infelizmente.

O livro conta a história de Clay Jannon, um web designer desempregado que, depois de muito procurar, consegue trabalho em uma misteriosa livraria, cujo dono é Mr. Penumbra.
No decorrer dos dias, o atendente percebe que alguns clientes da livraria agem de forma estranha, o que o deixa curioso. Então, mesmo sabendo que não deveria, ele resolve investigar os mistérios que envolvem seu novo local de trabalho.
Primeiro, Clay descobre que os livros que fazem parte do que ele chama de Catálogo Pré-histórico são escritos em códigos. Depois, com a ajuda de Kat, uma funcionária da Google, o rapaz se aventura numa tentativa de traduzir esses códigos.
É a partir daí que eles começam a descobrir quais são as verdadeiras intenções de Mr. Penumbra com relação à sua livraria.

O enredo possuía ingredientes como mistério, romance e amor pela literatura, ideais para não deixar nenhuma história dar errado... Mas deu.
Parece que o autor tentou juntar literatura fantástica com algo mais moderno, porém o que ele conseguiu foi escrever um compêndio sobre as novas tecnologias, deixando o lado fantástico completamente em segundo plano.
Até o romance, tão prometido nas propagandas, foi sem graça. Não teve conquista, os personagens não têm química e a história de amor apresentada é fria demais pro meu gosto.
Também não gostei da escrita de Robin Sloan, que apresentou um texto cansativo e tão apático que fiquei com preguiça de terminar a leitura. Terminei só porque não gosto de abandonar livros pela metade...
No final o mistério foi desvendado e minha reação foi: era só isso???
Resumindo, muito barulho por pouca coisa.

Não vou dizer que você não deve ler A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, pelo contrário, leia sim! E se gostar, por favor, me mostre o que viram de bom nesse livro...

2 comentários:

  1. Oi Michelly!
    Uma vez quase comprei esse livro por impulso na livraria pois assim como você tinha escutado muitos comentários positivos. Outro motivo que me fez querer esse livro foi a premissa se passar em uma livraria, mas por algum motivo desisti de comprar no último minuto.
    Achei interessante os pontos que você abordou na resenha quanto a escrita do autor e ao fato do mesmo não ter conseguido sustentar uma história que parecia tão promissora.
    Ainda não decidi se um dia lerei esse livro, mas quem sabe né?!

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu deveria ter feito igual a você: desistido de comprar! kkkkkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...