29.12.14

Mais Uma Página: retrospectiva 2014 - parte I

Já começaram a se despedir de 2014?! Eu começo minha despedida desse ano maravilhoso hoje, e quero dividir tudo o que rolou na minha vida literária esse ano com vocês. Pra começar, nada melhor que contar quais foram as minhas melhores leituras desse ano! Vem comigo!

TOP 5: Cartas de Amor aos Mortos, de Ava Dellaira




Eu não me interessava em ler esse livro até que a editora Seguinte avisou que havia provas disponíveis para os blogs parceiros. Então eu pensei: por que não?! E essa foi o melhor escolha que eu poderia ter feito, pois Cartas de Amor aos Mortos é uma história comovente, contada de uma forma bastante peculiar. Através de cartas para artistas falecidos, Laurel vai desabafando sobre sua vida, sobretudo sobre a trágica morte de sua irmã. Talvez eu tenha me apegado a esse livro graças à relação próxima que tenho com minha própria irmã, talvez tenha sido por causa da escrita poética e envolvente da autora,ou talvez tenha sido pela compaixão que senti por Laurel... O fato é que esse livro foi uma das minhas melhores leituras de 2014!

TOP 4: Mentiras, de Michael Grant


Eu comecei a ler a série Gone com muitas expectativas, graças à multidão que idolatra esses livros. Gostei do primeiro, não gostei muito do segundo, mas como já tinha o terceiro, resolvi dar uma chance e continuar lendo a história de Sam e cia. E foi aí que Mentiras me pegou de jeito e eu fiquei enlouquecida pela série! Esse terceiro volume é frenético, brutal e começa a revelar o que pode ter acontecido. Mas, claro, revela o mínimo possível,nos deixando numa curiosidade louca. Espero que os outros sejam tão bons quanto esse, mas enquanto não os leio, Mentiras fica com o posto de melhor livro da série, até agora, e um dos melhores do ano!

TOP 3: Prova de Fogo, de James Dashner


Finalmente também comecei a saga Maze Runner esse ano, já no finalzinho dele, e até agora ela foi tudo o que eu esperava. Amei o primeiro livro, com seu labirinto e seus mistérios de deixar qualquer um de cabelo em pé, mas amei ainda mais o segundo, e eu explico por quê. Depois do primeiro livro, fiquei com medo de que nada que o autor escrevesse, superasse o que os garotos passaram na Clareira. Falando o português claro, achei que vinha enrolação por aí. Mas eu me enganei, pois o que vi no segundo volume foi realmente uma prova de fogo para os que sobreviveram ao Labirinto! O segundo teste feito pelo CRUEL foi ainda mais difícil de ser superado e também mais cheio de surpresas. E o melhor, aquela sensação de eu-preciso-saber-o-que-está-acontecendo continuou. Merece um lugar entre os melhores!

TOP 2: A Revolução dos Bichos, de George Orwell


Quando eu ainda não tinha lido nada de  George Orwell, imaginei que fosse um daqueles autores clássicos que, mesmo tendo uma escrita muito inteligente, seria difícil e chato de ler. Inteligente é mesmo, mas difícil e chato, nem pensar! A Revolução dos Bichos foi mais uma prova do quanto ele merece o destaque que tem, pois, apesar de ter escrito seus livros há anos atrás, eles são contemporâneos e muito fáceis. As críticas sociais nas entrelinhas são o toque de mestre e de ousadia, pois convenhamos que ele viveu numa época bem menos democrática do que a nossa. George Orwell ganhou o posto definitivo de um de meus autores preferidos, e assim como 1984 foi um dos melhores do ano passado, A Revolução dos Bichos merece estar entre os melhores livros de 2014.

TOP 1: A Primavera Rebelde, de Morgan Rhodes


E aí vem o melhor entre todos, aquele que me deixou com um sentimento de "que livro bom!" ao terminá-lo, o que me deixou ansiosa pela continuação (que, aliás, acabou de chegar à minha estante! \o/) e, como se não bastasse, aquele que tem um quê de Crônicas de Gelo e Fogo. Tá bom, essa série não é tão complexa quanto a de Martin, mas ela traz uma história no clima guerra-pelo-trono e é muito bem desenhada e desenvolvida. A Primavera Rebelde é o segundo volume da série Queda dos Reinos e foi o segundo livro que li em 2014, mas, desde então, já sabia que estaria entre os melhores, pois une todos os elementos que eu valorizo num livro. Leiam Queda dos Reinos! Morgan Rhodes merece muito mais destaque do que tem aqui no Brasil, gente. Eu garanto e elejo seu livro como a melhor história que li nesse ano!

13 comentários:

  1. Louca pra ler Gone e o resto dos livros dessa saga *-*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu tô louca pra ler à partir de Praga, que é o que falta pra mim!

      Excluir
  2. Olá Michelly, tudo bem?
    É muito difícil fazer essa retrospectiva né? Sempre queremos colocar mais livros rs.
    Dos que você citou, li apenas Carta de Amor aos Mortos, mas não inclui em meu hall de favoritos, pois não consegui uma proximidade tão grande com a história. Pretendo reler para ver como me sinto.
    Estou louca para ler Maze Runner, mas falta-me tempo por enquanto rs.
    Beijos e feliz 2015!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bruna! Eu fiquei muito em dúvida até conseguir termina-la!

      Excluir
  3. Eu também li "A Revolução dos bichos" esse ano, e sem dúvida entra na lista dos melhores desse ano, acho esse autor magnifico.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Michelle, como vai?

    Confesso que me surpreendi bastante com a sua lista de favoritos. Eu não gostei muito de Prova de Fogo, talvez tenha sido um dos mais fracos do ano. Quero muito ler A Revolução do Bichos e Cartas de Amor aos Mortos. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu não gostei muito de A Cura Mortal, Gabriel...:/

      Excluir
  5. Michelly, acredita que eu não curti Carta de Amor aos Mortos e acabei abandonando-o? Infelizmente não colou comigo. MAAAS, também comecei Maze Runner no finalzinho do ano e foi pura paixão! Estou esperando o meu Cura Mortal chegar, pois já fiz a minha encomenda rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi algumas pessoas dizendo que não gostaram de Cartas também, Carol, mas acho que o que ajudou com que eu gostasse é que foi o momento certo pra eu ler!

      Excluir
  6. Cartas de Amor aos Mortos é realmente fantástico!! Adorei ler esse livro.
    Quero demais ler A Revolução dos Bichos, vi muita gente falando bem, deve ser incrível.
    Adorei os escolhidos.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Michelly,

    Estou louca para ler "Cartas de Amor aos Mortos", já coloquei na lista!

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...