21.1.15

Eu sou fantástico: Troll

A criatura que vou mostrar hoje é uma daquelas que não pode faltar em toda boa história fantástica, os temíveis Trolls!


Podemos encontrar duas descrições desses seres na literatura. Uma delas retrata o troll como uma criatura pequena, muito parecidos com os goblins. Outra mais recorrente descreve esses seres como humanoides gigantescos, horrorosos e nada inteligentes, sendo, muitas vezes, comparados aos ogros. Seu tempo de vida é bastante prolongado, podendo chegar a mais de mil anos, vividos em cavernas ou grutas subterrâneas. Os trolls do subterrâneo são os mais raros e também os mais perigosos, visto que são mais fortes e agressivos que os das cavernas, medindo até quase 4 metros de altura.

Eles são retratados como vilões, na grande maioria das vezes. Isso se deve ao fato de serem mestres na arte da ilusão e por devorarem por tudo que atravessa seu caminho. Andam em bando e são muito agressivos. Mas apesar de seu grande poder de destruição, seu grande inimigo é o sol, capaz de transformá-los em pedra.

Apesar de tudo isso, os trolls também possuem um lado fofo. Eles são descritos como pais protetores, dispostos a tudo para proteger suas crias. Uma curiosidade é que os pais criam sempre o filho de sexo oposto ao dele, ou seja, a mãe cria o troll macho e o pai cria a troll fêmea.


Originalmente, esse ser pertence à mitologia nórdica, que divide o mundo em nove. O lugar ocupado pelos trolls é  Mannheim, que ficou conhecida como Terra Média depois de Tolkien. Nesse mundo, eles compartilham seu espaço com os homens.

Apesar de sua gênese escandinava, os trolls foram adaptados para várias outras culturas e obras, sendo que J. R. R. Tolkien e J. K. Rowling estão entre as mais famosas e importantes. 


Eu, particularmente, adoro uma fantasia recheada com tudo o que há direito, e é claro que isso inclui os trolls! Gosto mais de imaginá-los como gigantes insanos e perigosos do que como pequenos goblins. Acho que combina mais com sua natureza agressiva e mete mais medo, né?! Ainda bem que eles não são inteligentes, porque imagina um monstro forte desse jeito e que ainda por cima fosse estrategista! Não teria pra ninguém!

Vocês costumam ler muitas histórias com esse tipo de personagem? Se sim, me conta quais são essas obras porque eu também quero ler! :) Ah! Caso queiram saber mais sobre alguma criatura em particular, é só deixar nos comentários, ok?! Até o próximo Eu Sou Fantástico, pessoal!

8 comentários:

  1. Oi, Michelly, tudo bem? Eu ouço sobre trolls desde que eu assistia os filmes da Xuxa, e ficava apavorada. Depois disso, li histórias que tinha trolls e continuo não gostando, rs. Adorei o post de hoje! *o*

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelly!
    Adoro livros de fantasia e quanto mais seres "estranhos" e mágicos a história tiver, para mim melhor. Adorei conhecer um pouco mais sobre os Trolls.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso exatamente da mesma forma que vc, Jéssica! Qt mais criaturas fantásticas uma história tiver, melhor!

      Excluir
  3. Ahh a literatura fantástica, existe coisa melhor? Na hora lembrei do rei Tolkien e da rainha Rowling com o irmão do Hagrid. Eu adoro Trolls, e assim como você, eu também prefiro eles grandes e ameaçadores, hahaha. Já que você pediu sugestões, você poeria falar da mitologia grega, que tem muita coisa, e é ótima, ou dos vikings, que são muito interessantes.
    Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologia grega eu já tinha pensado, mas vikings não! Ótima ideia, Natalia! Muito obrigada!

      Excluir
  4. por mais que eu me interesse por troll eu não conhecia sobre muita coisa descrita ai, como que viram pedra se expostos ao sol e que os pais cuidam dos filhos de sexo oposto! conheço trolls através dos livros da JK e alguns filmes que assisti, ah, e de "O último elfo" - isso, poderia falar sobre os elfos ou poltergeist? bjs

    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso! Vou pesquisar sobre os dois e preparar os posts! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...