17.1.15

Ganhei um Nobel: Patrick Modiano

Prêmio Nobel de Literatura de 2014: Patrick Modiano , "pela arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inatingíveis e descobriu a vida do mundo da ocupação alemã".
 
 
Patrick Modiano nasceu em julho de 1945 nos subúrbios de Paris, filho de um comerciante e uma atriz, mas passou parte da infância com seus avós e parte num internato. Com apenas 10 anos de idade, sofreu um dos maiores traumas de sua vida com a morte de seu irmão.

Sua obra é centrada, em sua maioria, na Segunda Guerra Mundial e na ocupação nazista na França, e abarca mais de 25 livros. O autor é reconhecidamente responsável por reavivar a memória histórica, o que fez com que a Academia Sueca o considere “um Marcel Proust de nosso tempo”. 
 
O primeiro livro escrito por Modiano foi La Place de l'Étoile, lançado em 1968. Depois disso vieram obras como Les Boulevards de Ceinture, que lhe rendeu o Grande Prêmio do Romance da Academia Francesa em 1972; e Rue des Boutiques Obscures, que lhe deu o Prêmio Goncourt em 1978.

Antes de ganhar o Nobel, em 2014, o francês recebeu o Prêmio Mundial Cino Del Duca, em 2010; e o Prêmio Austríaco de Literatura Europeia, em 2012. Patrick Modiano é o 15ª autor francês laureado com o Nobel da Literatura. 

Aqui no Brasil, há algumas obras traduzidas do autor. A Rocco, por exemplo, relançou em dezembro 3 livros dele que já estavam fora de circulação há certo tempo, os quais foram Ronda da Noite, Uma Rua de Roma e Dora Bruder. Pela Cozac Naify temos o infantil Filomena Firmeza.

Assim que o prêmio foi anunciado, a Record também comprou os direitos de 3 obras do ganhador do Nobel: Remise de Peine, Fleurs de Ruine e Chien de Printemps.

Infelizmente, ainda não li nenhuma das histórias de Modiano. Se você já leu, por favor, não deixe de nos contar como foi a experiência!
 

4 comentários:

  1. Não conheço a escrita do autor, infelizmente. Mas tenho certeza que é uma experiência incrível.
    Vou esperar a Record lançar esses três livros para conferir.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô com muita vontade de comprar os da Rocco de uma vez!

      Excluir
  2. Oi, Michelly, tudo bem? Eu também não conheço as histórias dele, mas fiquei interessada. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena arriscar, né?! Afinal, ninguém ganha um Nobel atoa!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...