15.1.15

Listas: os livros nacionais da minha wishlist

A parte da minha wishlist que vou mostrar pra vocês hoje, traz só livros made in Brasil!

Vergonhosamente, não leio muitos nacionais, mas não é por não acreditar na qualidade dos nossos autores, mas sim porque sempre opto por comprar algum livro que estou mais curiosa, e normalmente minha curiosidade é maior pelos livros estrangeiros. Talvez isso ocorra por causa da propaganda, que é bem mais abrangente com relação aos livros de fora do que com os daqui.

Mas em 2015 quero me redimir desse erro e pretendo prestigiar mais os autores do meu país, que são muitos e são super competentes! Pensando nisso, apresento alguns dos nacionais que mais quero ler.

1. Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas 
 

Como fã de fantasia, é inadmissível que eu não tenha lido nada de um dos autores brasileiros mais bem sucedidos desse gênero! Tenho a impressão de que Dragões de Éter é bem do jeito que eu gosto, e ainda parece que é meio baseado em contos de fadas. Ou seja, vou amar, pode saber.

2. As Esganadas 


Um dos livros que mais gostei na vida foi escrito por Jô Soares, portanto não vejo a hora de ler mais histórias escritas por ele. Gosto do humor ácido e da fluidez de seu texto, e é isso que eu espero encontrar em As Esganadas. Esse, com certeza, tá na meta desse ano.

3. Dias de Inferno na Síria


Quando este livro foi lançado, vi uma entrevista do autor na TV onde ele contou uma das aventuras vividas na Síria dentre as que estão descritas no livro. Desde então fiquei muito curiosa pra ler seu relato completo, que além de entreter, nos ensina sobre a situação daquele país.

4. A Noite Maldita


Tenho vontade de ler muitos livros de André Vianco, principalmente A Noite Maldita. Imagino que seja uma história de apocalipse onde os clássicos zumbis dão lugar a vampiros de verdade, sedentos de sangue. O fato de ser ambientado em várias cidades do Brasil também chama a atenção, pois eu adoraria ler uma história que se passa num local que eu conheço. Tomara que esse seja o caso desse livro.

5. O Grande Mentecapto


Como eu disse ali em cima, tenho muito interesse em livros ambientados em locais que eu conheço, o que é o caso de O Grande Mentecapto: ele menciona a minha cidade, Barbacena! Já li vários livros de Sabino, hove até uma época da minha vida que eu só lia coisas do autor, mas deixei logo esse livro de fora. Agora quero corrigir esse erro e me encontrar novamente com a escrita deliciosa do autor.

6. Carcereiros


Depois que li e adorei dois livros relacionados à realidade social do Brasil, principalmente voltados ao lado do crime, quero ler mais coisas nesse estilo. Sendo assim, escolhi Carcereiros pra colocar na meta, tanto pelo assunto, que me agrada, quanto pelo fato de ter sido escrito por Drauzio Varella, o qual tenho curiosidade de conhecer a escrita.

7. Um Lugar na Janela


Eu adoro Martha Medeiros sem nunca ter lido uma obra completa dela, pode isso?! Portanto, pra começar, escolhi um livro que trata de viagens, que a coisa que eu mais gosto de fazer na vida, só empatando com a leitura. E o melhor é que esse livro fala de recordações reais da autora, sem nada inventado. Deve ser muito bacana, né?!

8. Bala na Agulha


Quero ler Bala na Agulha pelo simples fato de ter sido escrito por Zeca Baleiro, meu segundo cantor preferido no mundo! Como ele é perfeito escrevendo música, deve ser perfeito escrevendo livro também. Pelo menos eu conto com isso.

9. Holocausto Brasileiro


Minha história com esse livro é beeem íntima porque trabalho justamente no hospital que ambienta a narrativa. Lógico que hoje em dia é tudo ótimo por aqui, principalmente com relação ao tratamento dos pacientes, mas sei que antigamente as coisas eram bem mais difíceis. Resolvi esperar um pouco a falação sobre ele diminuir pra que eu pudesse ler e tirar minhas conclusões sem nenhuma influência. Pois bem, chegou o momento.

10. Dias Perfeitos


Há pouco tempo acompanhei a participação de Raphael Montes em um programa que quatro autores nacionais têm no YouTube, e fiquei bem interessada nesse livro. O enredo parece ser angustiante, mas já li críticas dando conta que o lado obscuro e psicológico da história é muito bem construído. Sendo assim, esse é outro nacional que não passa de 2015!
 

10 comentários:

  1. Esse do Raphael eu mega desejo ler, além de Dias de Inferno na Síria e o do Fernando Sabino também :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael já tem 5 livros e eu não li nenhum ainda! Isso é uma vergonha! hehe

      Excluir
  2. Desses que você citou eu tenho a trilogia Dragões de Éter (que inclusive preciso começar a ler URGENTEMENTE) hahaha
    Me interessei por vários outros que vão acabar indo para minha wishlist também (socorro)
    Adorei a ideia do post!
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: Blog Palavrear-se:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre assim, né Wilma! Quanto mais livros a gente descobre, mais nossa lista de desejados cresce!

      Excluir
  3. Confesso que me meu interesse por livros nacionais começou depois que criei o blog, já li vários e cada vez me apego mais. Achei legal você fazer uma meta para ler mais livros nacionais, mais pessoas deveriam fazer isso, nossa literatura é sim muito rica. Já li quase todos os livros de Paulo Coelho e diferente de muitos, eu gosto de alguns clássicos, como Machado de Assis e sua brilhante história Dom Casmurro. Mas falando de histórias mais jovens e atuais, eu gosto muito de A Profecia de Samsara, se você ama fantasia vai adorar, tenho certeza. Agora mesmo estou ledo um nacional, chama-se Uma Vida Para Sempre, e logo depois vou ler Máscara, do Luiz Henrique Mazzaron, que todo mundo elogia, é uma distopia, por isso acho que vou adorar.
    Da sua lista, eu me interessei por quase todos, principalmente pelo primeiro, A Noite Maldita, e Holocausto Brasileiro. Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de Dom Casmurro, Natalia! E de Memórias Póstumas também. Mas acho a escrita de Machado de Assis um pouco cansativa,o que salva são as histórias interessantes que ele cria. Vou correndo ver esses livros que vc indicou! Não conhecia nenhum, mas já prevejo minha lista aumentando! hehe

      Excluir
  4. Oi, Michelly! Adorei os títulos que você citou e todos eles parecem ser ótimas leituras. Estou curiosa para ler Dias Perfeitos. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi uma entrevista do autor que me deu ainda mais vontade de ler esse livro, Ju!

      Excluir
  5. Caçadores de Bruxas eu tenho, mas ainda não tive tempo de ler, parece ótimo.
    Dias Perfeitos, Holocausto Brasileiro, Um Lugar na Janela e A Noite Maldita também estão entre as minhas próximas leituras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...