8.1.15

Made in Brasil: Reino das Névoas

Olá, galera! Hoje é dia de mais uma estreia no Mais Uma Página, dessa vez totalmente dedicada à literatura nacional!

A ideia para essa coluna surgiu quando analisei minhas leituras de 2014 e percebi que havia lido míseros 3 livros de autores brasileiros. Três, gente. Vergonhoso, não?! A partir daí, tomei uma decisão: valorizar mais a literatura nacional, que merece, e muito, nosso respeito.

Portanto, hoje entra no ar o Made in Brasil, onde darei dicas de livros nacionais pra que vocês, assim como eu, atentem para as obras brasileiras e passem a ter o costume de optar por elas em suas leituras. Como sempre digo, espero que gostem!


Título: Reino das Névoas
Autora: Camila Fernandes
Nº de páginas: 168
Editora: Tarja Editorial

Sinopse:

Um livro. Sete contos de fadas para adultos. Novos contos de fadas, não releituras dos clássicos, que brincam com seus elementos tradicionais: príncipes e princesas, bruxas (boas e más), maldições, bosques misteriosos, feras falantes. Mas com uma roupagem adulta, sem censura nem maniqueísmo.

Nada de lutas do bem contra o mal: a dualidade está presente em todos e é dentro de cada um de nós que a grande luta ocorre. Estas narrativas procuram resgatar a essência dos contos de fadas originais, contados ao pé do fogo numa época em que não havia divisão entre “histórias para adultos” e “histórias para crianças”.




Sobre o livro: nada melhor do que começar com um dos meus nacionais preferidos: Reino das Névoas, de Camila Fernandes. Trata-se de uma coletânea de contos sombrios, inspirados em contos de fadas mas temperados com sexo, traição e violência. Ao todo são 7 histórias, todas ótimas, sendo que a minha preferida foi A Torre Onde Ela Dorme, onde a autora coloca em debate algumas questões inerentes ao ser humano, principalmente quando esse é colocado à prova.

Além do conteúdo ímpar, a edição dessa obra é um show à parte. Cada história é precedida de uma ilustração feita pela própria autora; as folhas são bem mais grossas que o normal, tipo papel cartão, e a diagramação é ótima.

Sobre a autora: Camila Fernandes nasceu na cidade de São Paulo e é escritora, tradutora, revisora de textos e ilustradora. Ela assina seus textos como Camila Fernandes e suas ilustrações como Mila F. Em 2010, ela ganhou uma bolsa do ProAC (programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura) através da qual publicou o livro Reino das Névoas, em 2011.

Em 2014, Camila ganhou a segunda edição do Concurso Hydra com o conto A Outra Margem do Rio (presente em Reino das Névoas), o que fez com que sua história fosse publicada em inglês na revista Orson Scott Card's InterGalactic Medicine Show.

Além disso, a autora tem contos publicados em diversas antologias, tendo sido a primeira publicada em 2005 (Necrópole - Histórias de Vampiros).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...