13.2.15

Resenha: 13 Incidentes Suspeitos


13 Incidentes Suspeitos - Lemony Snicket
248 páginas


"- [...] Ontem à noite Polly Incompleta recebe um carregamento de vinte tortas de mirtilo. Hoje pela manhã ela fez a contagem e notou que havia menos.
- Quantas tortas a menos? - perguntei.
- Ontem à noite ela tinha vinte - disse Harvey, fechando a porta da delegacia -, e hoje contou zero. Então, são pelo menos dezoito a menos.
- Pelo menos."

 
Sabe aquele livro que a gente se sente feliz lendo? É exatamente isso que sinto com os livros de Lemony Snicket, inclusive 13 Incidentes Suspeitos! Ele reúne 13 pequenos mistérios ambientados em Manchado-pelo-mar, os quais o leitor tenta desvendar junto à Snicket. A solução de cada caso está na segunda parte do livro, e são rápidas e diretas. Aliás, o livro todo é rápido e direto, por isso mesmo, muito fácil de ler.

A escrita de Daniel, verdadeiro nome do autor, é fluida, leve e inteligente. Algumas partes da narrativa parecem não fazer sentido logo de cara, mas basta uma olhada mais atenta para percebermos as críticas contidas nas entrelinhas de seu texto. É o velho e bom humor pastelão traduzido para as páginas de um livro.

Os personagens de Só Perguntas Erradas estão quase todos lá: Moxie Mallahan, Jake Hix, Harvey, Mimi e Stew Mitchum, Dashiell Qwerty, entre outros. Cada conto tem a participação de pelo menos um velho conhecido nosso. Destaco aqui S. Theodora Markson, que está ainda mais tapada que nos livros anteriores! Tenho que confessar que estou nutrindo uma simpatia especial por ela...
 
Lemony, esperto como sempre, está aproveitando as horas de folga de sua grande investigação para resolver pequenos mistérios. Alguns são bem fáceis de resolver, mas o mais interessante desse livro nem é isso, mas sim acompanhar a forma que o raciocínio de nosso protagonista se desenvolve.

Aparentemente despretensioso, 13 Incidentes Suspeitos provou ser uma obra escrita por quem entende do assunto. Seja como Daniel, seja como Lemony, o autor é uma daquelas pessoas iluminadas pelo dom da escrita, e a cada livro dele que leio, tenho mais certeza disso!

Apesar de fazer parte do universo de Só Perguntas Erradas, ele não é a continuação da história mas sim um livro independente, ou como o próprio autor o denomina, o volume 2,5 da saga de Lemony Snicket. Como existem inúmeras referências à série durante os contos, eu, particularmente, acho que a leitura é mais interessante para quem já leu um dos dois primeiros volumes, mas nada impede que você leia 13 Incidentes Suspeitos sem ter lido seus antecessores. O que pode acontecer é você ficar um pouco perdido, principalmente se não estiver acostumado com o estilo nonsense da narrativa.

A edição da Seguinte merece destaque porque está praticamente perfeita! As folhas são bem grossas e amareladas, a diagramação é ótima, tem ilustrações por todo o livro (no mesmo padrão que os outros 2 volumes de Só Perguntas Erradas) e a capa, além de linda, é emborrachada. Uma obra digna de um lugarzinho especial na nossa estante.

2 comentários:

  1. Tenho tanta vontade de ler essa nova serie do Lemony, adoro tanto o autor.
    Estou no 6º livro de Desventuras em Serie, então acho que assim que acabar vou correndo comprar essa serie :)
    Mas esse livro pode ser lido individualmente né?!
    Adorei a resenha!!!
    Beijos.
    Se der, dá uma passadinha no meu blog: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim,mas eu recomendo que vc já tenha lido os dois primeiros porque tem muitas referências à eles... :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...