23.3.15

Eu sou fantástico: Fadas

Quem aí nunca ouviu falar sobre Sininho – no original, Tinkerbell –, a amiga ciumenta e possessiva de Peter Pan? Ou sobre Fauna, Flora e Primavera, as quais se dispuseram a criar a princesa Aurora para que Malévola não a encontrasse? Ou sobre a boa senhora que permitiu que Cinderela fosse ao baile e encontrasse seu príncipe? Todas elas têm algo em comum: serem uma das criaturas fantásticas mais populares do mundo, as fadas. O Eu Sou Fantástico de hoje mostra pra vocês um pouco mais sobre a história desses seres belos e volúveis, que são uma das marcas registradas do gênero fantástico.


Ao contrário do que muita gente pensa, as fadas não são o feminino dos elfos, mas sim seres vindos da mitologia céltica, anglo-saxônica, germânica e nórdica. Essa confusão se deu graças ao fato de as rainhas Grian, dos elfos, e Aine, das fadas, serem irmãs, porém ambas nunca se encontravam visto que alternavam-se na regência do ciclo solar, trocando de lugar a cada solstício. Outro fator que contribuiu para a ligação entre fadas e elfos, foi a caracterização dada à esses personagens.

As fadas são descritas, na maioria das vezes, como criaturas semelhantes aos elfos, porém com asas e utilizando uma varinha de condão. Em algumas obras elas são retratadas com a estatura de uma mulher normal, em outras, com um tamanho diminuto. Joseph Ritson, respeitado folclorista, descreveu essas criaturas como parte materiais e parte espirituais, com o poder de se transfigurarem e ficarem invisíveis.


Analisando etimologicamente, a palavra fada vem do latim fatum, que significa fado, destino. Por esse motivo, acredita-se que elas intervêm no destino das pessoas utilizando de algum tipo de magia.

Há curiosos relatos de pessoas que garantem ter visto uma fada de verdade. Um deles envolve duas primas adolescentes, Elsie Wright e Frances Griffiths, que em 1917, ao se fotografarem mutuamente num jardim, acabaram revelando também imagens de pequenas criaturas aladas, apontadas como fadas e duendes. Ao serem interrogadas, as garotas disseram que eram as únicas capazes de fotografar tais criaturas, sendo que mais ninguém poderia estar presente no momento. Anos depois, as primas em idade já avançada foram entrevistadas e admitiram ter forjado as fotos utilizando recortes de papel presos nas árvores com alfinetes.

Outra curiosidade é o fato de Sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, sempre ter defendido a existência das fadas. Ele, inclusive, escreveu o livro A Vinda das Fadas, onde defende suas convicções.


Eu poderia me estender muito nesse post, pois o que não falta é assunto sobre essas criaturas. Mas já falei o básico sobre elas, então tá bom, né?!

Particularmente adorei a história das primas que sustentaram a história da fotografia durante anos, até que revelassem sua traquinagem. Tantas entrevistas, tantos estudos, tanta polêmica, e elas numa boa. Como assim, gente?!

O próximo Eu Sou Fantástico já tem protagonista: os Anjos. O tema foi sugestão do Byel, um dos leitores mais fiéis do blog, mas eu espero que não só ele, mas todos vocês também não deixem de conferir!

10 comentários:

  1. Ah que bacana, eu amo fadas, esses seres são os mais famosos por assim dizer, e são ótimos. Adorei o post, e conhecer um pouco mais sobre, e estou ansiosa para saber mais dos anjos. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são, realmente, uma das criaturas fantásticas mais famosas!

      Excluir
  2. Amei seu post, tbm amo fadas, quando era criança meu desenho preferido era o Peter Pan, até hoje adoroooo, estou te seguindo, bjks

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb amo fadas, Fernanda, e amo Peter Pan! :)

      Excluir
  3. e curto DEMAIS as fadas! Esses seres alados que eu também acredito que existem.
    Eu não sabia que Conan defendia a existência desse ser fantástico. fiquei impressionado e quero até ler o livro que ele escreveu defendendo sua opinião. Ah, e essas primas traquinas, aff. kkkkkkk

    Bom, estarei super aguardando o próximo "Eu sou fantástico" Anjos ♥♥♥


    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que existem mesmo, Byel?! Tb fiquei curiosa sobre o livro de Conan...

      Excluir
  4. Oi Mi!!
    Eu amo essa coluna, porém antes não estava conseguindo acompanhar fielmente. Você já falou de dragões? Se não, fica meu pedido.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre as fadas, eu as adoro. Aliás, amo todas as criaturas fantásticas.
    Beijos
    aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, mas é uma ótima sugestão! Pode esperar que vou falar sobre eles sim!

      Excluir
  5. Olá Michelly
    Nossa que bacana esta coluna, ainda não tinha lido nenhuma, mas ai veio as fadas,,,,Amo!
    Fiquei chocada com o Conan escrever sobre elas...curiosíssima para ler este livro.

    Beijos

    Livros, Rock'N Roll e Outros Vícios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb me surpreendi com o fato de Conan acreditar em fadas! O livro deve ser bem interessante...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...