8.3.15

Listas: livros protagonizados por mulheres

Hoje, dia 8 de março, é comemorado o dia internacional das mulheres, e apesar de achar que todos os dias são nossos, o blog não poderia deixar de prestar uma homenagem para aquelas que embelezam e iluminam o mundo: nós! :)

Vocês já repararam na quantidade de autores que escolhem as mulheres para serem o foco de suas histórias? Pois é justamente sobre essas obras que vou falar hoje. Com vocês, 10 livros protagonizados por mulheres que vocês não podem deixar de ler!

1. Eu Sou Malala


Eu Sou Malala é uma autobiografia de uma paquistanesa que desafiou o talibã em prol da educação e quase morreu por isso. A forma com ela narra sua história é envolvente e apaixonada, o que acabou por me fazer virar fã da garota.

Resenha aqui.

2. Divergente


Apesar de seu final ridículo, Divergente é uma de minhas distopias preferidas e sua personagem principal, Tris, tem tudo o que uma mulher precisa ter pra ser uma boa protagonista. Ela tem, sim, suas dúvidas, mas também é decidida, forte, corajosa e livre de mimimi. Acredito que Tris seja uma das grandes responsáveis pelo sucesso da trilogia, pois ela realmente nos conquista ao longo da história.

Resenha aqui.

3. O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks


Assim como a protagonista, essa é uma obra divertida e muito inteligente, duas características que prezo muito. Além do mais, Frankie é uma feminista convicta, e sua história gira em torno da luta por direitos iguais entre homens e mulheres. Recomendo demais essa leitura!

Resenha aqui.

4. Jogos Vorazes


Obviamente essa, que é uma das histórias com protagonista feminina mais famosas do mundo, teria que estar aqui. Confesso que fui perdendo a estima pela Catnip no decorrer dos livros, mas admito que sua história é incrível como poucas foram até hoje. Portanto, Jogos Vorazes merece seu lugar ao sol.

Resenha aqui.

5. Cartas de Amor aos Mortos


Laurel perdeu a irmã de forma trágica e conta sua história através de cartas enviadas à artistas que já morreram. O livro é emocionante e tem um formato muito diferente - pelo menos pra mim. Sendo assim, caso você esteja procurando uma história pra se emocionar, Cartas de Amor aos Mortos é uma boa opção.

Resenha aqui.

6. Estilhaça-me


Por enquanto só li o primeiro volume da trilogia Estilhaça-me, então o que posso dizer é que gostei do estilo poético da narrativa de Tahereh, gostei da premissa meio super herói da história e gostei de Juliette, a protagonista do livro. Espero continuar gostando depois que ler os outros dois volumes.

7. A Culpa é das Estrelas


Aaaaa gente, o que dizer de Hazel Grace e sua história linda?! Eu sei que já falei mais de mil vezes, mas gosto de frisar: esse foi o único livro que me fez chorar até hoje. E não é só por ter me emocionado que eu gostei dele, mas também por ter me mostrado que podemos ver beleza na vida até quando ela não é tão boa com a gente.

Resenha aqui.

8. Cidade dos Ossos


A saga protagonizada por Clare é uma das fantasias mais legais dos últimos tempos, sobretudo os três primeiros volumes. E parece que a autora gosta mesmo de colocar as mulheres no centro de suas histórias, pois tanto Peças Infernais, quanto sua próxima saga também seguem esse exemplo. Não tenha dúvidas de que vou ler as duas!

Resenha aqui.

9. O Tesouro da Encantadora


Indo mais pro lado infantojuvenil, um livro muito bom que tem uma garota como personagem principal é O Tesouro da Encantadora, primeiro volume da série A Quase Honrosa Liga de Piratas. Mas não se engane pensando que essa é só mais uma história bobinha, porque o que encontrei nesse livro foi uma protagonista feminista e que vai em busca daquilo que quer.

Resenha aqui.

10. Sozinha no Mundo


E já que eu falei em infantojuvenil, o último da lista é um livro da minha infância. Quer dizer, não é só isso, mas sim uma das histórias mais especiais da minha infância! A protagonista é uma garotinha órfã que, como o próprio título já diz, se vê sozinha tendo que se virar em São Paulo. O livro é lindo e marcou minha vida, portanto me parece uma boa forma de encerrar essa homenagem às minhas leitoras tão queridas, que me ajudam a levar o Mais Uma Página adiante.


Que todas as mulheres tenham o direito à uma vida digna, livre de preconceitos e cheia de amor. Feliz dia das mulheres!!!

10 comentários:

  1. Só li A culpa é das estrelas.
    Eu gostei, mas esperava um pouco mais da obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Michelly, tudo bem? Divergente também é uma das minhas distopias favoritas, a Tris é uma das personagens que eu mais gosto, mas vejo a hora de assistir o filme. Eu quero muito ler O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, parece ser uma ótima história. Feliz Dia da Mulher! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Histórico Infame é incrível e divertido, Júlia! Espero que vc goste tanto quanto eu!

      Excluir
  3. Eu sou Malala é com certeza meu preferido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo mesmo! Um dos melhores livros que li até hoje!

      Excluir
  4. Da sua lista, já li Jogos Vorazes, Cidade dos Ossos e A Culpa é das Estrelas, sendo o primeiro o meu favorito dentre os citados.
    Pretendo ler, em breve, Divergente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc goste mais do final da trilogia Divergente do que eu... :)

      Excluir
  5. Feliz dia da mulher Milly (sim, eu sei que estou atrasado, minha internet não foi com a minha cara ontem)
    Eu Sou Malala realmente tinha que ser o primeiro :3
    E eu até gostei do final da trilogia Divergente, não gostei foi do segundo livro...

    Grande abraço Milly!
    Leitor Antissocial

    PS:Tá tendo sorteio lá no blog Dá um pulinho lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito do segundo e odiei o terceiro com todas as minhas forças, Rudi!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...