25.4.15

Listas: sagas imperdíveis

Muita gente reclama de que ultimamente os autores estão optando por dividir suas histórias em vários volumes, mas eu tenho que confessar que adoro uma boa saga! Até prefiro elas aos livros únicos, sabia?! Acontece que, quando gosto de uma história, quero que ela dure o máximo possível, e as séries e trilogias cumprem essa função perfeitamente.

Hoje vou dar dicas pra quem também gosta de sagas. Com certeza você já leu algumas das que vou citar, mas caso você se depare com uma que ainda não conheça, já garanto que vale a pena!

1. As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin


Alguém tinha dúvidas de que essa série estaria aqui? Não, né, então eu já falo dela logo de cara mesmo! Martin conseguiu reunir tudo que há de melhor na literatura nessa saga. Tem batalhas épicas, conspirações políticas, romance, magia e surpresas a cada virada de página.

Sei que muita gente se assusta com o tamanho dos livros, mas a história é tão boa que depois que começar a ler nem vai achá-los tão grandes assim...

A saga ainda terá mais dois volumes, mas só pelos cinco que foram publicados até o momento já posso classificá-la como uma das melhores de todos os tempos. E não sou só eu que acho isso não, hein, basta ver a quantidade de fãs que Gelo e Fogo têm pra comprovar a qualidade dos livros de George Martin.


2. Harry Potter, de J. K. Rowling


O que falar de Harry Potter que vocês ainda não saibam? A história do bruxo órfão que precisa lutar contra o maior bruxo das trevas de todos os tempos é um sucesso mundial, já foi lida e assistida por bilhões de pessoas e é aclamada, tanto por crítica quanto pelo público.

Sete livros foi pouco para os fãs que continuam clamando para que J.K. escreva mais sobre esse universo. Eu, inclusive, me incluo nesse grupo. 

Se você ainda não leu  Harry Potter, faça um favor a si mesmo e leia agora!


3. A Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss


O que Rothfuss está fazendo com essa saga é criar uma das histórias mais surpreendentes e completas que a literatura tem notícia. Além disso, seu protagonista foi moldado em frente aos olhos do leitor, sendo uma das melhores construções de personagem que já tive o prazer de ver.

Até agora foram lançados 2 livros, sendo que o autor prometeu uma trilogia. Pessoalmente, acho que ainda tem muita história pra ser contada num só livro, mas vamos aguardar mais informações pra ver o que vai ser da saga de Kvothe.

Há também um livro extra chamado A Música do Silêncio, focado numa das amigas mais peculiares do protagonista da saga principal. Ainda não li esse, mas tenho visto comentários muito positivos sobre ele também.

Se você tem alguma dúvida sobre ler ou não os livros já lançados da saga, basta dar uma olhadinha nas notas que esses livros alcançaram no Skoob. Você vai ver que é coisa fina!

Resenhas: livro 1 e livro 2.

4. Queda dos Reinos, de Morgan Rhodes


Essa saga é focada em quatro personagens principais, o que não significa que não existam outros igualmente importantes. A forma com que as vidas desses protagonistas se cruzam foi feita de forma extremamente inteligente, o que acaba resultando numa trama bem elaborada, que nos faz grudar no livro sem querer largá-lo. E tem coisa melhor pra um leitor do que um livro que não dá vontade de largar?

A saga foi programada pra ter 4 livros, mas a autora já divulgou que terá 6. Eu acho é bom, pois não quero me despedir dessa história nem tão cedo... 

Resenhas: livro 1, livro 2 e livro 3.

5. O Senhor dos Anéis, de J. R. R.Tolkien


Cultuada no mundo inteiro, a saga de Frodo em busca da destruição do Um Anel já é um clássico literário. Ela foi escrita pelo respeitadíssimo Tolkien e é complexa a ponto de nos fazer acreditar que a Terra Média realmente existe.

Durante toda a narrativa,o autor descreve passo a passo dos acontecimentos desde o Condado até Mordor. Quem já viu os filmes, é mais ou menos aquilo ali, só que bem mais detalhado! Eu até poderia dizer que é leitura indispensável para os fãs de fantasia, mas não... Essa trilogia é indispensável para todo fã da boa literatura, de forma geral!

Como li os livros bem antes de fazer o blog, não tem resenha. Mas quem sabe um dia eu não releia e traga minhas impressões da história pra vocês?! 

6. O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams


Se você ainda não leu a saga do Mochileiro, não entre em pânico! Ainda há tempo de conhecer a história mais nonsense que já li na vida. 

As aventuras de Ford Prefect e Arthur Dent pelo espaço são imperdíveis e muito, mas muito loucas. Tudo começa com o fim do mundo, que é invadido por alienígenas. Assim, Arthur precisa fugir às pressas com Ford numa nave espacial, descobrindo que o amigo não era humano. A partir daí o autor passa a fazer uma análise crítica e bem humorada do nosso mundo através das peripécias da dupla.

Há um sexto livro, escrito por Eoin Colfer, que se chama E Tem Outra Coisa..., que é um tipo de homenagem póstuma à Adams, morto em 2001. Esse livro divide opiniões, mas o que todos concordam é que a homenagem foi muito merecida.

Também não tem resenha da saga porque li antes de criar o blog, mas pretendo reler os cinco livros ainda esse ano para resenhá-los pra vocês.

7. Jogos Vorazes, de Suzanne Collins


Você pode até não ter lido a trilogia Jogos Vorazes, mas com certeza já ouviu falar nela. Sucesso na literatura e no cinema, esse ano chega o último filme da franquia, e que tal ler os livros antes de conhecer o final através das telonas?! Garanto que você não vai se arrepender, pois a história de Katniss tem os melhores ingredientes: ação, romance, política...

Caso você ainda tenha alguma dúvida, basta perguntar a opinião de quem já leu pra ver que Suzanne Collins não estava de brincadeira quando escreveu sua saga.

E ainda tem um plus... Eu, particularmente, amei o final. A Esperança foi meu livro preferido da trilogia. Sei que tem gente que preferiu os outros dois, mas fato é que a autora escreveu um desfecho realista, que fez justiça ao que a história se propôs. O que estou querendo dizer com isso é que vale a pena ler Jogos Vorazes do início ao fim!

Resenhas: livro 1, livro 2 e livro 3.

8. Maze Runner, de James Dashner


Maze Runner foi escrito por James Dashner e traz a história de Thomas, um garoto que foi colocado dentro de um lugar chamado Clareira, tendo seu nome como única lembrança. Nesse lugar também há um labirinto habitado por estranhas e perigosas criaturas as quais os moradores da Clareira deram o nome de Verdugos. À noite, as portas do labirinto se fecham e as criaturas destroem tudo e todos que ficarem lá dentro. Sendo assim, eles só têm o dia para procurar uma saída daquele lugar.

A narrativa de Dashner é mais uma daquelas que a gente não consegue desgrudar. Ele consegue mesclar perfeitamente momentos de tensão e calmaria, principalmente nos dois primeiros volumes da saga.

A saga era, inicialmente, uma trilogia, mas depois o autor resolveu escrever o quarto livro, Ordem de Extermínio, contando como tudo começou. Além disso, existe também um livro extra, bem fininho, chamado Maze Runner: Arquivos.

Resenhas: livro 1, livro 2, livro 3 e livro 4.

9. Divergente, de Veronica Roth


Pensei muito se colocaria a trilogia Divergente aqui, pois todo mundo que acompanha o blog sabe que eu odiei o final com todas as minhas forças. Porém, eu amei tanto - ou mais - os dois primeiros volumes, que resolvi que Divergente merece, sim, estar entre as sagas imperdíveis.

A trilogia é ambientada numa sociedade dividida em facções, onde cada jovem, ao completar certa idade, precisa escolher entre ficar com a família ou escolher uma nova facção para viver o resto da vida. Nesse lugar vive Beatrice, em quem é focada a história. É uma distopia muito bem construída, a qual ficou durante muito tempo à frente de Jogos Vorazes no meu coração. Hoje eu classifico a aventura de Katniss como melhor, mas só por causa do estrago que Veronica fez em Convergente.

Mas calma! Teve gente que gostou do final da trilogia, então vale a pena você ler e tirar suas próprias conclusões. O que eu posso dizer pra convencê-los é que, mesmo achando que foi o pior final de todos os tempos, gostei o suficiente da saga a ponto de considerá-la leitura obrigatória para os viciados de plantão.

Resenhas: livro 1, livro 2 e livro 3.

10. Gone, de Michael Grant


Essa é a única série que indico nesse post sem ter lido todos os livros lançados no Brasil, mas se eu indiquei tendo lido só 3 volumes, é porque o negócio é bom demais!

Gone foi me conquistando aos poucos, mas ao chegar no terceiro volume percebi que estava irremediavelmente apaixonada pela história dos garotos presos num tipo de redoma, sem saber o que realmente aconteceu com eles. É puro mistério e ação, contados pela escrita arrasadora de Michael Grant.

Pretendo ler Praga e Medo até o meio do ano, por enquanto vocês podem ler as resenhas dos três primeiros.

Resenhas: livro 1, livro 2 e livro 3.

6 comentários:

  1. Oi Milly,
    Adorei o post, embora não ache que Maze Runner não deveria estar aí u.u
    Harry Potter não me atrai, procrastino absurdamente para ler Tolkkien, tenho o primeiro volume da trilogia de cinco do Guia do Mochileiro das Galáxias mas ainda não li, Meu favorito da obra de Collins é o segundo apesar de gostar bastante do final também, falando em final, achei que Convergente foi o melhor livro da trilogia, achei a cena da "morte" (aquela mesmo) meio porca e a dupla narrativa poderia ser melhor, é meio confusa... tenho muita curiosidade de ler Gone (acho que a concordância dessa frase ficou estranha).
    Fiquei completamente encantado com O Nome do Vento e estou sofrendo por não ter O Temor do Sábio aqui para continuar a acompanhar a história de Kvothe, saber de uma vez o que a Dana pretende e que espécie de criatura é o Bast.
    Assisti ao primeiro episódio da série baseada nos livros do George Martin e, apesar de achar algumas coisas bem desnecessárias, fiquei interessado na história e decidi que quero ler os livros... já disse que livros grandes me encantam? :3
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    PS: Tá tendo sorteio da saga A Era de Ultron lá no blog... se estiver interessada dá uma passadinha lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei Maze Runner pq, apesar de os dois últimos livros serem mais ou menos, não achei tão horrível como, por exemplo, achei Convergente! hehe... Mas aí, analisando as sagas como um todo, acho que as duas mereciam seu lugar ao sol! Eu já li O Temos do Sábio, e é tão espetacular quanto o primeiro (apesar de que tem uma partezinha lá que achei desnecessária, mas nada que estrague livro). Sobre Gelo e Fogo, eu te aconselho a ler os livros antes de ver a série,pois além deles serem muito melhor, a série mudou muita coisa, sobretudo a partir da 4ª temporada. :)

      Excluir
  2. Oi, Michelly, tudo bom? Ah, eu tenho muita vontade de ler essas séries. Já li alguns livros, mas pretendo ler todos. Amei a postagem! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem umas aí, tipo HP, Gelo e Fogo e A Crônica do Matador do Rei que são imperdíveis meeeesmo, Júlia! É até pecado deixar de ler! kkkk

      Excluir
  3. Tenho uma certa relação de amor e ódio com sagas, porque tenho sérios problemas em começar a ler sem que ela esteja completa. xD Da lista, terminei HP e Senhor dos Anéis, estou no começo de Crônicas de Gelo e Fogo e falta só o último para terminar Jogos Vorazes, mas provavelmente esses ficarão para depois porque estou loooouca para ler A Crônica do Matador de Reis faz tempo, só enrolo porque o tamanho dos livros intimida um pouco. xD E tenho Guia do Mochileiro das Galáxias em casa há meses, mas sempre vou deixando pra ler depois - vou ver se levo em viagens, já que ele é fininho.
    Não conhecia a série Gone nem a Queda dos Reinos, e acho que compraria esses só pela capa lindo e o título interessante. xD

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico meio insegura qd vou começar uma saga que ainda não foi terminada, pois algumas vezes as editoras não continuam publicando caso elas não façam tanto sucesso... Então eu penso bem antes de começar, mas acabo cedendo! Não fique com medo do tamanho de Crônica do Matador do Rei, vc vai amar!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...