28.5.15

Eu sou fantástico: Cérbero

O Eu Sou Fantástico de hoje vai falar sobre uma criatura em particular: o cão que guarda os portões do mundo inferior, Cérbero. Quem gosta de mitologia aí levanta a mão e vem comigo! \o/


Na mitologia grega, Cérbero é descrito como um monstruoso cão de três cabeças cuja missão é guardar a entrada do inferno (Tártaro). Ele deixa as almas entrarem, mas jamais permite que elas saiam. Quando alguém chega, Cérbero faz festa, mas quando a pessoa quer ir embora, ele a impede, tornando-se um cão feroz e temido.

Cérbero era filho de Tifão e Equídina, irmão de Ortros e da Hidra de Lerna. Junto à Quimera gerou o Leão da Nemeia e a Esfinge. Assim como acontece com todas as criaturas fantásticas, a descrição de Cérbero pode variar. Uma das variações diz respeito à quantidade de cabeça desse ser. A maior parte da literatura diz que são três, porém é possível encontrar descrições de Cérbero com mais cabeças. Sua cauda também não é sempre descrita da mesma forma, podendo ser caracterizada como a dos dragões, como a das cobras ou como a dos cães. Também encontramos descrições onde junto a sua cabeça são encontradas serpentes cuspidoras de fogo, as quais saem ou de seu pescoço, ou de seu tronco.


A única forma de acalmá-lo é dar-lhe um pedaço de bolo de farinha e mel que os seus entes queridos haviam deixado no túmulo. Os mortos, às vezes, faziam isso para tentar enganá-lo. Seu nome, Cérbero, vem da palavra Kroboros, que significa comedor de carne. Quando Pirítoo tentou seduzir Perséfone, a esposa de Hades e filha de Deméter, deusa da fertilidade da Terra, acabou por ser entregue ao cão. Como castigo Cérbero o devorou, assim como fazia com todos os condenados. Os únicos que conseguiram a proeza de passar pelo cão saindo vivos do submundo foram Héracles, Orfeu, Eneias e Psiquê.

Uma curiosidade sobre o cão é que ele dorme com os olhos abertos e fica de olhos fechados quando está acordado.

Esse ser monstruoso já apareceu em livros de sucesso mundial como Harry Potter e Percy Jackson, então provavelmente ele não é tão estranho a vocês. 


É interessante notar como o universo mitológico é imenso e super interessante, né?! Adorei pesquisar sobre Cérbero, tanto que já tenho em mente vários outros mitos que pretendo falar aqui... Por hora, espero que tenham gostado do Eu Sou Fantástico de hoje, e, como sempre, estou aberta à sugestões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...