30.5.15

Leituras do mês: maio/2015

Bom dia, gente! Hoje eu tô animada porque vim contar pra vocês que li SETE livros no mês de maio! Pra quem tava lendo dois, foi uma evolução e tanto, né?! Então, sem muita conversa, vamos logo ao que interessa, minhas impressões sobre as leituras do mês.


O livro que iniciou esse mês tão bem sucedido literariamente foi A Sombra da Serpente, último volume da trilogia As Crônicas dos Kane, escrito por Rick Riordan. Não posso dizer que não gostei da saga, mas também não digo que amei. Por se tratar de mitologia egípcia, confesso que esperava mais, mas a história ficou um pouco aquém do que eu esperava. De qualquer forma, esse foi o livro da trilogia que mais gostei e representou uma boa distração, o que já tá valendo, né?!


Logo em seguida pulei no volume extra da mesma saga, o Guia de Sobrevivência de As Crônicas dos Kane, que é muuuuito legal. Arrisco dizer que é até mais legal do que a trilogia em si... Ele tem capa dura e folhas de revista, um capricho só, o que também conta pontos. Contudo, é indicado apenas para quem leu os livros dos Kane, do contrário pode ser que você não entenda muita coisa.


O terceiro livro de maio foi o espetacular nacional O Clã dos Quatro Guerreiros, escrito por Diego Martins Ribeiro. A história te pega logo no começo e torna impossível de largar. Com todos os elementos de uma boa fantasia, esse é mais um livro que mostra que o Brasil tem muitos talentos por aí, e é por livros como esse que devemos valorizar muito mais a literatura nacional. Na resenha dei uma ideia melhor sobre o livro, confere lá!


Depois veio o terceiro volume da série de Lemony Snicket, Só Perguntas Erradas. Você não deveria estar na escola? é tão nonsense quanto seus antecessores, mas o curioso foi que dessa vez enxerguei uma crítica mais veemente com relação à certos comportamentos dos seres humanos. Falei melhor sobre isso na resenha, se interessar, é só dar uma olhadinha. De qualquer forma, estou gostando muito dessa série e indico pra todo mundo!


Enquanto estava lendo o livro de Snicket, chegou aqui em casa o segundo livro em parceria com a Editora Biruta, Inventário de Segredos. Gente, não é atoa que a autora, Socorro Acioli, é tão premiada! O livro é bem fininho, escrito em forma de cordel e irresistivelmente encantador. Foi surpreendente perceber o quanto uma história aparentemente descompromissada pode mostrar todo o potencial de um bom escritor, nesse caso, escritora. Ah, e brasileira, o que é melhor!


O penúltimo livro do mês foi o gigantesco Jonathan Strange & Mr.Norrell. Eu já estava lendo ele desde o mês passado, mas só terminei agora. Além de suas mais de 800 páginas, outra coisa que tornou a leitura lenta foi a narrativa às vezes amarrada demais. De qualquer forma, não tenho como negar a qualidade da obra, bastante complexa e curiosa.


Terminei maio lendo um dos lançamentos mais esperados do ano, A Herdeira. Não vou ficar dando muitos detalhes sobre o que achei do livro, prefiro deixar isso pra resenha, mas já adianto que senti um misto de emoções: em parte gostei, em parte me decepcionei. Fiquei até em dúvida sobre qual nota dar ao livro, e acabei optando por 3 corujinhas devido alguns desencontros entre a narrativa e meus ideais filosóficos/sociais/políticos. Depois, quando eu postar a resenha, vocês vão entender.


E assim foi meu mês, com leituras muito bacanas, algumas me surpreendendo, outras me decepcionando um pouco, mas no final deu tudo certo! Não fico feliz simplesmente pela quantidade de livros, mas sim porque foram leituras bem aproveitadas, no ritmo que estava acostumada. Já falei isso por aqui, num dos Dedos de Prosa, mas não custa repetir: não sou a favor de ler muito só pra mostrar para os outros, mas como consegui ler um bom número de livros CURTINDO essas leituras, meu mês valeu a pena! Vamos ver o que junho trará! :)

8 comentários:

  1. Oie
    Nossa, foram vários livros mesmo! Ainda não li nenhum desses, mas estou bem ansiosa para ler A herdeira e gostei da capa e do seu comentário sobre Inventário de Segredos.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inventário é um livro lindo, que você lê rapidinho. Vale a pena, viu?!

      Excluir
  2. Oii!
    Sou louca para ler a As Crônicas dos Kane, por mais que já vi muitos comentários negativos. É difícil me tirar a curiosidade de ler um livro kkkk O livro que mais me chamou atenção foi A Herdeira. Esse livro foi de arrasar corações, Tia Kiera escreveu um livro que ninguém sabe se ama ou odeia.
    Beijos

    http://meleveaumalivraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sou assim, Gabi! Quando coloco na cabeça que quero ler um livro, posso ler horrores sobre ele que continuo querendo! Mas As Crônicas dos Kane não é tão ruim assim, eu só esperava mais...

      Excluir
  3. Heey Michelly!

    Que saudadeees! Esse mês eu li, até agora, cinco livros e foram sim leituras boas. A Herdeira me decepcionou bastante e, infelizmente, optei por dar 2,5. Estou louco em Jonathan Strange e Mr.Norrell. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava sentindo sua falta por aqui, Gabriel! A Herdeira também não foi tudo o que eu esperava,mas mesmo assim quero ler os próximos! Espero que goste de Mr. Norrell, ele é enooorme! hehe

      Excluir
  4. Quanta leitura boa!! É maravilhoso quando conseguimos ler tantos livros e ainda mais quando são tão incríveis na maioria. Não sabia que o livro Jonathan Strange & Mr.Norrell era tão gordinho *o*, ainda assim quero muito ler pois só leio comentários positivos sobre ele.
    Esse mês não li tanto quanto gostaria, apenas 5 livros, mas na maioria foram ótimas leituras, então fiquei feliz. Em Junho espero conseguir ler mais.
    Beijos e um ótimo fds.
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinco livros é ótima, Gabi! O importante é que foram ótimas! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...