9.7.15

Eu sou fantástico: Kraken

Personagem importante do folclore nórdico, o Kraken é uma criatura que assombra os mares, sendo tão temidas pelos marinheiros quanto as Serpentes Marinhas - as quais são assunto pra outro post.


Caracterizado como um tipo de lula gigantesca, o Kraken chega a ter o tamanho de uma ilha e cerca de cem braços. Apesar de habitarem o Mar da Noruega, a mitologia garante que eles podem migrar para todo o Atlântico Norte, o que significaria que nós aqui do Sul estamos a salvo desse ser. Apesar de suas dimensões gigantescas e aparência monstruosa, o Kraken só destrói os navios que poluem os oceanos e também qualquer navio pirata que passe por seu caminho.

Por serem parecidos, não raro ele é confundido com Cetus, uma criatura mandada por Poseidon para matar Andrômeda por sua arrogância, isso segundo a mitologia grega.


Apesar de ter aparições tímidas na literatura, algumas devem ser destacadas. Quem já leu algum livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, por exemplo, sabe que o símbolo da Casa Greyjoy é a lula gigante, que nada mais é do que o Kraken. Já em A Viagem do Tigre, ele aparece como um monstro marinho das profundezas. Até na saga de Harry Potter há mençãohá um Kraken que vive no lago de Hogwarts. Com relação à esse ser fantástico, certa vez J. K. Rowling, autora da série, brincou sobre o fato de a lula gigante ter sido Godric Gryffindor em sua forma de animago (forma animal de um bruxo).

Também há referências à essas criaturas em mangás, como em One Piece, onde o Kraken surge quando a tripulação de uma embarcação está a caminho da Ilha dos Tritões. Aqui o Kraken é domesticado e passa a ajudar a guiar o navio. No que diz respeito à jogos e filmes eles também marcam presença. The Last Story e The Sims 3 são exemplos de jogos, já Piratas do Caribe é o exemplo mais famoso no que diz respeito aos filmes. Quem não se lembra de Jack Sparrow, vivido por Johnny Depp, sendo engolido por um Kraken no final do segundo filme?


Mito ou verdade, fato é que vou evitar viagens de navio lá para os lados da Noruega. Só por precaução, né...

4 comentários:

  1. Hehehe, adorei! Já tinha ouvido falar, mas não sabia exatamente o que era o tal do Kraken. Adorei o post, bem informativo! =)

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro o kraken, Carina! Se fosse escrever um livro, com certeza ele seria um dos personagens!

      Excluir
  2. Toda vez que vejo alguma coisa do Krakem me remete ao terceiro livro da série "A maldição do tigre" kkkkkk Já leu? Tô só enrolando pra ler o 4º

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li, Nilzete, mas já fiquei animada por saber que tem um kraken na história!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...