24.8.15

Conhecendo: 1Q84

PS: o Conhecendo é uma coluna que busca apenas apresentar séries e trilogias a fim de que os leitores fiquem, ao mesmo tempo, mais familiarizados e menos perdidos frente a tantas dessas coleções existentes por aí. Como muitos leitores do blog têm confundido, achei por bem deixar claro: isso não é uma resenha (tanto porque eu nem li algumas das obras que apresento nessa coluna)! :)

A trilogia 1Q84 é o trabalho mais ambicioso do escritor japonês Haruki Murakami. Ele mesmo admitiu que a obra foi inspirada no trabalho de George Orwell, sendo ambientado no ano de 1984 (mais famoso título do escritor). É sobre essa história que falaremos hoje.


Aomame é uma professora de artes marciais de quase 30 anos que se dedica paralelamente à sua atividade secreta como assassina. Tengo é um professor de matemática, da mesma idade que ela, que traz consigo o sonho de ser escritor. E são esses dois personagens que têm suas vidas descritas paralelamente na obra de Haruki, ambientada entre os meses de abril e junho de 1984.

Aomame, certo dia em que estava atrasada para um compromisso, resolve seguir seu trajeto por uma escada de emergência e acaba descobrindo que alguns aspectos da realidade mudaram durante aquele caminho. Agora as armas usadas pelos policiais e as manchetes dos jornais, as quais ela havia lido naquele mesmo dia, estão completamente diferentes.

Tengo, no mesmo dia, decide se dedicar ao projeto de refazer um romance escrito por uma jovem de 17 anos, chamado Crisálida no Ar. O livro é fantasioso e enigmático, porém cheio de pequenos defeitos. Para que o trabalho seja bem feito, ele procura a escritora, a qual acaba se mostrando uma garota muito mais estranha do que ele poderia prever.

A trilogia abarca os livros: 1Q84 - Volume I, 1Q84 - Volume II e 1Q84 - Volume III.

4 comentários:

  1. Oi Milly,
    Esse mês li Sono, meu primeiro Murakami e quero muito ler mais coisas dele, incluindo essa trilogia... mas essa só depois que eu ler o 1984, tenho ele aqui mas estou esperando minhas expectativas diminuírem um pouco.

    Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu nem vou te dizer que 1984 é incrível e que me fez apaixonar perdidamente por George Orwell... :D

      Excluir
  2. WOW
    parece ser mt bom!


    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...