8.8.15

Eu sou fantástico: Leprechaun

Talvez alguns de vocês nunca tenha ouvido falar do Leprechaun, mas essa é, se não uma das criaturas mais fantásticas, uma das mais peculiares que existem, portanto não poderia ficar de fora dessa coluna.


O Leprechaun (pronuncia-se lép-re-rráum) é uma figura mitológica do folclore irlandês, sendo caracterizado como um diminuto homenzinho, com altura entre 30 e 50 cm, sempre ocupado a trabalhar num único pé de sapato no meio das folhas de um arbusto ou sob uma folha de labaça. Por isso, a pequena criatura é considerada como o sapateiro do povo das fadas. Não raro são descritos como seres alegres trajando roupas antigas compostas por túnica verde, avental de couro, sapatos com fivelas e um chapéu de três pontas. Em algumas obras ele também aparece com um cachimbo na boca.

Eles são guardiões de vários tesouros escondidos, por isso aqueles que buscam riquezas devem primeiro encontrar um leprechaun e não o perder de vista nem por um segundo, caso contrário, ele desaparece no ar. Outra crença sobre essa criaturinha é a de que eles possuem uma moeda mágica que sempre retorna para a sua bolsa depois de ser gasta.

Essas criaturas são frequentemente associadas aos cluricaun, criaturas mágicas que habitam adegas e depósitos de vinho, mas a quase totalidade dos autores defendem que ambos não são a mesma pessoa, mas sim duas formas diferentes do mesmo ser, tomadas em diferentes momentos do dia ou do ano. 


Os leprechauns não gostam de humanos pois têm medo deles. Contudo, caso alguém consiga conquistá-los eles os presenteiam com um par de sapatos da mais alta qualidade, feito de materiais naturais, tais como flores e gotas de orvalho.

Etimologicamente, o nome leprechaun vem do gaélico luacharma'n, que traduzido significa meio-corpo. A origem também pode residir no termo leith brogan, significando sapateiro. O leprechaun também é chamado em algumas culturas de duende irlandês ou tumores.

Em 1993 foi lançado o filme Leprechaun, que no Brasil foi intitulado O Duende, sendo este o primeiro dos seis de uma franquia. Nele, o personagem é um duende perverso que mata qualquer um que se aproxime do seu ouro. Contudo, um senhor consegue essa proeza e aprisiona o pequeno ser maligno, mas anos depois ele acaba sendo libertado e começa a espalhar o caos pela cidade. 


Infelizmente não encontramos muitos títulos com essa criatura em destaque, o que é uma pena pois um ser tão peculiar daria boas histórias. Mas no Brasil, a autora Carolina Munhóz lançou recentemente o primeiro volume de uma série chamada Trindade Leprechaun, a qual é inspirada nas lendas irlandesas. Não preciso nem dizer que fiquei curiosa, né?!

Agora quero saber se vocês já conheciam o leprechaun ou se essa criaturinha, por vezes fofa, por vezes aterrorizante, tinha passado despercebida por vocês. :) Ah, e me mandem sugestões sobre as criaturas fantásticas que vocês querem ver por aqui!

4 comentários:

  1. Oi Michelly!! Estive sumida mas voltei com tudo hahaha.
    Amo essa coluna, sou apaixonada por todos os seres mágicos que vc já trouxe aqui. Eu já conhecia o "leprechaun", e tb sobre a lenda do ouro; mas sempre na TV. Nunca li nada sobre as criaturas, por isso tb fiquei bem curiosa sobre a série da Carolina Munhóz. Adoro qdo o personagem aparece nos "Simpsons" hahaha.
    Beeijos

    *** Agora sou colaboradora do blog Pequenos Vícios, será perfeito ter sua visita por lá: http://www.pequenosvicios.com.br/2015/08/pequenas-grandes-mentiras-liane-moriart.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti sua falta, Bia! Eu tb não li o livro da Carolina, mas tb fiquei curiosa!

      Excluir
  2. Já tinha visto, mas não conhecia a história. Adoro contos com fadas e duendes.
    beijinhos
    becodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...